A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P SEUDOMONAS AERUGINOSA Henrique Rosati Hugo Maggi Max Rohrsetzer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P SEUDOMONAS AERUGINOSA Henrique Rosati Hugo Maggi Max Rohrsetzer."— Transcrição da apresentação:

1 P SEUDOMONAS AERUGINOSA Henrique Rosati Hugo Maggi Max Rohrsetzer

2 C ARACTERISTICAS bactéria móvel, em forma de bastonete, medindo cerca de 0,6 x 2,0mm. organismo saprófito difundido na natureza, bactéria Gram-negativa extremamente versátil Aeróbia Uma característica da Pseudomonas aeruginosa é a alta resistência a diversos tipos de antibióticos pode ser encontrada em diversos ambientes: principalmente solo e água associada a plantas e animais

3 Pode crescer em meios de cultura contendo somente acetato como fonte de carbono e sulfato de amônio como fonte de nitrogênio. embora sendo um aeróbio, ela pode crescer anaerobicamente e em algumas circunstâncias usar o nitratocomo fonte de elétrons. Forma colônias redondas e lisas de coloração esverdeada fluorescente produzindo às vezes odor adocicado. Em geral, a identificação baseia-se na morfologia das colônias, na positividade da oxidase, na presença de pigmentos característicos e no crescimento a 42ºC.

4

5 T ESTES Esfregaços: bastonetes visualizados após coloração de Gram; no entanto, não há nenhuma característica morfológica específica que os diferencie de outros bastonetes Gram-negativos. Cultura: é o teste específico para o diagnóstico de infecções por Pseudomonas aeruginosa; como ela não fermenta a lactose, é facilmente diferenciada das bactérias fermentadoras de lactose.

6 INDICAÇÕES LABORATORIAIS Oxidase (+), ß-hemólise em agar sangue, odor e cor característicos, motilidade (+), crescimento a 42º C, redução de nitrato a nitrito (+), lisina descarboxilase (-),

7 acetamida (+), malonato (+), citrato (+), indol (-), formação de ácido oxidativamente a partir da glicose e do manitol, incapacidade de oxidar maltose e lactose, DNAse (-), sensibilidade à polimixina ß.

8 T ESTES B IOQUÍMICOS R EALIZADOS LactoseGlicoseVMVPIndolH2SH2SCitratoGelatinaseMotilidade Resultado esperado NegPosNeg Pos Resultado obtidoNegPos Neg Pos

9 PATOGENICIDADE pode causar infecções oportunistas em seres humanos causa infecções em indivíduos imunocomprometidos como: pacientes de AIDS e câncer, vítimas de queimaduras portadores de fibrose cística. Neste caso, P. aeruginosa coloniza os pulmões, onde produz grande quantidade do exopolissacarídeo alginato.

10 P. aeruginosa também é comumente encontrada em infecções hospitalares, sendo capaz de se aderir a diversos materiais, contaminando catéteres, ventiladores, próteses e lentes de contato. Por causa da alta resistência a antibióticos e do grande arsenal de fatores de virulência desta bactéria, as infecções causadas por ela são de difícil controle.

11

12 A RTIGO INTERESSANTE BIOSSURFACTANTES: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES O uso de biossurfactantes na biodegradação de pesticidas vem sendo objeto de investigação. A degradação de hexaclorociclohexano por surfactante produzido por Pseudomonas

13 REMOÇÃO DO CORANTE PRETO PIRAZOL POR Pseudomonas aeruginosa 0220_102036_MEIO-147.pdf 0220_102036_MEIO-147.pdf Houve uma resposta positiva ao processo e o corante foi degradado.

14 R EFERENCIAS 0_102036_MEIO-147.pdf 0_102036_MEIO-147.pdf


Carregar ppt "P SEUDOMONAS AERUGINOSA Henrique Rosati Hugo Maggi Max Rohrsetzer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google