A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cadeia produtiva de madeira e móveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cadeia produtiva de madeira e móveis"— Transcrição da apresentação:

1

2 Cadeia produtiva de madeira e móveis
Fabricante de painéis de Madeira reconstituída + insumos Indústria Moveleira Seriada Varejo de Móveis Consumidor Floresta

3 Fragilidades do elo da cadeia produtiva
O que pensa o consumidor de móveis? Quer pagar menos por mais Varejo de móveis muito concentrado Similaridade de modelos e marcas Não tem acesso ao móvel desejado Possui outras prioridades de consumo

4 Painéis de madeira reconstituída no Brasil
Tipos de Painéis Aglomerado Chapa de fibra MDF OSB

5 Players Painéis de madeira reconstituida
Associadas ABIPA mil ha de florestas plantadas fonte ABIPA Não associadas ABIPA Arauco/Placas do Paraná Masisa Fonte: Abipa

6 Capacidade Painéis de Madeira Reconstituída no Brasil
Produção mil m3 Fonte: Abipa

7 Cenário & Tendências no Brasil
Restrições ambientais Custo crescente madeira maciça Negócio Florestas plantadas Produtividade alta Curto ciclo produtivo Elevado índice de automação

8 Ações ABIPA – Associação Brasileira das Indústrias de painéis de madeira
1. Grupos de Trabalho nas áreas de: Marketing Comércio Exterior Base Florestal Exportação e Importação Logística RTT Mercado Normas Técnicas Suprimentos 2. Acompanhar a Evolução dos Segmentos para maior Competitividade da cadeia Produtiva. Ex. Segmento de Móveis -Campanha da Valorização do Móvel. -Selo de Qualidade do móvel. -Estudos de Mercado de Tendências.

9 Características Indústria de Móveis no Brasil
Empresas familiares Capital/produção nacional, pouca internacionalização Predominância de móveis residenciais Painéis de madeira com design retilíneo e seriado Elevada verticalização Máquinas e equipamentos mais modernos importados Grande absorção de mão-de-obra

10 Características Indústria de Móveis no Brasil
Dados Abimóvel: micro, pequenas e médias indústrias de móveis empregos Polos mais importantes: centro-sul do Brasil Perfil das empresas: Micro empresas (até 9 empregados) Pequenas empresas (10 a 49 empregados) 3.392 Médias empresas (50 a 99 empregados) 376 Grandes empresas (mais de 100 empregados) 299

11 Indústria de Móveis no Brasil
Ano Faturamento Brasil Exportações Brasil 2000 R$ 8,8 bilhões US$ 514 milhões 2001 R$ 9,7 bilhões US$ 509 milhões 2002 R$ 10,3 bilhões US$ 561 milhões 2003 US$ 703 milhões 2004 R$ 12,5 bilhões US$ 1003 milhão Fonte: abimóvel fonte: Secex

12 Produção mundial de móveis
US$ 200 bilhões Estados Unidos, Itália, Alemanha, Canadá, França, Reino Unido, China, Polônia, México

13 Tendências Exportação Brasileira de Móveis
Mercado interno desaquecido Quadro interno não favorável Demissões podem ocorrer nos próximos meses Investimentos previstos foram suspensos Exportação é uma saída

14 Perspectivas de crescimento
Crescimento do Consumo de painéis Aumento do Potencial de consumo de móveis

15 População Brasileira 184 milhões de pessoas Abertura à economia
Ampliação do mercado interno Introdução de novos consumidores

16 Varejo Razão O preço como diferencial competitivo

17 Cenário Varejo Massificado
Crédito e mídia motivam a compra de móveis Consumidores fidelizados Grande concentração do varejo Crescimento através do aumento do número de pontos-de-venda A onda de concordatas e falências de algumas redes, contribuiu para a corrida pela liderança Prevalecem menos redes porém mais fortes

18 Varejo Emoção A marca como diferencial competitivo

19 Cenário Varejo Emoção Segmentar/especializar para crescer
Lojas exclusivas/especializadas Móveis de sala, quarto, cozinha, banho, área de serviço Conhecer profundamente o consumidor Serviços personalizados pré e pós venda Lojas amplas, ambientadas, Modelos de franquias

20 Tendências Segundas marcas de móveis Segmentação por classe social
A diversificação das marcas reduz o custo da companhia,portfólios dinâmicos diversificam a operação Internacionalização de algumas marcas ajudam outras marcas a crescerem

21 Estratégias de Segmentação de Marcas
Primeira Marca Segunda Marca

22 Estratégias de Segmentação de Marcas

23 Estratégias de Segmentação de Marcas

24 Reflexões sobre o Móvel “Popular”
Competitividade e competência Redução de cópias Qualidade de projeto de produtos Diversificação de modelos, materiais e revestimentos Inovação/modernização tecnológica Descentralização do canal de venda

25 Massificação versus Segmentação

26 Padronização versus Personalização

27 Móveis Populares Moval Irmol Luciane Fiasini

28 Móveis Personalizados
Florense Artefacto Kitchens

29 Tendências Design do Móvel

30 Boa estética formal/beleza
Tendências design do móvel Produção consciente / limpa Matérias-primas alternativas – desenvolvimento sustentado Qualidade de vida Conforto, funcionalidade, praticidade, saúde Boa estética formal/beleza

31 Design do móvel – produção consciente
Ethel Carmona Fernando Jaeger Irmãos Campana Carlos Motta

32 Visão Eucatex Líder de mercado em painéis e chapas de madeira com revestimentos diversificados para o segmento moveleiro Inovação de painéis com revestimentos diferenciados Revestimentos FF (Finish Foil), BP (melamina), Pintura sobre chapa e aglomerado

33

34

35

36

37 obrigado Andréa Krause Gerente de Marketing Eucatex SA


Carregar ppt "Cadeia produtiva de madeira e móveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google