A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 46 apostila 7 – p. 57.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 46 apostila 7 – p. 57."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 46 apostila 7 – p. 57

2 DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO – PRINCÍPIO DE CHATELIER
Um sistema em equilíbrio pode ser deslocado no sentido: REAGENTES  PRODUTOS PRODUTOS  REAGENTES PRINCÍPIO DE CHATELIER Quando se exerce uma ação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido de fugir da força aplicada (Princípio da fuga ante a força)

3 FATORES QUE DESLOCAM O EQULÍBRIO
Temperatura Pressão Concentração

4 INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO
Volume Pressão Volume Aumento de pressão, desloca o equilíbrio para o lado de menor volume gasoso

5 AUMENTO DE PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME
N2(g) + 3H2(g)  NH3(g) 2 MOLS 2 VOLUMES 2 x 22,4 L (CNTP) 4 MOLS 4 VOLUMES 4 x 22,4 L (CNTP) DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME

6 Nas indústrias utiliza-se pressão de 200 atmosferas.
N2(g) + 3H2(g)  NH3(g) A Amônia é fabricada pela reação acima, porém seu rendimento (Kc) é muito baixo e para aumentar o rendimento desta reação de síntese (formação) por meio do aumento da pressão. Nas indústrias utiliza-se pressão de 200 atmosferas.

7 CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g)
Observações: 1 - A variação de pressão NÃO tem influência sobre sistemas NÃO GASOSOS; DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g) 2 MOLS 1 VOLUME GASOSO 1 MOL 0 VOLUME GASOSO AUMENTO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME.

8 C(s) + H2O(g)  CO(g) + H2(g)
DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MAIOR VOLUME C(s) H2O(g)  CO(g) + H2(g) 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS 2 MOLS 1 VOLUME GASOSO AUMENTO DA PRESSÃO, DESLOCA O EQUILÍBRIO PARA O LADO DE MENOR VOLUME.

9 2 – A variação de pressão NÃO tem influência sobre sistemas que ocorrem SEM variação de volume.
H2(g) I2(g)  HI(g) 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS 2 MOLS 2 VOLUMES GASOSOS Aumento ou diminuição da pressão, NÃO desloca o equilíbrio, pois os volumes gasosos são iguais.

10 Fe2O3(s) + 3CO(g)  2FeO(s) + 3CO2(g)
4 MOLS 3 VOLUMES GASOSOS 5 MOLS 3 VOLUMES GASOSOS Aumento ou diminuição da pressão, NÃO desloca o equilíbrio, pois os volumes gasosos são iguais.

11 INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA
Um aumento de temperatura, desloca o equilíbrio no sentido da reação ENDOTÉRMICA, e uma diminuição da temperatura, desloca o equilíbrio no sentido da reação EXOTÉRMICA (Lei de Vant’Hoff) Esse princípio se baseia no fato que uma reação em equilíbrio ao ser aquecida, sai do seu equilíbrio e para voltar a alcançar este estágio, a própria reação libera mais calor para repor o calor perdido e vice-versa.

12 2 H2(g) + O2(g)  2H2O(g) H = - 285 kJ
Reação Direta = Exotérmica - libera calor H <0 2 H2(g) O2(g)  2H2O(g) H = kJ Reação Inversa = Endotérmica - absorve calor H >0 DIMINUIÇÃO de temperatura desloca o equilíbrio para o lado em que a REAÇÃO LIBERA calor (lado EXOTÉRMICO) AUMENTO de temperatura desloca o equilíbrio para o lado em que a REAÇÃO ABSORVE calor (lado ENDOTÉRMICO)

13 INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO
Um aumento da concentração de uma das substâncias em equilíbrio, desloca o equilíbrio para o lado que consome o a substância adicionada e uma diminuição da concentração, desloca o equilíbrio para o lado que repõe a substância retirada. Esse princípio se baseia no fato que uma reação em equilíbrio, ao ser adicionada ou retirada a quantidade de uma determinada substância, essa deve ser consumida ou reposta para recompor o equilíbrio alterado.

14 A + B  C + D Desloca o equilíbrio no sentido direto
[A] ou [B] Desloca o equilíbrio no sentido direto Para consumir A e/ou B [A] ou [B] Desloca o equilíbrio no sentido inverso Para repor A e/ou B

15 A + B  C + D Desloca o equilíbrio no sentido inverso
[C] ou [D] Desloca o equilíbrio no sentido inverso Para consumir C e/ou D [C] ou [D] Desloca o equilíbrio no sentido direto Para repor C e/ou D

16 Hemoglobina + O2  oxihemoglobina
Em grandes altitudes a concentração de oxigênio é menor. Isto acarreta desconfortos aos atletas que se deslocam de uma região como o Brasil para a Bolívia, pois a falta de oxigênio provoca um deslocamento do equilíbrio na reação acima, para o lado esquerdo, diminuindo a concentração de oxihemoglobina no sangue, que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células do nosso organismo. Desloca o equilíbrio no sentido INVERSO Para repor O2 O2

17 Catalisadores são substâncias que aceleram uma reação, diminuindo o tempo para que o equilíbrio seja alcançado, mas NÃO deslocam o equilíbrio Catalisadores diminuem a energia de ativação nos dois sentidos (direto e inverso), aumentando igualmente a velocidade nos dois sentidos. Ea s/cat. Abaixamenteo da Ea Ea c/cat. H


Carregar ppt "Aula 46 apostila 7 – p. 57."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google