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EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que.

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3 EMPREENDEDORISMO

4 Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20 Timmons, 1990

5 Por que empreendedorismo? Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Israel, França, Estados Unidos desenvolveram políticas de incentivo ao ensino de empreendedorismo nas universidades, criaram incubadoras, visando envolver os estudantes numa competição de abertura de novas empresas. Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Israel, França, Estados Unidos desenvolveram políticas de incentivo ao ensino de empreendedorismo nas universidades, criaram incubadoras, visando envolver os estudantes numa competição de abertura de novas empresas. A conjunção desse intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somados aos baixos índices de desemprego e baixas taxas de inflação, aparentemente apontam para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade. A conjunção desse intenso dinamismo empresarial e rápido crescimento econômico, somados aos baixos índices de desemprego e baixas taxas de inflação, aparentemente apontam para uma única conclusão: o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego e prosperidade. Brasil segue tendência mundial, a discussão no meio acadêmico no início da década de 80. Disciplina de empreendedorismo são lançadas em todo país, ligada aos mais variados cursos superiores, principalmente de Administração,

6 O que é Empreendedorismo? Historicamente, é uma maneira diferenciada e criativa de alocar recursos e melhorar os processos organizacionais, visando reduzir custos e aumentar os resultados Historicamente, é uma maneira diferenciada e criativa de alocar recursos e melhorar os processos organizacionais, visando reduzir custos e aumentar os resultados Também está relacionado à criação de novos negócios, através de pessoas com atitudes, conhecidas por empreendedores Também está relacionado à criação de novos negócios, através de pessoas com atitudes, conhecidas por empreendedores A Harvard Business School considera que o empreendedorismo é a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor A Harvard Business School considera que o empreendedorismo é a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor

7 Quem é o empreendedor? O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais Joseph Schumpeter, 1949 O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização Dornelas, 2001 O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso Timmons, 2001

8 Quem é o empreendedor? O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões (Filion) O empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade (Dolabela) Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações haverá a necessidade de pessoas que o façam acontecer Portanto, o empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la Portanto, o empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio, etc.) para persegui-la

9 Características dos empreendedores São visionários, organizados e dedicados São visionários, organizados e dedicados São otimistas, determinados e dinâmicos São otimistas, determinados e dinâmicos Sabem explorar ao máximo as oportunidades Sabem explorar ao máximo as oportunidades Fazem a diferença, pois sabem tomar decisões Fazem a diferença, pois sabem tomar decisões São líderes, formadores de equipes e bem relacionados São líderes, formadores de equipes e bem relacionados Possuem conhecimento e são apaixonados pelo negócio Possuem conhecimento e são apaixonados pelo negócio São independentes e constroem seus próprios destinos São independentes e constroem seus próprios destinos Planejam sempre, para assumir riscos calculados e criar valor para a sociedade Planejam sempre, para assumir riscos calculados e criar valor para a sociedade

10 empreendedorismo Mitos em empreendedorismo Empreender é dom e destino de poucos Empreender é dom e destino de poucos Empreender é abrir novos negócios Empreender é abrir novos negócios Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos Os empreendedores são lobos solitários e não conseguem trabalhar em equipe Os empreendedores são lobos solitários e não conseguem trabalhar em equipe

11 PERFIL DO EMPREENDEDOR Intuitivo, otimista, competente, visionário e hábil gerencialmente Intuitivo, otimista, competente, visionário e hábil gerencialmente Autoconfiante, inovador, realista, tolerante a incertezas Autoconfiante, inovador, realista, tolerante a incertezas Arrisca moderadamente, sem medo de errar e do ridículo Arrisca moderadamente, sem medo de errar e do ridículo Sonhador e comprometido, é um trabalhador incansável Sonhador e comprometido, é um trabalhador incansável Tem objetivos pessoais, atitudes, filosofia e valores Tem objetivos pessoais, atitudes, filosofia e valores Conhece o negócio, a rede de relações e o time gerencial Conhece o negócio, a rede de relações e o time gerencial Tem energia, autonomia e necessidade de realização, por isso, questiona e enfrenta normas, autoridades e tradições Tem energia, autonomia e necessidade de realização, por isso, questiona e enfrenta normas, autoridades e tradições

12 Perfil do empreendedor Alta InventorEmpreendedor A grande maioria Gerente,Administrador Baixa Alta Habilidades gerenciais e visão de negócios Criatividade eInovação

13 HABILIDADES DO EMPREENDEDOR (negociação) Saber ouvir Saber ouvir Jamais deixar o outro em desvantagem Jamais deixar o outro em desvantagem Saber exatamente o que deseja, objetivos claros Saber exatamente o que deseja, objetivos claros Conhecimento profundo do parceiro da negociação Conhecimento profundo do parceiro da negociação Abertura e franqueza entre os negociadores: desarme Abertura e franqueza entre os negociadores: desarme Faz parte da vida do empreendedor negociar com clientes Faz parte da vida do empreendedor negociar com clientes fornecedores, sócios, colaboradores, terceirizados e bancos fornecedores, sócios, colaboradores, terceirizados e bancos

