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Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy de Castro Magalhães, DSc Cristina Ângela Filipaki Machado, MSc Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização.

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1 Ana Cristina Rouiller, DSc Ana Liddy de Castro Magalhães, DSc Cristina Ângela Filipaki Machado, MSc Experiência da SWQuality com a Implantação e Organização de Grupos de Empresas utilizando os Modelos MPS.BR e CMMI

2 Agenda deste Palestra Apresentação da SWQuality/UFLA Experiência em implantação do MPS.BR e CMMI Experiência em organização de grupo de empresas Lições Aprendidas Conclusão

3 A empresa SWQuality Pesquisa Parceria para extensão e pesquisa experimental Agentes Softex IESFundações Empresas Consultoria Empresas de Software... SWQuality Consultoria SWQuality Fábrica Consultoria em MPS.BR e CMMI (12 profissionais)

4 Agenda deste Palestra Apresentação da SWQuality/UFLA Experiência em implantação do MPS.BR e CMMI Experiência em organização de grupo de empresas Lições Aprendidas Conclusão

5 Rumo ao CMMI nível 2 (ITS) Grupo 1 – 10 empresas rumo ao CMMI nível 2 Execução de 5 treinamento Consultoria em uma empresa localizada em Belo Horizonte Avaliação preliminar Grupo 3 – 5 empresas rumo ao CMMI nível 2 Execução de 2 cursos Consultoria em uma empresa localizada em Vitória Avaliação preliminar

6 Rumo ao CMMI nível 2 (ITS) Pontos fortes: Gestão do projeto como um todo Financeira, logística, cronograma,... Regras bem definidas Agenda pré-estabelecida Diminuição de custos Promoção de cooperação Envolvimento e comprometimento da alta direção Alinhamento da melhoria com as metas de negócio da organização Acompanhamento do projeto Aprimoramento da metodologia Apoio a equipe de consultoria

7 Rumo ao CMMI nível 2 (ITS) Pontos de atenção segundo a nossa visão: A consultoria teve dificuldade em acompanhar o grupo como um todo (cursos, conteúdo apresentado, direcionamento) Visível dificuldade de cooperação das empresas (principalmente nas fases iniciais) Empresas com níveis de maturidade diferenciados As empresas não conseguiram acompanhar a agenda pré-definida Falta de formação em Engenharia de Software...

8 Agenda deste Palestra Apresentação da SWQuality/UFLA Experiência em implantação do MPS.BR e CMMI Experiência em organização de grupo de empresas Lições Aprendidas Conclusão

9 Organização de grupo cooperativo 5 empresas em Fortaleza Modelo similar ao do ITS Diferenciais: Dois níveis de gestão (Insoft e SWQuality) Análise da sinergia entre as empresas Superfaturamento de horas para o nível G (300 horas) Alocação de profissional para auxiliar no início do programa de melhoria (150 horas) Apoio a formação de implementadores Consultoria combinada Uso de metodologia comum na consultoria Diagnose/Planejamento mais rápido (com replanejamento mensal)

10 Agenda deste Palestra Apresentação da SWQuality/UFLA Experiência em implantação do MPS.BR e CMMI Experiência em organização de grupo de empresas Lições Aprendidas Conclusão

11 Lições aprendidas É necessário ter regras bem definidas O(s) coordenador(es) da empresa deve ser bem escolhido e de preferência deve ter influência na organização Uniformidade e sinergia do grupo de empresas é importante para o sucesso do grupo como um todo A gestão é fator de sucesso tanto para um modelo cooperativo quanto individual Consultoria individual é essencial para o sucesso da cooperativa Consultor alocado na empresa (como SEPG) agiliza o programa de melhoria Internação da empresa pode ser uma boa prática

12 Agenda deste Palestra Apresentação da SWQuality/UFLA Experiência em implantação do MPS.BR e CMMI Experiência em organização de grupo de empresas Lições Aprendidas Conclusão

13 Conclusão Estamos conseguindo sensibilizar o país para a importância da melhoria de processo de software para o sucesso da indústria nacional Geração de oportunidades profissionais Desenvolvimento científico Modelos cooperativos Métodos de diagnose Métodos para programa de melhoria Construção de ferramentas

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15 Modelo individual 8 empresas melhoria de processo de forma geral 3 empresas MPS.BR 6 empresas CMMI

16 Modelo individual Pontos Fortes: A gestão é tão importante quanto no modelo cooperativo Superfaturamento de horas para os níveis G e nível 2 do CMMI Alocação de profissional para auxiliar no inicio do programa de melhoria (1 a 2 dias na semana)

17 Estratégias para Implementação do MPS.BR A Melhoria Necessária e Viável

18 Programa de Melhoria Condução da melhoria como um programa (conjunto de projetos) é um dos fatores de sucesso Abordagens existentes: IDEAL, Cycle,... Abordagem do CenPRA: desenvolvida e utilizada desde 1999 versão atual: CM-OSPE PRO2PI Gerar uma discussão sobre estratégias

19 Programa de Melhoria Treinamento Conceituação Diagnóstico Planejamento Inicial das Melhorias Diagnóstico Planejamento Inicial das Melhorias Programa de Capacitação Técnica Consolidação do Planejamento Treinamento Motivacional Execução do Plano de Melhorias Avaliação dos Resultados e Consolidação do Processo Avaliação dos Resultados e Consolidação do Processo Avaliação Oficial [ITS-2005]

20 Contexto e objetivos de negócio da organização Experiências e resultados de outras organizações Melhoria da Organização Decisão e comprometimento para a melhoria Institucionaliza a melhoria Prepara institucionalização da melhoria Inicia ciclo de melhoria Avalia práticas correntes Planeja ações de melhoria Realiza ações de melhoria Define e utiliza PRO2PI PRO2PI Melhores práticas de MCPs (9001, SW-CMM, 12207, , CMMI-SE/SW PMBoK, OPM3,...) e de outras fontes PRO2PI-CYCLE:

21 Agenda deste Curso Introdução ao MPS.BR Estratégias para Implantação do MPS.BR Processos do nível G Gerência de Requisitos (GRE) Gerência de Projetos (GPR) Processos do nível F Gerência de Configuração (GCO) Garantia da Qualidade (GQA) Medição (MED) Aquisição (AQU)


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