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Estratégias e Indicadores

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Apresentação em tema: "Estratégias e Indicadores"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias e Indicadores
Os sistemas de medição de desempenho constituem os elos de ligação entre os objetivos estratégicos e o alinhamento da execução prática das atividades nas empresas. GRAEML, A. R. Sistemas de Informação - o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo : Atlas, 2000

2 “Sem que sejam estabelecidas metas e objetivos para o negócio, este caminha sem direção.
Mas de nada adianta existirem os objetivos se não houver formas de verificar o seu atingimento. É por isso que se procura definir indicadores, para auxiliar na medição da extensão em que a empresa está conseguindo realizar aquilo que se propõe. Gerenciar significa monitorar os valores dos indicadores disponíveis, intervindo para corrigir desvios de rumo, quando tais indicadores não apontam para os resultados pretendidos.” GRAEML, A. R. Sistemas de Informação - o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa. São Paulo : Atlas, 2000

3 Medidas de Desempenho Medidas de desempenho são sinais vitais da organização. Elas comunicam a estratégia para baixo, os resultados dos processos para cima e o controle e melhoria dentro dos processos. É a quantificação de quão bem as atividades dentro de um processo ou seu output atingem uma meta especificada.

4 Indicadores de Desempenho
“Gerenciar é controlar e agir corretivamente. Sem indicadores, não há medição. Sem medição não há controle. Sem controle não há gerenciamento.” Joseph M. JURAN. “Medidas são necessárias: se não podemos medir, não podemos controlar. Se não podemos controlar, não podemos gerenciar. Se não podemos gerenciar, não podemos melhorar.” DAVENPORT, Thomas. Reengenharia de Processos. Harvard Business School Press, Rio de Janeiro: Campus “Um conjunto de medidas de resultados passados, somado a vetores que apontem para o desempenho futuro planejado é a base para o gerenciamento das empresas na era da informação”. KAPLAN, Robert e NORTON, D. P."Putting the balanced scorecard to work". Harvard Business Review, Sep./Oct c

5 Indicadores de Desempenho
POR QUE USAR INDICADORES? Objetividade de avaliação; Profissionalização das decisões; Compreensão de prioridades de atuação; Transparência com o término dos feudos internos; Possibilidade de acompanhamento histórico; Definição sobre papéis e responsabilidades; Permitir o AUTO-GERENCIAMENTO.

6 Indicadores de Desempenho
Definição: Informações de natureza qualitativas e/ou quantitativas, que registram e retratam o comportamento de uma atividade, função ou toda uma organização. Normalmente representadas por VALORES E GRANDEZAS MENSURÁVEIS, absolutas ou relacionadas, que variam no tempo e/ou espaço.

7 Características dos indicadores
Idealmente, os indicadores devem ser: Objetivos no sentido de serem obtidos os mesmos resultados, caso duas pessoas distintas realizem a medição (a subjetividade da opinião de cada uma não deve ter qualquer impacto sobre os resultados obtidos). Comparáveis, indica que medições distintas devem apresentar as mesmas unidades e escalas, podendo ser colocadas lado a lado para uma avaliação comparativa de desempenho (utilidade). Acessíveis, significa que os dados necessários devem ser de fácil obtenção, pelos próprios processos e sistemas de informações (custo x benefício) Válidos, indica que as medições devem realmente se referir àquilo que se propõem medir (reproduzíveis).

8 Planejamento da Medição de Desempenho
Um sistema de indicadores deve ser congruente com o Plano Estratégico, para mensurar o grau de sua realização. Níveis de um Plano de Medidores: Estratégicos – Objetivos, metas e indicadores da Empresa. Tático – Metas e Prazos das UEN e seus indicadores. Operacional – alvos e metas de equipes e de indivíduos e seus desempenhos.

9 Ferramenta de medição de desempenho Sistemas de Informações Gerenciais
Desempenho Geral da Organização/Empresa: Mercado/Clientes/Vendas Econômico/Financeiro Produção/ Produtividade Geral Inovação/Sustentação Desempenho dos Recursos Produtivos: Recursos Humanos: Capacitação, motivação, empreendedorismo Matéria-Prima, Insumos e Produtos: Qualidade, Produtividade Capital: Equipamentos, Infraestrutura, Rentabilidade, Lucratividade, ROI Informação: Mercado, Industria, Sociedade

10 Estratégias e Indicadores
A manutenção da competitividade depende do alinhamento da organização com a estratégia escolhida. O sistema de medição de desempenho deve induzir a preocupação com os objetivos e estratégias que os motivaram nos processos da empresa. Não basta escolher a rota; é preciso medir se estamos nela e a quanto estamos.


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