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Projeto: Novas Mídias e Eleições

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Apresentação em tema: "Projeto: Novas Mídias e Eleições"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: Novas Mídias e Eleições
Data: 03/02/2010

2 PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB
METODOLOGIA Tipo de Estudo: Estudo quantitativo realizado através de um questionário on-line População Pesquisada: A população pesquisada foi composta por internautas acima de 16 anos. Período de Campo: Os questionários foram respondidos entre novembro de 2009 a janeiro de 2010. Plano Amostral: 1.929 Entrevistas On-line. Abrangência: 21 Estados brasileiros PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB

3 PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB
COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA Nível de Instrução Gênero PROPOSTA DE ASSESSORIA DE MARKETING - JCB Faixa Etária A amostra foi composta por respondentes de todo o país, divididos entre homens e mulheres, de forma equânime. 80% dos respondentes estavam na faixa etária de 18 a 34 anos e mais de 90% tinham, no mínimo, concluído o ensino médio.

4 COMO SE MANTÉM INFORMADO
A coleta de dados para esta pesquisa foi realizada pela Internet e por isso podemos entender que a totalidade da amostra (99%) utiliza-a como um meio de obtenção de informação. A TV (80%) e o Jornal (60%) também se mostraram meio importantes.

5 QUAL USA COM MAIS FREQUÊNCIA ?
Quando perguntados quais dos meios utiliza com mais freqüência a Internet aparece com 83% das citações, apontando um resultado que não deixa dúvidas sobre a importância deste meio para este segmento específico da população: jovens e com alto grau de educação formal. Aqui já se faz necessária uma colocação: a de que este segmento não compõe nem é um retrato da população brasileira. Então deve-se ter cuidado nas tentativas de extrapolação dos resultados aqui encontrados. Por outro lado não devemos desconsiderar que esta parcela da população (jovem/instruída) representa um grande vetor de difusão/propagação de mensagens e tendências, atuando como “Formadores de opinião”.

6 DE QUE LUGARES VOCÊ ACESSA
16% dos entrevistados acessam a Internet da rua, a partir de dispositivos móveis. “smartphones”. O local de acesso preferencial é a casa, com uma penetração de 97%. Em segundo lugar temos o trabalho (67%) e a faculdade/escola com 43% de penetração.

7 QUAIS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS VOCÊ ACESSA DIARIAMENTE ?
Neste gráfico termos a resposta a que ferramentas o respondente acessa diariamente. foi o mais citado, seguido pelo MSN e Orkut. O Twitter já aparece em 4o lugar, com 56% dos respondentes afirmando que o acessam diariamente.

8 POR QUAL EQUIPAMENTO VOCÊ ACESSA A INTERNET?
16% dos respondentes afirmaram acessar a Internet por meio de celular.

9 QUAL O MOTIVO/RAZÃO PARA VOCÊ UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS?
Entretenimento, Contato com Amigos e Trabalho são os motivos apontados, pela maioria dos entrevistados, para utilização das ferramentas digitais.

10 VOCÊ ENVIA E RECEBE MENSAGEM VIA SMS (CELULAR) ?
Dos entrevistados, 83% fazem a utilização de SMS, enviando e recebendo regularmente mensagens via celular.

11 VOCÊ DEIXOU DE VOTAR EM ALGUMA ELEIÇÃO ?
A esses mesmos respondentes foram feitas algumas perguntas sobre participação política. A primeira delas perguntava se o pesquisa tinha deixado de votar em alguma eleição. 17% afirmaram que sim e 82% afirmaram que não deixaram de votar em nenhuma eleição anterior.

12 SE O VOTO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO, VOCÊ VOTARIA ?
Perguntados qual seria o comportamento caso o voto não fosse obrigatório, somente 50% afirmaram que votariam independente de qualquer outro fator. 38% Afirmam que dependendo de algum fator (candidato, tipo de eleição e candidatos) poderiam votar. 7% Afirmaram que não votariam caso o voto não fosse obrigatório.

13 COMO VOCÊ BUSCA INFORMAÇÕES PARA VOTAR?
Os debates são a principal fonte de informação, para a formação do voto. A Internet se encontra no mesmo patamar.

14 QUAIS OS CRITÉRIOS VOCÊ LEVA EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE ESCOLHER SEUS CANDIDATOS?
O histórico (89%) do político e as suas propostas (84%) foram apontados como os principais fatores definidores do voto. Importante destacar que esta pergunta permitia múltipla resposta.

15 VOCÊ ACHA POSSÍVEL OCORRER NO BRASIL UMA MOBILIZAÇÃO PELA INTERNET SEMELHANTE À QUE AJUDOU A ELEGER OBAMA? 59% Dos respondentes afirmaram que acham possível ocorrer no Brasil um tipo de mobilização, pela Internet, semelhante a que ajudou a eleger o presidente americano.

16 VOCÊ ACEITARIA PARTICIPAR DE UMA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO – POLÍTICA - PELA INTERNET ?
Somente 16% afirmaram não aceitar participar de algum tipo de mobilização política pela Internet. 84% afirmaram que poderiam participar de forma incondicional (24%) ou dependendo do candidato (54%). 6% Se mobilizariam dependendo de quem estivesse na rede participando do movimento.

17 VOCÊ ACOMPANHA ALGUM POLÍTICO PELA INTERNET? SE SIM, EM QUAL MÍDIA?
Em relação ao acompanhamento dos políticos na rede. 64% afirmaram que não acompanham nenhum político. Dos que acompanham o Twitter e a ferramenta preferida com 28%. Blogs, sites pessoais e em Orkut ficam em 2o plano, talvez devido ao maior nível de engajamento/envolvimento necessário e menor dinamismo destes mecanismos.

18 Posicione Pesquisa de Mercado
Créditos Posicione Pesquisa de Mercado Rua 7 de Setembro, 43 11oandar Tel: (21)


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