A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. A poluição ambiental pode ser causada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. A poluição ambiental pode ser causada."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. A poluição ambiental pode ser causada tanto pela liberação de matéria como pela liberação de energia no ambiente. A poluição causada por liberação de energia, como luz, calor e som, são particularmente graves para o homem e geralmente observadas nas grandes cidades. Afetam principalmente a saúde mental, pois causam irritação, nervosismo, fadiga e outros sintomas relacionados com o sistema nervoso e com os órgãos dos sentidos. A poluição ambiental envolve a poluição do ar, da água e do solo.

6 Poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.

7

8 O que é queimada? mantenha confinada a área, dentro de uma intensidade de calor e uma velocidade de propagação compatí- veis com os objetivos do manejo. A queima deve ser autorizada pe- lo Ibama ou pelo órgão estadual competente. A queimada é prática agropastoril ou flores- tal que utiliza o fogo de forma controlada pa- ra viabilizar a agricul- tura. A queimada deve ser regida pela aplicação controlada do fogo à ve- getação natural ou plan- tada, sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo

9 Quem pode ajudar na prevenção dos incêndios florestais? São vários os organismos brasileiros que ajudam na prevenção e combate de incêndios florestais. Além do Ibama, das Secretarias de Meio Ambientes dos estados, das Polícias Florestais e do Corpo de Bombeiro, a Embrapa e o INPE monitoram os focos de calor e ajudam a espalhar informações que possam ser usadas no combate ao fogo, Além das diversas tecnologias e do trabalho dos organismos estatais, a grande ajuda para o combate de queimadas deve vir da sociedade, especialmente da área rural.

10 A queimada controlada A produção da agricultura familiar na Amazônia exige, em muitas propriedades, a remoção da floresta ou da vegetação secundária, o que significa derrubar e queimar. A queimada é uma prática barata para limpeza das pastagens nativas e, por isso, muito utilizada. No entanto, vale lembrar que queimada não significa incêndio. Por isso, para se fazer uma queimada controlada é necessário seguir alguns passos. A queima controlada somente deve ser realizada em áreas definidas e com autorização do órgão competente. Por meio dessa técnica, o fogo orientado é utilizado como ferramenta para consumir a macega ou o excesso de material combustível. Para executar uma queimada controlada deve- se procurar o Ibama.

11 Reportagens: Incêndio atinge a Floresta Nacional de Ipanema 24/09/2003 A área queimada, equivalente a 200 hectares, inclui bosques com árvores frondosas e trechos de mato rasteiro destinados a um projeto de recomposição florestal Sorocaba - Um incêndio havia consumido até a tarde de hoje) pelo menos 2 milhões de metros quadrados de cerrado e matas de transição na Floresta Nacional de Ipanema, administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Iperó, região de Sorocaba. As chamas irrompidas na terça-feira, foram consideradas debeladas durante a noite, mas voltaram a surgir de manhã.

12 As condições do terreno não permitiam o transporte de água até os focos e as chamas estavam sendo combatidas com o uso de abafadores. O vento dificultava a operação, ajudando a espalhar o fogo. As redes de iluminação e telefonia foram atingidas. A sede administrativa do Ibama na área ficou sem comunicação. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) foi obrigada a cortar a energia de alguns bairros. Moradores da região disseram que o primeiro foco foi causado pelos próprios funcionários do Ibama, durante um exercício de combate a incêndios. A administradora da Floresta, Ofélia Gil Wilmersdorff, estava acompanhando a ação da brigada e não foi localizada. O Ibama vai emitir um laudo sobre as possíveis causas.

