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Grupo de Gestão GESTÃO DE EMPRESAS Semana 3 Administração da produção.

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1 Grupo de Gestão GESTÃO DE EMPRESAS Semana 3 Administração da produção

2 Administração da produção A Administração da Produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, lê ou usa na prática de esportes chega a você graças aos gerentes de produção que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestado na biblioteca, os tratamentos recebidos no hospital, os serviços esperados das lojas e as aulas na universidade também foram produzidos.

3 Administração da produção: é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Gerentes de produção : são os funcionários da organização que exercem responsabilidade particular em administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção (gerente de tráfego – distribuição; administrativo – hospital; de loja – supermercado). Função produção : representa a reunião de recursos destinados à produção dos bens e serviços de uma organização. Produção na Organização

4 Atividades das funções de algumas organizações: Fabricante de móveis Marketing: Propaganda em revistas, venda a lojas, determinação de política de preços. Contabilidade e finanças: Pagamento de funcionários e fornecedores, preparação de orçamentos, administração de caixa. RH: Recrutamento e treinamento de funcionários. Produção: Fabricação de componentes, montagem de móveis.

5 Atividades das funções de algumas organizações: Igreja Marketing: Convocação de fiéis. Contabilidade e finanças: Contabilização de contribuições, administração de recursos, pagamento de contas. RH: Treinamento de padres e pastores, avaliação do desempenho pastoral. Produção: Celebração de casamentos, cerimônias fúnebres, celebração de missas/cultos.

6 Processo input-transformação- output Processo De transformação Bens e serviços Output Input Ambiente Recursos transformados Recursos de transformação Instalações Pessoal Materiais / Informações Consumidores

7 Transformação de recursos Dois tipos de recursos de transformação formam as « pedras fundamentais » de todas as operações: instalações – prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção; funcionários – aqueles que operam, mantêm, planejam e administram a produção. A natureza específica das instalações e dos funcionários serão diferentes entre as operações : empresa de navegação; fábrica de papel; estação de rádio

8 Processo de transformação Diretamente relacionado com a natureza de seus recursos de inputs transformados: Processamento de materiais: transformar propriedade física, mudar localização física, mudar posse ou a propriedade de materiais, estocar materiais. Processamento de informações: transformar sua propriedade informativa, mudar localização, mudar posse, estocar. Processamento de consumidores: mudar propriedades físicas, acomodar, mudar localização, transformar estado fisiológico, transformar estado psicológico.

9 Algumas operações descritas em termos dos processos de input-transformação-output Operação: Contabilidade Input: Funcionários, informações, sistema de computador. Transformação: Escrituração de contas, orientação contábil. Outputs: Contas e demonstrativos publicados e certificados.

10 Algumas operações descritas em termos dos processos de input-transformação-output Operação: Linha aérea Input: Aeronaves, pilotos e equipe de bordo, equipe de terra, passageiros e carga. Transformação: Movimentação de passageiros e carga ao redor do mundo. Outputs: Passageiros e carga tranportados.

11 Outputs do processo de transformação Tangibilidade; Estocabilidade; Transportabilidade; Simultaneidade; Contato com consumidor; Qualidade. Bens e serviços O output da maioria dos tipos de operações é um composto de bens e serviços

12 Tangibilidade: Normalmente os bens são tangíveis (você pode tocar fisicamente um aparelho de televisão ou um jornal) e os serviços são intangíveis (você não pode tocar uma orientação de consultoria ou um corte de cabelo – apesar de poder ver ou sentir) Estocabilidade: Os bens podem ser estocados por algum tempo. Transportabilidade: Automóveis, máquinas-ferramentas podem ser movidos. Por outro lado, serviços de saúde não podem ser exportados.

13 Simultaneidade : Os bens são quase sempre produzidos antes do consumidor recebê-los. Contato com consumidor : Alto no caso de bens intangíveis e baixo nível de contato com as operações que produzem bens. Qualidade : A qualidade é avaliada pelos consumidores através dos próprios bens.

