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Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação

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Apresentação em tema: "Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
A PÓS-MODERNIDADE CONCEITUAÇÃO: O movimento da cultura que rejeita os valores da modernidade e vê com desconfiança os princípios racionais supostamente universais, desenvolvidos na época do iluminismo 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

2 Contraste O absoluto O relativo A unidade A diversidade O objetivo
Valores da Modernidade Valores da Pós-modernidade O absoluto O relativo A unidade A diversidade O objetivo O subjetivo O esforço O prazer O passado/futuro (trajetória) O presente A razão O sentimento A ética A estética 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

3 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
A pós-modernidade traz o descentramento do homem, do sujeito, traz identidades híbridas, locais e globais, efêmeras sobre tudo. É a cultura do efêmero, da destruição criativa, do “tudo que é sólido se desfaz no ar”.... Há aqui uma crise do sujeito. 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

4 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
Para Gianni Vattino (2001) “a chamada "pós-modernidade" aparece como uma espécie de Renascimento dos ideais banidos e cassados por nossa modernidade racionalizadora. Esta modernidade teria terminado a partir do momento em que não podemos mais falar da história como algo de unitário e quando morre o mito do Progresso. É a emergência desses ideais que seria responsável por toda uma onda de comportamentos e de atitudes irracionais e desencantados em relação à política e pelo crescimento do ceticismo face aos valores fundamentais da modernidade. Estaríamos dando Adeus à modernidade, à Razão (Feyerabend) Quem acredita ainda que "todo real é racional e que todo real é racional"(Hegel)? Que esperança podemos depositar no projeto da Razão emancipada, quando sabemos que se financeiro submetido ao jogo cego do mercado? Como pode o homem ser feliz no interior da lógica do sistema, onde só tem valor o que funciona segundo previsões, onde seus desejos, suas paixões, necessidades e aspirações passam a ser racionalmente administrados e manipulados pela lógica da eficácia econômica que o reduz ao papel de simples consumidor”. VATTINO, V. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001? 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

5 Vivemos na sociedade da imagem
“ (...)cultura dominada por imagens, onde a mídia tem um papel fundamental na produção de narrativas que criam um universo de ilusão. O "espetáculo" midiático atinge as diversas esferas sociais, produzindo uma "realidade à parte" ou o "hiper-real", (BAUDRILLARD,1997)” 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

6 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
A cultura pós-moderna,(...) interfere profundamente na cognição e na constituição da subjetividade: produz-se assim "tipos de pessoas" que incorporam em seu cotidiano a substituição da realidade pelo espetáculo.(...) " 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

7 MUDANÇAS SOCIOLÓGICAS DE NOSSO TEMPO
1. Impacto da mídia e da globalização 2. Cultura da imagem e os seus valores: felicidade, riqueza e juventude 3. A aceleração da história: conflito entre gerações 4. Alienação e passividade 5. Consumismo como fonte de valoração 6. Incerteza social e econômica 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

8 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
A doença da era moderna era a histeria, onde ocorria a teatralização do sujeito incapaz de suportar tanta repressão, originada no conflito endopsíquico. Freud funda a psicanálise graças às histéricas que lhe insinuam um gozo impossível. O mal-estar da cultura pós-moderna é mais complexo, os sintomas subjetivos se pulverizaram no disfarce coletivo, parecendo que “estamos todos bem”, tal como auto-enganava o personagem de Marcelo Mastroianni, no filme italiano de mesmo nome. O mal-estar pós-moderno é visível e trivial, expressado na linguagem do cotidiano do trabalho compulsivo, muitas vezes vendido como se fosse “lazer” ou “ócio criativo”, que gera stress, a perversão, a depressão, a obesidade, o tédio. 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

9 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
As mudanças encontradas no cotidiano e na cultura são também encontradas nas pessoas a fragmentação das linguagens, do sujeito, e ausência de historicidade 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

10 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
Separação tempo-espaço é essencial para entender a fase atual. EX: telefone celular – golpe de misericórdia simbólico na dependência em relação ao espaço. Pode-se estar distante e próximo ao mesmo tempo. Tempo é mais central que espaço. 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

11 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
Se o consumo é um dos elementos estruturantes das relações sociais e das identidades, não se limita apenas ao que habitualmente denominamos como espera do consumo. 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação

12 Centro Univeritário Franciscano Sociologia da Comunicação
Crise do sujeito? “tudo que é sólido se desfaz no ar”.... “a cultura pós-moderna é descentrada e heteróclita, materialista, pornô e discreta, renovadora e retro, consumista e ecologista, sofisticada e espontânea, espetacular e criativa. Ao diversificar as possibilidades de eleger, ao anular os pontos de referência, ao destruir os sentidos únicos e os valores superiores da modernidade, coloca em marcha uma cultura personalizada ou feita sob medida...” 05/05/2009 Centro Univeritário Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicação


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