A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR II Cornélio Procópio, 11 fevereiro de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR II Cornélio Procópio, 11 fevereiro de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR II Cornélio Procópio, 11 fevereiro de 2009

2 Sumário Objetivos da Disciplina Ementa Plano de Ensino-Aprendizagem Projeto: ferramenta para Inovação Tecnológica

3 Objetivos da Disciplina Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares de: Sistemas Digitais; Acionamentos Eletromagnéticos; Eletrônica de Potencia; Qualidade de Energia em Plantas Industriais; Gestão de Projetos e de Pessoas. Desenvolver habilidades de: Trabalho em grupo, Comunicação oral e escrita, Resolução de problemas, Pensamento critico, Pensamento criativo, Metodologia de desenvolvimento de projetos Visando ao desenvolvimento das competências requeridas no modulo 3.

4 Competências do Módulo 4 Aplicar metodologia de gestão de projetos na implantação de sistemas de automação. Conduzir equipes e projetos de trabalho técnico. Integrar e analisar sistemas digitais aplicados na automação industrial. Implementar programas para o controle de sistemas digitais microprocessados. Especificar e configurar conversores estáticos de potência monofásicos e trifásicos (CA-CC, CC-CC, CC-CA). Avaliar as influências de harmônicos de tensão e corrente nos sistemas elétricos industriais.

5 Programa da Disciplina Projeto Integrador II O que é projeto Etapas de desenvolvimento de um projeto tecnológico Metodologias de desenvolvimento de projeto tecnológico Estudo de um problema tecnológico Desenvolvimento de um projeto preliminar visando a solução do problema estudado. Documentação de projeto

6 Inovação Tecnológica Porque a Inovação Tecnológica é um tema tão falado? Agrega Valor Econômico Joseph Schumpeter, 1919: Para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é necessário o surgimento de alguma inovação, do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.

7 Inovação Tecnológica O que é Inovação Tecnológica? Exemplo: Linha de montagem de Henry Ford, Sistema Kanban da Toyota etc. É um processo de invenção ou modificação de um sistema ou produto baseado na aplicação de conhecimento cientifico.

8 Inovação Tecnológica Baixo índice de Inovação Tecnológica

9 E a Coréia do sul?...Idem!!!

10 Inovação Tecnológica O que nos falta então?...

11 Inovação Tecnológica

12 Coréia (2005):PIB per capita US$ 22,543 Brasil (2005):PIB per capita US$ 8,584

13 Desafios da Educação Tecnológica Desenvolver a Capacidade de Inovação e A Sensibilidade Social CiênciaTécnicaCriatividade

14 Desafios do Desenvolvimento Tecnologico no Brasil Mudanças no mercado de trabalho em nível mundial. Problemas de engenharia cada vez mais complexos. Exigência de um perfil profissional mais amplo. Habilidades e competências além das técnicas. Necessidade de equilibrar competências técnicas e sociais. Currículos tradicionais baseados na transmissão de conhecimento teórico. Dificuldade dos estudantes de ingressarem na vida profissional e enfrentarem os desafios colocados.

15 Projeto integrador II... EM QUE ALVOS MIRAR? Estratégia de Ensino-Aprendizagem

16 Metodologia de Desenvolvimento de Projeto

17 Muito agradecido por vossa presença e participação!


Carregar ppt "Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim PROJETO INTEGRADOR II Cornélio Procópio, 11 fevereiro de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google