14 Hierarquia do sistema de produção Modelo input-transformação-output pode também ser usado dentro da produção. A maioria das áreas de produção é constituída de várias unidades ou departamentos que, por sua vez, funcionam como versões reduzidas da operação global de que fazem parte. Operação global : macrooperação Unidade : microoperação Implicações : ligação das microoperações para formar os relacionamentos dos consumidores (recebem outputs) e dos fornecedores internos (fornecem inputs); operações que requerem administração da produção

15 Operações de produção Ex: função marketing de uma organização pode ser vista como um sistema de input-transformação-output. Inputs : informações de mercado, funcionários, computadores… Funcionários transformam as informações Outputs : planos de marketing, campanhas de propaganda, organização da força de vendas. Todas as funções, com seus conhecimentos técnicos específicos, fornecem bens ou serviços para outras partes da organização. Todas as partes da organização são operações

16 Tipos de operações de produção 4 medidas para distinguir diferentes operações: Dimensão volume grau de repetição de tarefas especialização sistematização intensidade de capital custos unitários baixos Operações de alto volumeOperações de baixo volume Fabricação de televisoresFabricação de aviões Restaurante fast foodRestaurante a la carte Parque temáticoSala de teatro

17 Dimensão variedade Maior ou menor flexibilidade maior ou menor padronização maior ou menor custo Operações de alta variedadeOperações de baixa variedade Bolo sob encomendaBolo produzido em série Fábrica de roupa sob encomendaFábrica de roupa pronta para uso Loja de departamentosLoja de jeans

18 Dimensão variação da demanda Flexibilidade no nível de produção Operações de alta variaçãoOperações de baixa variação Usina de energia elétricaPadaria Fabricante de fogos de artifícioEmpresa de consultoria Auditoria financeiraSegurança de Shoppings Polícia e serviço de emergência Distribuição de alimentos congelados

19 Dimensão contato com o consumidor Atividades de «agregação de valor» : variação no nível de presença do consumidor Operações de alto contato Operações mistasOperações de baixo contato Serviço de saúdeServiço de campo Maioria dos produtos manufaturados Reforma de residência Corretor de imóveisServiços bancários de retaguarda Pratos preparados na frente do cliente Restaurante estilo bistrô Sanduíches pré- preparados DentistaUniversidadeEnsino à distância

20 Atividades da administração da produção Responsabilidades indiretas: informar outras funções sobre as oportunidades e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção; discutir com outras funções sobre como os planos de produção e os demais planos da empresa podem ser modificados para benefício mútuo; encorajar outras funções a dar sugestões para que a função produção possa prestar melhores « serviços » aos demais departamentos da empresa

21 Responsabilidades diretas: entender os objetivos estratégicos da produção – visão clara do papel exercido pela produção na organização e a definição de como essa função deve contribuir para o atingimento dos objetivos organizacionais (objetivos de desempenho da produção: qualidade, velocidade, confiabilidade/prazos de entrega, flexibilidade e custo) Atividades da administração da produção

22 desenvolver uma estratégia de produção para a organização – um conjunto de princípios gerais que atenda os objetivos de desempenho da produção e que possa orientar a tomada de decisão em direção aos objetivos a longo prazo da organização ; desenhar produtos, serviços e processos de produção; planejar e controlar a produção; melhorar o desempenho da produção

23 Atividades da administração da produção desenhar serviços e processos de produção – precisam desenhar os arranjos físicos e fluxos de processo dos recursos transformados; planejar e controlar a produção – decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto; melhorar o desempenho da produção – responsabilidade permanente da administração da produção

24 Lista de Exercícios Questões para discussão 1. O porto de Roterdã é o maior do mundo. Representa um elo vital entre o transporte marítimo e o transporte no interior da Europa, como o ferroviário, o rodoviário e o fluvial. Relacione os processos de transformação que você julga de responsabilidade dos gerentes de produção do porto e identifique seus imputs e outputs. 2. Que compostos de bens e serviços são produzidos pelas seguintes operações: a) Indústria de aviões de grande porte; b) C&A (cadeia de lojas); c) Carros Ford.

25 3. Descreva as seguintes operações em termos dos processos de imput-transformação-output: a) Linha aérea; b) Dentista; c) Zoológico; d) Polícia. 4. Explique as diferenças entre microoperações e macrooperações.

26 5. Descreva o volume, a variedade e a variação relativos e o contato do consumidor para as seguintes organizações: a) Parque temático; b) Padaria; c) Dentista. 6. Explique as vantagens e desvantagens de uma operação reduzir seu volume, variedade e contato com o consumidor. Como uma universidade pode mudar o volume, a variedade e o contato com o consumidor para reduzir seus custos?

27 Referências SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo : Atlas, CHIAVENATO, Idalberto. Administração de empresas. São Paulo: Makrons Books, CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, PARANHOS FILHO, Moacyr. Gestão da produção industrial. Curitiba: Ibpex, BULGACOV, Sergio (org.). Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.


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