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O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba.

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Apresentação em tema: "O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba."— Transcrição da apresentação:

1 O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

2 Banca Examinadora Prof. Dr. José Luis Borges Bandeira - Orientador Prof. Dr. Dissertação apresentada em 29/07/2002, para obtenção do grau de Mestre em Administração, área de concentração em Recursos Humanos por ATHAYDE F. BAGANHA O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

3 Justificativa –Qualificação docente, uma vez que o autor é professor dos Cursos de Administração da FESP e PUCPR Definição e delimitação do problema Duas questões básicas foram formuladas, a saber: –a força do emprego de Marketing está significativamente associada ao desempenho da instituição de ensino considerada; –As instituições de ensino que aplicam Marketing de forma organizada e planejada têm melhor desempenho do que aquelas que não aplicam as ferramentas. O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

4 Objetivos da Pesquisa –DIAGNOSTICAR se a ferramentas de marketing estão sendo aplicadas pelas Instituições de Ensino Superior na região de Curitiba. –ANALISAR a importância da aplicação dos recursos de Marketing Educacional. –IDENTIFICAR por que as Instituições de Ensino não utilizam as ferramentas de Marketing, e se as IES possuem na sua estrutura organizacional o Departamento de Marketing. O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

5 Objetivo do Pesquisador DISCUTIR a aplicação das ferramentas de marketing pelas IES Metodologia qualitativa (revisão bibliográfica) quantitativa (censitária, através de dados secundários obtidos em pesquisa de campo) O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

6 Hipótese 1 –É necessário, na ação administrativa de qualquer Instituição de ensino, a aplicação dos princípios de Marketing, por meio de estratégias diversificadas, para obter junto ao público-alvo o reconhecimento como uma organização moderna, participativa, atuante e eficiente. Hipótese 2 –Nem todas as instituições de ensino consideradas possuem departamento de Marketing; em conseqüência essas instituições encontram-se em maior ou menor dificuldade para oferecer um serviço que satisfaça seus clientes. O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

7 Hipótese 3 –A aplicação do Marketing é indispensável, contudo sua aplicação ocorre de maneira deficiente pelas instituições, agravando o problema da prestação satisfatória dos seus serviços. O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

8 Marketing estratégico para instituições educacionais. KOTLER, Philip; FOX, Karen F. Planejamento estratégico: uma renovação na gestão das instituições universitárias. Artigo de MEYER, Victor, da UFSC. Sugestões para o aperfeiçoamento de uma organização universitária. DEMETERCO, Aramis. Dissertação de mestrado, PUCPR Marketing para instituciones educativas MANES, Juan Manuel - Barcelona-ES REFERENCIAL TEÓRICO O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

9 REFERENCIAL TEÓRICO - Na Sociedade do Conhecimento o desenvolvimento da estratégia informação permite numa rapidez a identificação das necessidades e desejos da comunidade; - As Instituições de Ensino Superior (IES), entendidas como empresas prestadoras de serviços, dotadas de características próprias, devem apoiar-se nas ferramentas oferecidas pela moderna administração; - Com o crescente aumento das IES no mercado surgem os problemas relacionados com os aumento de vagas, custos e incertezas das condições futuras; - O Marketing é uma função gerencial que oferece as ferramentas e estruturas necessárias para minimizar essa problemática. O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

10 PESQUISA CONCLUSÕESRECOMENDAÇÕES O MARKETING E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR O MARKETING E AS IES PLANEJAMENTO DE MARKETING AS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS A ORGANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba ANÁLISE

11 ORGANIZAÇÕES UNIDADES SOCIAIS SISTEMAS São unidades sociais orientadas para a consecução de objetivos comuns São sistemas dinâmicos nos quais se desenvolvem processos produtivos para que os objetivos sejam atingidos São um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação A ORGANIZAÇÃO E A NECESSIDADE DA ADMINISTRAÇÃO O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

12 IES SISTEMAS ABERTOSPRODUTOS São as transformações que o processo de educação produz na personalidade do educando Capacidades acadêmicas - Atitudes - Carreiras Escolhas educacionais - Aspirações Comportamentos de cidadania Valores morais e éticos Representam a realização dos objetivos do sistema O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

13 CARACTERÍSTICAS AMBIGÜIDADE DE OBJETIVOS CLIENTELA ESPECIAL VULNERABILIDADE AO AMBIENTE AUSÊNCIA DE PADRÕES DE PERFORMANCE TECNOLOGIA PROBLEMÁTICA PROFISSIONALISMO ESTRUTUTURA FRAGMENTADA O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba AS ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS São um organismo socialmente constituído que reproduz a sociedade na qual está inserida NATUREZA POLÍTICA DAS DECISÕES

14 O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba O MARKETING E AS IES Objetivo Satisfazer as necessidades, desejos e expectativas de um público específico: o aluno O Marketing, como atividade central das instituições modernas, oferece as ferramentas para isso Alguém disse: nascemos e morremos com marketing A relação entre a instituição e o aluno deve ser considerada uma relação permanente e subjetiva de troca

15 Mcroambiente Macroambiente Ambiente Competitivo Ambiente Público Ambiente de Mercado Ambiente Interno Instituição Educacional ARENA DE MARKETING O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

16 IES E SEUS PÚBLICOS Comunidades empresariais Órgãos governamentais Público geralMídia de massa Ex-alunos Concorrentes Conselho Universitário Órgãos fiscalizadores Alunos matriculados Administração Funcionários Comunidade local Fundações Pais de alunos Corpo docente Fornecedores O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Estudantes potenciais

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING É o planejamento global da instituição para responder seus mercados e oportunidades Níveis O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba InstitucionaisTáticoOperacional

18 ETAPAS DE PLANEJAMENTO Análise ambiental Formulação da Estratégia Análise de recursos Projeto de sistemas Missão Metas Objetivos O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba Projeto Organizacional Projeto de Sistemas

19 PROCESSO DE CONTROLE Estabelecimento de metas Mensuração do desempenho Diagnóstico do desempenho Ação corretiva O que atingir? O que está ocorrendo? Por que está ocorrendo? Que devemos fazer? O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba

20 AUDITORIA DE MARKETING ANÁLISE INFORMAÇÃO O Marketing aplicado às Instituições de Ensino Superior na Região de Curitiba ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGIA PLANEJAMENTO AMBIENTE HISTÓRICA CULTURAL CURRÍCULOS PROGRAMAS DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO PREÇO


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