A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Infantil Aspectos gerais. As características do desenvolvimento não devem ser encaradas como normas rígidas nem como padrões. Servem apenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Infantil Aspectos gerais. As características do desenvolvimento não devem ser encaradas como normas rígidas nem como padrões. Servem apenas."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Infantil Aspectos gerais

2 As características do desenvolvimento não devem ser encaradas como normas rígidas nem como padrões. Servem apenas como exemplos das espécies de comportamento- desejáveis ou não - que tendem a ocorrer em determinadas idades. Cada criança tem um esquema pessoal de desenvolvimento, que é unicamente seu.

3 Idade pré-escolar – 5 a 7 anos A época de Brincar!! 5 anos: Idade da tranqüilidade; 5 anos: Idade da tranqüilidade; Inicia o Complexo de Édipo; Inicia o Complexo de Édipo; Maturação psicológica e física; Maturação psicológica e física; Habilidades; Habilidades; Socialização. Socialização.

4 Idade pré-escolar – 5 a 7 anos A época de Brincar!! O que as crianças conseguem fazer? O que as crianças conseguem fazer? Números : Conexão entre números e objetos Memória: Pobre; Circuitos de memória deficientes, não adquiriram as estratégias que necessitam para armazenar lembranças de eventos e mais tarde resgatá-las. Cria roteiros: Não fornece a história completa, mas tem começo e fim, reconhece fluxo causal de eventos – sabendo que alguns eventos devem preceder outros. Cria roteiros: Não fornece a história completa, mas tem começo e fim, reconhece fluxo causal de eventos – sabendo que alguns eventos devem preceder outros.

5 Descrição de uma criança de 5 anos sobre o que acontece durante as compras... Hum... Nós pegamos o carro, hum, e procuramos por algumas cebolas e ameixas e biscoitos e molhos de tomate, cebolas, e todos esses tipos de coisas, e quando nós terminamos nós fomos para o caixa e quando e, hum, quando nós, hum, então a moça colocou toda a nossa comida no carrinho, andamos até o nosso carro, colocamos as sacolas no porta-malas e fomos embora. (S.I.C.) Hum... Nós pegamos o carro, hum, e procuramos por algumas cebolas e ameixas e biscoitos e molhos de tomate, cebolas, e todos esses tipos de coisas, e quando nós terminamos nós fomos para o caixa e quando e, hum, quando nós, hum, então a moça colocou toda a nossa comida no carrinho, andamos até o nosso carro, colocamos as sacolas no porta-malas e fomos embora. (S.I.C.)

6 Fenômenos mentais na idade pré-escolar Tenta identificar a maneira como o conhecimento e as emoções de uma pessoa afetam as suas ações e por que as pessoas diferem tanto umas das outras em relação a pensamentos, sentimentos e intenções, ainda que seja nas mesmas situações. Tenta identificar a maneira como o conhecimento e as emoções de uma pessoa afetam as suas ações e por que as pessoas diferem tanto umas das outras em relação a pensamentos, sentimentos e intenções, ainda que seja nas mesmas situações. Percebe que os outros não podem ver o que está imaginando, entende que os fenômenos mentais são subjetivos. Percebe que os outros não podem ver o que está imaginando, entende que os fenômenos mentais são subjetivos. Sabe que crenças e desejos podem formar a base da ação humana. Sabe que crenças e desejos podem formar a base da ação humana.

7 Fenômenos mentais na idade pré-escolar Essas habilidades significam que as crianças investem tanto esforço para entender seu ambiente social quanto para entender seu mundo físico, e algumas vezes elas o conseguem. Essas habilidades significam que as crianças investem tanto esforço para entender seu ambiente social quanto para entender seu mundo físico, e algumas vezes elas o conseguem.

8 Portanto conforme a criança compreende como o pensamento das pessoas é afetado por experiências passadas e pela opinião dos outros, ela se torna capacitada a antecipar e influenciar os pensamentos, as emoções e as intenções dos outros. Portanto conforme a criança compreende como o pensamento das pessoas é afetado por experiências passadas e pela opinião dos outros, ela se torna capacitada a antecipar e influenciar os pensamentos, as emoções e as intenções dos outros.

9 Aos 6 e 7 anos... Seis anos: uma difícil idade (ativa); plena transformação física e psicológica. Irrupção dos molares. Novos impulsos, novos sentimentos, novas ações, devido a modificações profundas no sistema nervoso. Seis anos: uma difícil idade (ativa); plena transformação física e psicológica. Irrupção dos molares. Novos impulsos, novos sentimentos, novas ações, devido a modificações profundas no sistema nervoso. Brinca ora dentro, ora fora de casa, as tarefas domésticas proporcionam-lhe muitas atividades motoras, sendo para ela prazeroso. Brinca ora dentro, ora fora de casa, as tarefas domésticas proporcionam-lhe muitas atividades motoras, sendo para ela prazeroso.