13 Incêndio destrói 2,5 mil hectares de mata no Paraná 23/09/2003 Curitiba - Um incêndio na Ilha Grande, a maior do arquipélago que forma o Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, ainda está fora de controle na tarde desta terça-feira. O fogo começou no domingo pela manhã e já destruiu pelo menos 2,5 mil hectares de mata até o início da tarde de hoje. Cerca de 80 homens trabalham para debelar as chamas, mas, com o tempo seco, a tarefa é dificultada. Este é o terceiro incêndio que atinge o parque este ano. Nos dois primeiros foram queimados 5,5 mil hectares na região continental e outros 1,8 mil hectares na Ilha Bandeirante. O arquipélago é formado por cerca de 200 ilhas, medindo no total 78 mil hectares. A Ilha Grande é a maior, com 40 mil hectares.

14 O maior incêndio aconteceu em 1989, quando foram queimados 80% da vegetação dessa ilha.

15 Queimadas e incêndios atingem região central da América do Sul 28/08/03 Brasil tem focos na semana, concentrados na Calha Sul do Amazonas. Países vizinhos também queimam. Paraguai tem nuvens de fumaça de 180km! Imagem do satélite Aqua-Modis mostra imensas frentes de fogo e plumas de fumaça, no Paraguai.

16 Amazônia queima com intensidade 24/09/2001 Ainda não há sinal de diminuição no ritmo das queimadas, que agora se concentram nas regiões Norte e Nordeste, acima do paralelo 13oS.

17 A Amazônia enfrenta problemas com as queimadas. O uso do solo vai modificando a composição da atmosfera

18

19 Pode admitir-se que a quantidade total de água existente na Terra, nas suas três fases, sólida, líquida e gasosa, se tem mantido constante, desde o aparecimento do Homem. A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais, os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma circulação perpétua - ciclo da água ou ciclo hidrológico. O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar e pela atração gravítica.

20

21 O nitrogênio constitui aproximadamente 79% de nossa atmosfera.Os organismos vivos, excetuando-se algumas bactérias e algas, não conseguem fixá-lo diretamente na forma como o encontram no ar. Através de fenômenos eletroquímicos (raios) e fotoquímicos (sol), o N2 combina-se com o oxigênio e a água da atmosfera, formando os nitratos (NO3) - forma mais utilizada pelas plantas - que se precipitam para o solo.

22

23 O fósforo constitui um importante componente da substância viva, além de estar ligado ao metabolismo respiratório e fotossintético. Daí seu uso com adubo. Na natureza é um elemento encontrado em pequena quantidade em relação às necessidades dos seres vivos e seu grande reservatório são as rochas fosfatadas.

24

25 É um ciclo que envolve um estágio sólido e um gasoso onde os organismos (especialmente os microorganismos), que obtêm energia a partir da oxidação química de compostos inorgânicos, exercem papéis fundamentais. Processos geoquímicos e metereológicos tais como erosão, lixiviação (arraste por lençóis freáticos) e ação da chuva são importantes na recuperação do enxofre dos sedimentos mais profundos.

26

27 O carbono desempenha um papel fundamental para a vida através do que é vulgarmente chamado ciclo do carbono. O dióxido de carbono do ar juntamente com a água é absorvido pelas plantas e convertido em hidrocarbonetos no processo de fotossíntese. As plantas e os animais consomem os hidrocarbonetos devolvendo o dióxido de carbono à atmosfera por processos de respiração, excreção e fermentação.

28

29 Chuva ácida refere-se à deposição úmida de constituintes ácidos, os quais dissolvem-se nas nuvens e nas gotas de chuva para formar uma solução com pH inferior a 5,6. Apesar do termo chuva ácida ter-se generalizado para abranger também a deposição seca de poluentes ácidos gasosos e particulados, a tendência atual é usar a expressão "deposição ácida" para incluir ambas as formas de deposição, ficando o termo chuva ácida realmente limitado à deposição úmida dos compostos ácidos.

30

31 A emissão de determinados gases na atmosfera, está provocando o aquecimento geral do planeta. Há previsões de que, se este processo continuar, poderemos sofrer catástrofes de dimensões globais. O derretimento das calotas polares poderá elevar o nível dos mares, alagando áreas costeiras.

32

33


Carregar ppt "Toda e qualquer alteração ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. A poluição ambiental pode ser causada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google