A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que."— Transcrição da apresentação:

1 Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que serão convertidos em caracteres inteligíveis ao leitor e posteriormente, ao homem. Por definição: Barras (traços pretos) são as regiões que não refletem a luz vermelha; Fundo (espaço em branco) são as que refletem a luz vermelha. Existem dispositivos que transformam as informações de uma etiqueta com Código de Barras impresso, em seqüências de sinais elétricos correspondentes e proporcionais aos dados que nelas estão contidos. Decodificar um código é transformar os sinais elétricos obtidos a partir de um dispositivo leitor em caracteres, de acordo com o padrão do Código de Barras utilizado.

2 Código Padrão EAN-13 Existem vários padrões de Códigos de Barras. Neste trabalho será dado destaque ao Código EAN-13 utilizado em todo o mundo, permitindo a codificação de produtos de até 13 dígitos, determinando o país / empresa / produto e dígito verificador. Esta simbologia foi adotada como padrão para identificação de produtos de bem de consumo.

3 Código Padrão EAN-13 HISTÓRICO 1977 – Criada a EAN (European Article Numbering / Numeração de Artigos Europeus) com o objetivo de estabelecer as diretrizes referentes à implementação do sistema de código de barras no mercado europeu; A EAN-13 tornou-se a associação internacional de numeração de artigos, sendo a sua sede em Bruxelas. Atualmente o sistema padrão usado é o EAN-UCC também conhecido como GS1; 1983 – A EAN BRASIL - Associação Brasileira de Automação Comercial, inicia as atividades com o código de barras no Brasil;

4 Código Padrão EAN-13 HISTÓRICO 1994 – Com o objetivo de fortalecer a imagem da Entidade em todos os seus campos de atuação, a Associação Brasileira de Automação Comercial mudou sua sigla de ABAC para EAN BRASIL. Desvinculando a sigla de um único segmento, tornando a associação reconhecida nacional e internacionalmente, como representante legal responsável pela utilização dos Sistemas EAN no Brasil; Estabelecido acordo de cooperação entre a EAN Internacional e o UCC – Uniform Code Council, Inc., essa aliança promoveu maior colaboração, intercâmbio e suporte técnico entre os parceiros comerciais de todo o mundo.

5 Código Padrão EAN-13 FINALIDADE Padrão internacional rígido, proporcionando que cada produto tenha um código exclusivo, com uso no mundo inteiro, o que facilita a integração e a troca de informação entre vários setores da cadeia produtiva; Permite que as empresas tenham um sistema eficiente de comunicação, trazendo vantagens a todos os envolvidos devido à agilidade, praticidade e maior precisão de informações; O principal objetivo é a melhoria contínua nos processos e serviços.

6 Código Padrão EAN-13 ESTRUTURA E SIGNIFICADO Este código é composto de 13 dígitos, subdivididos em quatro partes, sendo: País de origem; Empresa fabricante; Produto por ela produzido; Dígito de controle ou verificador.

7 Código Padrão EAN-13 ESTRUTURA E SIGNIFICADO

8 Código Padrão EAN-13 ESTRUTURA E SIGNIFICADO Especificações de Aplicação Localização; Posição; Magnitude; Margens de Silêncio; Truncagem; Moldura de Suporte; Cores do Símbolo.

9 Código Padrão EAN-13 ABRANGÊNCIA Sistema EAN - rede internacional de organizações de numeração, atende empresas em mais de 100 países. Sua utilização é mundial, restrito apenas nos Estados Unidos e Canadá que adotam o padrão UPC (Código Padrão Universal); Inicialmente utilizado para o varejo, chegou rapidamente à indústria, comércio e aos setores que não visam lucro, por permitir um gerenciamento eficiente de cadeias de abastecimento globais através da identificação inequívoca de produtos, unidades de despacho, ativos, localidades e serviços, facilitando o processo de comércio eletrônico incluindo completa rastreabilidade.

10 Código Padrão EAN-13 RESTRIÇÃO Há uma restrição na identificação de objetos minúsculos, como por exemplo, uma única cápsula de remédio. Onde é necessária a utilização de outras tecnologias. ÓRGÃO REGULADOR No Brasil o órgão responsável pela regulamentação e administração do sistema EAN é a GS1 Brasil.

11 Código Padrão EAN-13 USO E ALCANCE O uso do sistema EAN é mundial e está presente em todas as áreas de atuação, como: comércio, indústria, serviços, etc. Como para cada produto no mundo existe um código de barras exclusivo o seu alcance pode ser gigantesco.

12 Código Padrão EAN-13 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ONDE SE ENCONTRAM O sistema EAN pode ser encontrado nos mais diversos sistemas utilizados na administração e gerenciamento das empresas, como por exemplo: Controle de estoques; Controle de compras; Controle de caixa; e a Troca eletrônica de dados.

13 Código Padrão EAN-13 VANTAGENS E BENEFÍCIOS Cada identificação de mercadoria é única no mundo; Decodificação rápida do símbolo, gerando informações instantâneas; Linguagem comum no intercâmbio de informações entre parceiros comerciais; Maior precisão no conteúdo dos dados; Rapidez de transferência e fluxo; Aumento de Produtividade; Baixo custo de impressão e armazenamento; Treinamento dos operadores mais rápido e com menores custos.

14 Código Padrão EAN-13 INEXISTÊNCIA Maiores custos na confecção de inventários; Margem de erro maior; Retrabalhos; Atendimentos mais demorados; Obtenção de informações mais lentas e nem sempre seguras.

15 Código Padrão EAN-13 CONCLUSÃO Diante de tantos novos produtos criados todos os anos, seria praticamente impossível continuar utilizando um controle manual ; A criação de um código padrão para os bens de consumo tornou o comércio mais ágil e confiável, pois cada produto torna-se único; Além disso, a informatização torna as tomadas de decisão diante de grandes volumes de estoque ou na falta dele muito mais rápidas, pois a informação é quase que instantânea, partindo de um simples comando.


Carregar ppt "Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google