10 Aos 6 e 7 anos... A diferença entre os sexos começa a definir-se na escolha de brincadeiras. Contudo, em brincadeiras de forte atividade motora e em brincadeiras de imaginação, ambos os sexos competem num terreno comum. A diferença entre os sexos começa a definir-se na escolha de brincadeiras. Contudo, em brincadeiras de forte atividade motora e em brincadeiras de imaginação, ambos os sexos competem num terreno comum. A rápida capacidade destas crianças para fazer de conta enriquece grandemente a sua atividade recreativa. A rápida capacidade destas crianças para fazer de conta enriquece grandemente a sua atividade recreativa.

11 O Brincar... È mais natural que as meninas brinquem de escola, de casinha e de biblioteca, mas alguns meninos também as acompanham com freqüência nessas brincadeiras. O gosto de brincar com bonecas atinge o ponto máximo aos seis anos. È mais natural que as meninas brinquem de escola, de casinha e de biblioteca, mas alguns meninos também as acompanham com freqüência nessas brincadeiras. O gosto de brincar com bonecas atinge o ponto máximo aos seis anos. Aos 7 e 8 anos detesta brincar sozinha. Com 8 anos as crianças querem misturar ingredientes de cozinha, misturar tintas p obterem cores e cheiros novos... Aos 7 e 8 anos detesta brincar sozinha. Com 8 anos as crianças querem misturar ingredientes de cozinha, misturar tintas p obterem cores e cheiros novos...

12 O Brincar... A criança de 8 anos gosta de representar. Improvisa com seus brinquedos acidentes, combates, encarna as personagens dos filmes que viu ou dos livros que leu. A criança de 8 anos gosta de representar. Improvisa com seus brinquedos acidentes, combates, encarna as personagens dos filmes que viu ou dos livros que leu. Capacidade de simbolizar=Maturação psicológica, devido ao final do C. Èdipo Capacidade de simbolizar=Maturação psicológica, devido ao final do C. Èdipo Gosta de, ao brincar, classificar, ordenar e organizar. Gosta de, ao brincar, classificar, ordenar e organizar.

13 Isto tudo é possível devido as Habilidades Motoras... Hab. Motora grossa – Movimentos corporais Hab. Motora grossa – Movimentos corporais Correr, subir escadas, saltar e arremessar. Essas melhoram muito após os 5 anos, levando-se em consideração que variam também de acordo com a cultura. Hab. Motora fina – Pequenos movimentos corporais (especialmente mãos e dedos) Hab. Motora fina – Pequenos movimentos corporais (especialmente mãos e dedos) As crianças em idade pré-escolar podem passar horas tentando dar um laço no cadarço e conseguir apenas dar nós.

14 Porquê? Adquirir habilidades motoras finas é difícil porque essas crianças (5-7) não desenvolveram ainda o controle muscular necessário, a paciência e a capacidade de julgamento. Adquirir habilidades motoras finas é difícil porque essas crianças (5-7) não desenvolveram ainda o controle muscular necessário, a paciência e a capacidade de julgamento. Os adultos devem ter atenção para estas limitações das crianças desta faixa etária para escolher roupas, utensílios e brinquedos, pois o resultado pode ser a frustração e destruição. Os adultos devem ter atenção para estas limitações das crianças desta faixa etária para escolher roupas, utensílios e brinquedos, pois o resultado pode ser a frustração e destruição.

15 Crianças em idade pré-escolar podem desatar em lágrimas quando não conseguem abrir ou fechar o zíper de suas calças, podem amassar a peça de um quebra-cabeça, quando são incapazes de posicionar uma peça corretamente, ou ainda rasgar o papel quando não conseguem cortar com a tesourinha. Brinquedo inadequado = Frustração e sentimentos ruins na relação com o brincar

16 Aos 9 anos... A criança ocupa pouco tempo da mãe, está extremamente ocupada com atividades da sua escolha. As atividades são mais solitárias e não se cansa de fazer o que gosta. Nesta idade a criança está disposta a melhorar suas capacidades.

17 Torna-se mais independente, tem melhor equilíbrio; Torna-se mais independente, tem melhor equilíbrio; As mudanças de humor são rápidas e de curta duração; As mudanças de humor são rápidas e de curta duração; Avalia seus próprios resultados, pode ficar aborrecida ou apreensiva com suas ações. Avalia seus próprios resultados, pode ficar aborrecida ou apreensiva com suas ações. Gosta de competir; Gosta de competir; Pode abandonar alguns interesses anteriores e, ao mesmo tempo, intensificar outros. Pode abandonar alguns interesses anteriores e, ao mesmo tempo, intensificar outros.

18 A escrita é um utensílio de trabalho; A escrita é um utensílio de trabalho; Desenhos com maior exatidão – com riqueza de detalhes. Desenhos com maior exatidão – com riqueza de detalhes. Trabalha e brinca ativamente. Só pára de fazer o que gosta, quando efetivamente já não pode mais. Trabalha e brinca ativamente. Só pára de fazer o que gosta, quando efetivamente já não pode mais. Interesse em jogos de grupo. Interesse em jogos de grupo.

19 Independente da idade ou do perfil do comportamento, a criança saudável é a criança que brinca... O trabalho da criança é brincar!!

20

21

22

23


Carregar ppt "Desenvolvimento Infantil Aspectos gerais. As características do desenvolvimento não devem ser encaradas como normas rígidas nem como padrões. Servem apenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google