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Consumidor Cadeia produtiva de madeira e móveis Indústria Moveleira Seriada Fabricante de painéis de Madeira reconstituída + insumos Varejo de Móveis.

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2 Consumidor Cadeia produtiva de madeira e móveis Indústria Moveleira Seriada Fabricante de painéis de Madeira reconstituída + insumos Varejo de Móveis Floresta

3 Fragilidades do elo da cadeia produtiva O que pensa o consumidor de móveis? Quer pagar menos por mais Varejo de móveis muito concentrado Similaridade de modelos e marcas Não tem acesso ao móvel desejado Possui outras prioridades de consumo

4 Painéis de madeira reconstituída no Brasil Tipos de Painéis Aglomerado Chapa de fibra MDF OSB

5 Fonte: Abipa Players Painéis de madeira reconstituida Associadas ABIPA mil ha de florestas plantadas fonte ABIPA Não associadas ABIPA Arauco/Placas do Paraná Masisa

6 Capacidade Painéis de Madeira Reconstituída no Brasil Produção mil m3 Fonte: Abipa

7 Cenário & Tendências no Brasil Restrições ambientais Custo crescente madeira maciça Negócio Florestas plantadas Produtividade alta Curto ciclo produtivo Elevado índice de automação

8 Ações ABIPA – Associação Brasileira das Indústrias de painéis de madeira 1. Grupos de Trabalho nas áreas de: Marketing Comércio Exterior Base Florestal Exportação e Importação Logística RTT Mercado Normas Técnicas Suprimentos 2. Acompanhar a Evolução dos Segmentos para maior Competitividade da cadeia Produtiva. Ex. Segmento de Móveis -Campanha da Valorização do Móvel. -Selo de Qualidade do móvel. -Estudos de Mercado de Tendências.

9 Características Indústria de Móveis no Brasil Empresas familiares Capital/produção nacional, pouca internacionalização Predominância de móveis residenciais Painéis de madeira com design retilíneo e seriado Elevada verticalização Máquinas e equipamentos mais modernos importados Grande absorção de mão-de-obra

10 Características Indústria de Móveis no Brasil Dados Abimóvel: micro, pequenas e médias indústrias de móveis empregos Polos mais importantes: centro-sul do Brasil Perfil das empresas: Micro empresas (até 9 empregados) Pequenas empresas (10 a 49 empregados) Médias empresas (50 a 99 empregados) 376 Grandes empresas (mais de 100 empregados) 299

11 Indústria de Móveis no Brasil AnoFaturamento Brasil Exportações Brasil 2000R$ 8,8 bilhões US$ 514 milhões 2001R$ 9,7 bilhões US$ 509 milhões 2002R$ 10,3 bilhões US$ 561 milhões 2003R$ 8,8 bilhões US$ 703 milhões 2004R$ 12,5 bilhões US$ 1003 milhão Fonte: abimóvel fonte: Secex

12 Produção mundial de móveis US$ 200 bilhões Estados Unidos, Itália, Alemanha, Canadá, França, Reino Unido, China, Polônia, México

13 Tendências Exportação Brasileira de Móveis Mercado interno desaquecido Quadro interno não favorável Demissões podem ocorrer nos próximos meses Investimentos previstos foram suspensos Exportação é uma saída

14 Perspectivas de crescimento Crescimento do Consumo de painéis Aumento do Potencial de consumo de móveis

15 População Brasileira 184 milhões de pessoas Abertura à economia Ampliação do mercado interno Introdução de novos consumidores

16 Varejo Razão O preço como diferencial competitivo

17 Cenário Varejo Massificado Crédito e mídia motivam a compra de móveis Consumidores fidelizados Grande concentração do varejo Crescimento através do aumento do número de pontos- de-venda A onda de concordatas e falências de algumas redes, contribuiu para a corrida pela liderança Prevalecem menos redes porém mais fortes

18 Varejo Emoção A marca como diferencial competitivo

19 Cenário Varejo Emoção Segmentar/especializar para crescer Lojas exclusivas/especializadas Móveis de sala, quarto, cozinha, banho, área de serviço Conhecer profundamente o consumidor Serviços personalizados pré e pós venda Lojas amplas, ambientadas, Modelos de franquias

20 Tendências Segundas marcas de móveis Segmentação por classe social A diversificação das marcas reduz o custo da companhia,portfólios dinâmicos diversificam a operação Internacionalização de algumas marcas ajudam outras marcas a crescerem

21 Estratégias de Segmentação de Marcas Primeira MarcaSegunda Marca

22 Estratégias de Segmentação de Marcas

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24 Reflexões sobre o Móvel Popular Competitividade e competência Redução de cópias Qualidade de projeto de produtos Diversificação de modelos, materiais e revestimentos Inovação/modernização tecnológica Descentralização do canal de venda

25 Massificação versus Segmentação

26 Padronização versus Personalização

27 Móveis Populares Irmol Luciane Moval Fiasini

28 Móveis Personalizados Artefacto Kitchens Florense

29 Tendências Design do Móvel

30 Produção consciente / limpa Matérias-primas alternativas – desenvolvimento sustentado Qualidade de vida Conforto, funcionalidade, praticidade, saúde Boa estética formal/beleza Tendências design do móvel

31 Design do móvel – produção consciente Ethel CarmonaFernando Jaeger Carlos Motta Irmãos Campana

32 Visão Eucatex Líder de mercado em painéis e chapas de madeira com revestimentos diversificados para o segmento moveleiro Inovação de painéis com revestimentos diferenciados Revestimentos FF (Finish Foil), BP (melamina), Pintura sobre chapa e aglomerado

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37 obrigado Andréa Krause Gerente de Marketing Eucatex SA


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