A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Musgos e as Samambaias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Musgos e as Samambaias"— Transcrição da apresentação:

1 Os Musgos e as Samambaias
Aluno(a): Julie Pinheiro, Deivid Pinheiro, Luan Alves

2 Introdução

3 Samambaias São plantas vasculares que não produzem sementes, reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta, que por sua vez produz gametas para dar origem a uma nova planta.

4 Os Musgos São vegetais avasculares, isto é, sem tecidos para condução das seivas e, por isso, de pequeno porte, pois a água, os sais minerais e os açucares passam lentamente, por difusão, de uma célula por outra

5 Organografia vegetal A orgranofia vegetal é o estudo descrito das estruturas que formam o corpo das plantas. Tais estruturas costumam ser separadas em dois grupos ,de acordo com suas funções básicas: . Vegetativos - órgãos como raiz ,caule e folha ,responsáveis pela manutenção da planta. . Reprodutivos - flor ,fruto e semente ,cuja função é a reprodução.

6 Raiz Geralmente subterrânea ,é responsável pela fixação da planta no substrato e absorção de água e nutrientes minerais ,além de outras funções ,como condução da seiva inorgânica ,armazenamento de matéria nutritiva etc.

7 Partes de Raiz Zona de ramificação:de onde partem raízes secundárias ou laterais. Zona pilífera: forma pelos absorventes, que retiram do solo água e sais minerais, parte da matéria-prima para a fotossíntese. Zona lisa: onde as células se distendem, promovendo a elongação da raiz. Coifa: protege a ponta delicada da raiz do atrito contra as partículas do solo ou microrganismo, inclusive aquáticas.

8 caule O caule produz e sustenta os ramos que constituem a copa, conduz as seivas inorgânica e elaborada, armazena matéria nutritiva e água, além de fazer fotossíntese em alguns casos, como os cactos. Ao contrário das raízes , os caules são geralmente aéreos. Alguns são rasteiros;outros, subterrâneos e até aquáticos.

9 Partes do caule Gema apical: tecido jovem, que permite o crescimento longitudinal, geralmente protegido por escamas (folhas modificadas). Gemas laterais ou axilares: responsáveis pelos ramos laterais. Nós: pontos de inserção de ramos ou folhas Entrenó: distancia entre dois nós segidos.

10 Transporte de substancias
As raízes absorvem água e sais minerais, que são conduzidos no vegetal por um sistema de vasos que, grosso modo, podemos comparar a um sistema de canos de um edifício.

11 samambaias e suas características
*Tecidos condutores de seivas, água e sais minerais, ou seiva bruta e seiva elaborada, o açúcar produzido na fotossíntese. *Um corpo vegetal com raízes, caule e folhas.

12 Conclusão: Referencia: Wikipédia/samambaias-musgos.com.br


Carregar ppt "Os Musgos e as Samambaias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google