A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
Cornélio Procópio, 11 fevereiro de 2009

2 Sumário Objetivos da Disciplina Ementa Plano de Ensino-Aprendizagem
Projeto: ferramenta para Inovação Tecnológica

3 Objetivos da Disciplina
Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares de: Sistemas Digitais; Acionamentos Eletromagnéticos; Eletrônica de Potencia; Qualidade de Energia em Plantas Industriais; Gestão de Projetos e de Pessoas. Desenvolver habilidades de: Trabalho em grupo, Comunicação oral e escrita, Resolução de problemas, Pensamento critico, Pensamento criativo, Metodologia de desenvolvimento de projetos Visando ao desenvolvimento das competências requeridas no modulo 3.

4 Competências do Módulo 4
Aplicar metodologia de gestão de projetos na implantação de sistemas de automação. Conduzir equipes e projetos de trabalho técnico. Integrar e analisar sistemas digitais aplicados na automação industrial. Implementar programas para o controle de sistemas digitais microprocessados. Especificar e configurar conversores estáticos de potência monofásicos e trifásicos (CA-CC, CC-CC, CC-CA). Avaliar as influências de harmônicos de tensão e corrente nos sistemas elétricos industriais.

5 Programa da Disciplina Projeto Integrador II
O que é projeto Etapas de desenvolvimento de um projeto tecnológico Metodologias de desenvolvimento de projeto tecnológico Estudo de um problema tecnológico Desenvolvimento de um projeto preliminar visando a solução do problema estudado. Documentação de projeto

6 Agrega Valor Econômico
Inovação Tecnológica Porque a Inovação Tecnológica é um tema tão falado? Agrega Valor Econômico Joseph Schumpeter, 1919: “Para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é necessário o surgimento de alguma inovação, do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.”

7 O que é Inovação Tecnológica?
É um processo de invenção ou modificação de um sistema ou produto baseado na aplicação de conhecimento cientifico. Exemplo: Linha de montagem de Henry Ford, Sistema Kanban da Toyota etc.

8 Inovação Tecnológica Baixo índice de Inovação Tecnológica

9 Inovação Tecnológica E a Coréia do sul?...Idem!!!

10 Inovação Tecnológica O que nos falta então? ...

11 Inovação Tecnológica

12 Inovação Tecnológica Coréia (2005):PIB per capita US$ 22,543
Brasil (2005):PIB per capita US$ 8,584

13 Desafios da Educação Tecnológica
Desenvolver a Capacidade de Inovação e A Sensibilidade Social Ciência Criatividade Técnica

14 Desafios do Desenvolvimento Tecnologico no Brasil
Mudanças no mercado de trabalho em nível mundial. Problemas de engenharia cada vez mais complexos. Exigência de um perfil profissional mais amplo. Habilidades e competências além das técnicas. Necessidade de equilibrar competências técnicas e sociais. Currículos tradicionais baseados na transmissão de conhecimento teórico. Dificuldade dos estudantes de ingressarem na vida profissional e enfrentarem os desafios colocados.

15 Estratégia de Ensino-Aprendizagem
Projeto integrador II ... EM QUE ALVOS MIRAR?

16 Metodologia de Desenvolvimento de Projeto

17 Muito agradecido por vossa presença e participação!


Carregar ppt "PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google