A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo"— Transcrição da apresentação:

1

2 A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate.

3 A grande maioria dos brasileiros adultos consomem doses diárias de cafeína superiores a 300 mg, e muitos são viciados. Você já se perguntou o que torna a cafeína tão popular? Por que milhões de pessoas usam esta droga?

4 A cafeína - um pó branco cristalino muito amargo
A cafeína - um pó branco cristalino muito amargo. Na medicina, a cafeína é utilizada como um estimulante cardíaco e um diurético. Ela também produz um "boost" de energia, ou um aumento no estado de alerta.

5 A cafeína é uma droga que causa dependência - física e psicológica
A cafeína é uma droga que causa dependência - física e psicológica. Ela opera por mecanismos similares às anfetaminas e à cocaína. Seus efeitos, entretanto, são mais fracos do que estas drogas, mas ela age nos mesmos receptores do sistema nervoso central (SNC).

6 Se você sente que "não funciona" sem um copo de café, é porque você já está viciado em cafeína...

7 Doses médias de cafeína
café coado: 150 mg /xícara expresso: 350 mg /xícara instantâneo: 100 mg /xícara descafeinado: 4 mg /xícara chá: 70 mg /xícara coca-cola: 45.6 mg /lata diet coca-cola: 45.6 mg /lata pepsi cola: 37.2 mg /lata diet pepsi: 35.4 mg /lata chocolate: (200g): 7 mg

8 A descoberta do café Os historiadores dizem que o café foi descoberto na Etiópia, em torno de 700 AC, onde a planta crescia naturalmente. Alguns pastores perceberam que suas ovelhas não conseguiam dormir, à noite, após comerem os frutos desta planta.

9 A ação da cafeína no organismo

10 A ligação da adenosina, um neurotransmissor natural, aos seus receptores, diminui a atividade neural, dilata os vasos sanguíneos, entre outros. A cafeína se liga aos receptores da adenosina e impede a ação da mesma sobre o SNC.

11 A cafeína estimula a atividade neural e causa a constricção dos vasos sanguíneos, pois bloqueia a ação da adenosina. Muitos medicamentos contra a dor de cabeça, tal como a Aspirina Forte, contém cafeína - se você estiver sofrende de uma dor de cabeça vascular, a cafeína irá contrair os vasos sanguíneos e aliviar a dor.

12 Com o aumento da atividade neural, a glândula pituitária libera grandes quantidades de adrenalina, que, causa uma série de efeitos no corpo humano, como a taquicardia, aumento da pressão arterial, abertura dos tubos respiratórios (por isso muitos medicamentos contra a asma contém cafeína), aumento do metabolismo e contração dos músculos, entre outros.

13 Um outro modo de ação da cafeína é o bloqueio da enzima fosfodiesterase, responsável pela quebra do mensageiro cAMP, então os sinais excitatórios da adrenalina persistem por muito mais tempo

14 A cafeína também aumenta a concentração de dopamina no sangue (assim como fazem as anfetaminas e a cocaína), por diminuir a recaptação desta no SNC.

15 A dopamina também é um neurotransmissor (relacionado com o prazer) e suspeita-se que seja justamente este aumento dos níveis de dopamina que leve ao vício da cafeína.

16 Resumindo, a cafeína, em curto prazo, impede que você durma porque bloqueia a recepção de adenosina; lhe dá mais "energia", pois causa a liberação de adrenalina, e lhe faz sentir melhor, pois manipula a produção de dopamina.

17 O problema do consumo de cafeína só aparece em longo prazo
O problema do consumo de cafeína só aparece em longo prazo. O mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre o sono. A recepção de adenosina é muito importante para o sono, principalmente para o sono profundo.

18 O tempo de meia-vida da cafeína no organismo é de 6 horas
O tempo de meia-vida da cafeína no organismo é de 6 horas. Portanto, se você beber um xícara de café por volta das 15:00h, cerca de 100 mg de cafeína ainda estarão em seu corpo lá pelas 21:00h. Você ainda estará apto a dormir, mas provavelmente não irá usufruir os benefícios do sono profundo.

19 No dia seguinte, você precisará mais cafeína para se sentir melhor, e este círculo vicioso continua, dia após dia. Se você tentar parar de consumir cafeína, você irá se sentir deprimido e, algumas vezes, com uma terrível dor de cabeça - causada pela excessiva dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro.

20 Estes efeitos negativos o forçam a correr de volta para o consumo de cafeína. Esta é a principal razão que leva os fabricantes de refrigerantes a adicionar cafeína aos seus produtos - o consumidor se torna viciado e as vendas aumentam!

21 Como é feito o café descafeinado?

22 O fluído supercrítico de dióxido de carbono dissolve substâncias como um líquido, principalmente substâncias orgânicas, como a cafeína. O processo de extração é simples: o CO2 supercrítico, sob alta pressão, "lava" os grãos de café, e dissolve cerca de 99% da cafeína presente.

23 A cafeína, então, é isolada e vendida para a indústria farmacêutica
A cafeína, então, é isolada e vendida para a indústria farmacêutica. E o café descafeinado vai para as prateleiras de supermercados, atendendo a pessoas que apreciam do sabor do café, mas que não querem passar a noite em claro... Fonte: QMCWEB


Carregar ppt "A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google