14 O PERFIL DO EMPREGADO Descuida de outros conhecimentos que não sejam voltados à sua especialidade Descuida de outros conhecimentos que não sejam voltados à sua especialidade Não se preocupa em transformar as necessidades dos clientes em produtos/serviços Não se preocupa em transformar as necessidades dos clientes em produtos/serviços Não busca conhecer o negócio como um todo: a cadeia produtiva, a dinâmica dos mercados, a evolução do setor Não busca conhecer o negócio como um todo: a cadeia produtiva, a dinâmica dos mercados, a evolução do setor Não se preocupa com o que não existe ou não é feito; tenta entender, especializar-se e melhorar somente o que existe Não se preocupa com o que não existe ou não é feito; tenta entender, especializar-se e melhorar somente o que existe Raramente é agente de inovações, não é pró-ativo, não é criativo, não gera mudanças e não muda a si mesmo, precisando de comando de outros para trabalhar Raramente é agente de inovações, não é pró-ativo, não é criativo, não gera mudanças e não muda a si mesmo, precisando de comando de outros para trabalhar

15 Prioriza o que se passa dentro da organização, em detrimento do que acontece fora Prioriza o que se passa dentro da organização, em detrimento do que acontece fora O PERFIL DO EMPREGADO Colabora na construção e realização dos sonhos do empreendedor e do mercado Tem medo do erro (é punido em nosso sistema de ensino e em nossa sociedade) e não o toma como fonte de aprendizagem Tem medo do erro (é punido em nosso sistema de ensino e em nossa sociedade) e não o toma como fonte de aprendizagem Não lê o meio ambiente externo: as ameaças e oportunidades, executa mais do que aprende Não lê o meio ambiente externo: as ameaças e oportunidades, executa mais do que aprende Não se preocupa em formar a sua rede de relações, estabelece baixo nível de comunicações Não se preocupa em formar a sua rede de relações, estabelece baixo nível de comunicações

16 Gerente x empreendedor Diferenças nos sistemas de atividades Gerente Empreendedor Tenta otimizar os recursos e Estabelece uma visão e objetivos para atingir metas depois canalizar os recursos A chave é adaptar às mudanças A chave é iniciar mudanças Opera dentro de uma estrutura Define tarefa e papéis que criam existente uma estrutura de organização Busca aquisição de conhecimentos Apóia-se na auto-imagem, na visão, gerenciais e técnicos inovação. Aquisição de conhecimento Padrão de trabalho implica análise Padrão de trabalho implica racional imaginação e criatividade Centrado no trabalho em grupo Centrado na evolução individual e na comunicação grupal e na comunicação grupal

17 Gerente x empreendedor Diferenças nos sistemas de atividades Gerente Empreendedor Trabalho centrado em processos Trabalho centrado no planejamento que levam em conta o meio em de processos que resultam de uma que ele se desenvolve visão diferenciada do meio Apoiado na cultura da afiliação Apoiado na cultura da liderança Desenvolve padrões em busca Desenvolve padrões em busca de de aplicações concretas e específicas regras gerais e abstratas Baseado no desenvolvimento Baseado no desenvolvimento do conceito de si, com ênfase na adaptabilidade de si, com ênfase na perseverança Voltado para a aquisição de know Voltado para a aquisição de know how how em gerenciamento de recursos que define contextos da área e levam à da própria especialização ocupação de espaço no mercado

18 Situações favoráveis ao empreendedor Educação (nível de escolaridade) Educação (nível de escolaridade) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores) Necessidades financeiras pessoais Necessidades financeiras pessoais Economia local, regional e nacional Economia local, regional e nacional Oportunidades alternativas de carreira Oportunidades alternativas de carreira Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Redes sociais de relacionamento (network) Redes sociais de relacionamento (network)

19 O NEGÓCIO (Uma nova empresa ou uma empresa nova?) Comprar uma empresa Contratar uma Franquia Assumir empresa familiar Rotas alternativas Iniciar novo negócio

20 VISÃO DO NEGÓCIO

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25 A oportunidade de negócios Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais. Eles apenas tiveram uma idéia, mas não identificaram uma necessidade de mercado! Empreendedores potenciais que não sabem identificar o mercado alvo não estão preparados para implementar seus projetos empresariais. Eles apenas tiveram uma idéia, mas não identificaram uma necessidade de mercado!

26 Fontes de idéias Franquias Franquias Olhar nas ruas Olhar nas ruas Pesquisa universitária Pesquisa universitária Experiência de emprego Experiência de emprego Mudanças demográficas e sociais Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Caos econômico, crises, atrasos Experiência enquanto consumidores Experiência enquanto consumidores Idéias que deram certo em outros lugares Idéias que deram certo em outros lugares Uso das capacidades e habilidades pessoais Uso das capacidades e habilidades pessoais

27 Fontes de idéias para novos negócios Experiência prévia no ramo 43 % Experiência prévia no ramo 43 % Fonte: Inc. magazine Fontes de idéias de tecnologia Experiência prévia no ramo de negócio 90 % Experiência prévia no ramo de negócio 90 % Aperfeiçoamento de negócio existente 15 % Aperfeiçoamento de negócio existente 15 % Oportunidade de negócios no mercado 11 % Oportunidade de negócios no mercado 11 % Busca sistemática 7 % Busca sistemática 7 % Brainstorming ou hobby 5 % Brainstorming ou hobby 5 %

28 Novos Negócios (Fontes de idéias) 45 % 16 % 11 % 7 % 6 % 5 % 4 %


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