A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma introdução meteórica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma introdução meteórica"— Transcrição da apresentação:

1 Uma introdução meteórica
Antropologia Uma introdução meteórica

2 Sociedades modernas x sociedades primitivas
EUropeu x outro Antropologia estuda o “outro” – exótico, estranho, diverso Diferenças culturais Durkheim – Austrália As formas elementares da vida religiosa

3 Evolucionismo Escala de evolução cultural que tem a Europa no topo. Considerando que o funcionamento da mente humana é único, as diferenças culturais são explicadas pelos graus de desenvolvimento na escala civilizatória. A cultura humana Museu vivo - Sociedades primitivas seriam o “passado” da civilização europeia.

4 Lewis Morgan (EUA, ) Lewis Morgan dividiu o desenvolvimento das sociedades em três períodos que se sucedem: Selvageria - surgimento da raça humana, adquirindo uma dieta à base de peixes e também desenvolvendo o conhecimento e uso do fogo, chegando, por fim, à invenção do arco e flecha Barbárie - invenção da arte da cerâmica; domesticação de animais, cultivo de plantas através de um sistema de irrigação. O uso de tijolos de adobe e pedras na construção de moradias também fez parte deste período. Por fim, a invenção do processo de fundição do minério de ferro e o uso de ferramentas deste metal. Civilização - invenção do alfabeto fonético e o uso da escrita até tempos atuais “A sociedade primitiva” (Ancient Society)

5 Bronislaw Malinowski (1844-1942)
Pesquisa de campo Argonautas do Pacífico Ocidental (Ilhas Trobriand, Papua Nova Guiné) Kula – troca ritual Crime e costume na sociedade selvagem (1926)

6 Radcliffe-Brown Estrutural-funcionalismo
Estrutura e função na sociedade primitiva

7 Franz Boas (EUA, 1858-1942) culturaS humanas Antropológos “Boasianos”
Escola de Cultura e Personalidade Ruth Benedict Margareth Mead Alfred Kroeber

8 Claude Levi-Strauss – (França, 1908-2009)
Antropologia Estrutural A proibição do incesto como expressão da "passagem do fato natural da consaguinidade ao fato cultural da aliança“ Estruturas elementares do parentesco (1968) Raça e História (1952) O Pensamento Selvagem (1962) Tristes Trópicos (1955)

9 Clifford Geertz (EUA, 1926-1006)
Antropologia interpretativa "um dos fatos mais significativos a nosso respeito, pode ser finalmente que todos nós começamos com o equipamento natural para viver milhares de espécies de vida, mas terminamos por viver apenas uma espécie." (Geertz, 1985, p. 33) Interpretação das culturas Descrição densa O Saber Local Sensibilidades jurídicas

10 homem como "animal inacabado“ - precisa dispor de fontes simbólicas para agir, ao contrário dos outros animais que possuem padrões de comportamento gravados na estrutura física e, portanto, fontes genéticas orientam sua ação. "não dirigido por padrões culturais – sistemas organizados de símbolos significantes – o comportamento do homem seria virtualmente ingovernável, um simples caos de atos sem sentido e de explosões emocionais, e sua experiência não teria praticamente qualquer forma." (Geertz, 1978, p. 58)

11 Antropologia contemporânea
Muitas linhagens Forte desenvolvimento e propagação de ideias de antropólogos fora do eixo europeu Desessencialização das identidades e culturas


Carregar ppt "Uma introdução meteórica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google