A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNAB Cobrança Registrada / Cobrança Não Registrada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNAB Cobrança Registrada / Cobrança Não Registrada."— Transcrição da apresentação:

1 CNAB Cobrança Registrada / Cobrança Não Registrada

2 TIPOS DE COBRANÇA Os bancos em geral dispõem de dois tipos básicos de cobrança bancária, sendo eles: Cobrança Registrada e; Cobrança Não Registro; Sendo que esta nomenclatura pode variar de banco pra banco.

3 COBRANÇA REGISTRADA É aquela em que as informações a serem cobradas são enviadas previamente ao Banco sob os padrões CNAB e/ou FEBRABAN, como sendo um arquivo de remessa, para a prestação de serviços adicionais, tais como: impressão e postagem de boletos, serviço de protesto, serviço de controle do recebimento da cobrança, solicitações de baixas e alterações etc. Está modalidade de cobrança serve também para caso um sacado não pague a cobrança o banco mande automaticamente o nome do sacado para protesto ou mesmo para o cadastro do spc. Oferecendo assim uma maior segurança e agilidade para o cliente do serviço.

4 COBRANÇA NÃO REGISTRADA Caracteriza-se pelo recebimento de obrigações (títulos, prestações, mensalidades diversas, etc.) sem o prévio registro dessas informações junto ao sistema bancário, posto que, o próprio Cedente efetua o preenchimento, emitindo, enviando e especificando no bloquete o Banco cobrador. Observação: No ambiente web normalmente as cobranças são não registradas. Só sendo necessário utilizar a cobrança registrada na emissão da 2a. Via de boleto. Assim sendo, o Cedente poderá emitir os próprios títulos, e o Banco na ocasião do recebimento dos mesmos irá comunicar ao Cedente, via arquivo magnético, aviso de lançamento ou outro meio de interesse do Cedente, os dados referentes aos títulos recebidos e o valor creditado na conta corrente.

5 TAXAS COBRADAS PELOS BANCOS. O banco cobra uma taxa sobre cada boleto pago pelo sacado que varia entre 1 a 4 Reais, dependo do banco. Se a carteira for registrada ele também cobra por cada boleto emitido, independente dele ter sido pago ou não. Por isso a cobrança sem registro é a mais indicada para o uso na internet. O Banco também leva em consideração o porte do cliente, assim um cliente com maior volume de movimentação bancaria, tempo de conta etc.

6 BOLETO BANCÁRIO O boleto representa um título de cobrança pagável em qualquer agência bancária do território nacional, homebanking e, casas lotéricas, supermercados e agências dos correios durante o período de vencimento

7 PRINCIPAIS CAMPOS DE UM BOLETO Código do banco Linha digitável Vencimento Ag. Cód Cedente Nosso Número Valor do Documento Código de Barras Carteira Sacado Data do documento Cedente

8 MONTAGEM DO CÓDIGO DO DOCUMENTO Para evitar a duplicidade ou inconsistência no processamento das liquidações, é necessária a utilização de uma fórmula algorítima.

9 CALCULO DOS DIGITOS VERIFICADORES Para efetuar o calculo dos dígitos verificadores, observa-se que a antepenúltima posição e sempre o primeiro digitam verificador. A penúltima posição é sempre tipo identificador, sendo que: 4 – Vincula: vencimento, código do cedente e código do documento; 5 - Vincula: código do cedente e código do documento. A ultima posição é o segundo digito verificador.

10 EXEMPLO COM TIPO IDENTIFICADOR 4 Consiste vencimento, código do cedente e código do documento. Código do documento Código do cedente Vencimento04/07/2000

11 - Calculo do primeiro digito: /11 peso x2 x3 x4 x5 x6 x7 x8 x9 102/ digio verif = 212

12 - Calculo do segundo digito: (1º linha) (2º linha) (3º linha) (1º linha – 4 é o tipo identificador) (2º linha – código do cedente) (Data de vencimento)

13 OBS: Para efeito de calculo deverá ser utilizada as últimas duas posições da data de vencimento /11 x8x9x2x3x4x5x6x7x8 x ____________________________________________________ ________________ = 330 Código do documento final com os dígitos:


Carregar ppt "CNAB Cobrança Registrada / Cobrança Não Registrada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google