A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Carga Horária: horas/aula Série: 4a. Professor: Érico Oda, MSc. Definição: Disciplina destinada a desenvolver uma base conceitual e prática sobre a gerência de informação na empresa, dirigida à tomada de decisões com visão gerencial e estratégica do ambiente empresarial, considerando as dimensões sociais, econômicas e tecnológicas envolvidas. Visa também identificar o papel da informática nas organizações e na integração sistêmica do processo de gestão. Fundação de Estudos Sociais do PR.

2 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
OBJETIVO GERAL Conscientizar o acadêmico da importância da Informação nas empresas, capacitando-o a analisar as necessidades, possibilidades e potencialidades a serem supridas/ viabilizadas por um Sistema de Informações Gerenciais como ferramenta de operação, gestão e diferenciação empresarial, com a utilização adequada de tecnologias da informação, capacitando-o a gerenciar todos os fatores e recursos envolvidos na sua implantação e operação com objetividade, segurança e responsabilidade social. OBJETIVO COMPLEMENTAR: Proporcionar a visão holística da organização/empresa, mediante a integração entre suas diversas áreas, e do seu todo com o meio ambiente onde atua, pelo intercâmbio das informações que geram, tratam, armazenam e utilizam. Fundação de Estudos Sociais do PR.

3 EMENTA - PLANO DE ENSINO
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DAS SUAS TECNOLOGIAS (Toffler, Negroponte, Tapscott) CONCEITOS DE DADO, INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SISTEMAS (O’Brien, Oliveira,) INDICADORES DE DESEMPENHO (Graeml, Kaplan, O’Brien) PAPEL ESTRATÉGICO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇOES (Albertin, Bio, Graeml, Kaplan) SISTEMAS EMPRESARIAIS BÁSICOS (Laudon&Laudon, Stair) EVOLUÇÃO E ABRANGÊNCIA DOS SI’s (Meirelles) TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BASICAS E APLICADAS(Laudon & Laudon, O’Brien, Torres) ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO (Feliciano Neto) TIPOS E NÍVEIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES (Laudon & Laudon, O’Brien, Oliveira) PLANO DIRETOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Laudon & Laudon, Meirelles, O’Brien,) ADMINISTRAÇÃO DE CENTRO DE INFORMAÇÃO (CI) (Laudon, Meirelles, O’Brien, Oliveira) SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES (Laudon & Laudon, O’Brien, Oliveira, Stair) SISTEMAS DE CONTROLE ESTRATÉGICO (Laudon & Laudon, O’Brien) BALANCED SCORECARD (Kaplan, Norton) RESPONSABILIDADE SOCIAL DO USO DA INFORMAÇÃO Fundação de Estudos Sociais do PR.

4 PROCESSO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com discussão de conteúdo e Estudo de casos Trabalhos Práticos para firmar o conhecimento Acompanhamento da Evolução das Tecnologias de Informação RECURSOS Quadro-negro Canhão multimídia Internet AVALIAÇÕES Participação em sala de aula Trabalhos práticos individuais e em equipe Provas individuais Fundação de Estudos Sociais do PR.

5 Fundação de Estudos Sociais do PR.
TRABALHOS DE PESQUISA Os trabalhos de pesquisa deverão ser compostos de textos de REDAÇÃO PRÓPRIA do(s) autor(es), exprimindo os SEUS conceitos a respeito do conteúdo dissertado. Em trabalhos acadêmicos, a apropriação indevida de autoria pela cópia de conteúdo de outros autores, sem o devido à fonte consultada, é considerada uma falta gravíssima, passível de punições severas. Textos de autoria de terceiros, inseridos no corpo do trabalho, com digitação e/ou recursos de COPIAR e COLAR, deverão estar explicitamente assinalados de acordo com as normas ABNT, com os devidos créditos. Todos os trabalhos deverão ser apresentados com a formatação acadêmica da ABNT e devem obrigatoriamente indicar a(s) fonte(s) bibliográfica(s) consultada(s). Fundação de Estudos Sociais do PR.

6 REGRAS PARA UM BOM CONVÍVIO
O horário de entrada e saída de sala de aula deverá ser rigorosamente observado, conforme determinação constante no Regimento da faculdade. Caso o acadêmico precisar se ausentar da sala de aula, deverá solicitar a permissão antecipadamente ou sinalizar com gestos. As chamadas serão realizadas em momento oportuno para que não prejudiquem o andamento das aulas Fazer trabalhos ou estudar outra disciplina durante a aula, que não a em questão, será considerado uma conduta antiética perante o professor e os outros colegas, passível de advertências e penalidades disciplinares. Celulares devem ser desligados ou mantidos em modo silencioso. As chamadas e mensagens recebidas deverão ser retornadas nos intervalos das aulas. Em caso de emergência extrema, solicitar a ausência da sala, com retorno permitido somente no início da próxima aula. Alimentos deverão ser consumidos na cantina ou fora do horário de aula. Fundação de Estudos Sociais do PR.

7 LEITURAS COMPLEMENTARES
BIBLIOGRAFIA BÁSICA LAUDON, Kenneth. LAUDON Jane – Sistema de informação, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999 O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2001.  LEITURAS COMPLEMENTARES ALBERTIN, Alberto Luiz .Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso.São Paulo:Atlas, 1996 BIO, Sérgio Rodrigues - Sistemas de informação:um enfoque gerencial.São Paulo: Atlas, 1993 FELICIANO NETO, A.; Furlan, J. D.; e Higa, W. Engenharia da informação. Rio de Janeiro:Makron Books, 1992 FREITAS, H., et al, Informação e decisão, Porto Alegre:Ortiz S/A, 1997 GANE, Chris; SARSON, Trish Análise estruturada de sistemas. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1985 GATES, Bill. A estrada do futuro. São Paulo:Companhia de Letras, 1995 GATES, Bill – A empresa na velocidade do pensamento. São Paulo: Ed.Schwarcz Ltda, GOMES,Luiz F.A.M.; GOMES,Carlos F.S.; ALMEIDA,Adiel T.. Tomada de decisão gerencial – enfoque multicritério. São Paulo: Atlas, 2002 GRAEML, Alexandre R. Sistema de informação: o alinhamento da estratégia de TI com a estratégia corporativa.São Paulo:Atlas, 2000

8 LEITURAS COMPLEMENTARES (Cont.)
HAMMER, Michel e James Champy – Reengenharia: revolucionando a empresa São Paulo:Campus, 1994. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard Rio de Janeiro:Campus, 1997 MÁTTAR Neto, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo:Saraiva, 2002 MEIRELLES, Fernando. Informática: novas aplicações com microcomputadores. Rio de Janeiro:2ª Ed.MAKRON Books Editora, 1994 MINTZBERG, Henry et al. Safari de Estratégia. Porto Alegre:Bookman, 2000 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais. São Paulo:Atlas,1992 REZENDE, Denis A,; ABREU, Aline F.de, Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais, S.P. Ed.Atlas, 2000 REZENDE, Denis A. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática SP:Atlas, 2003 SINGH, Harry. Datawarehouse: conceitos, tecnologias, implementação e gerenciamento. São Paulo: Makron Books, 2001 SINGH, Simon. O livro dos códigos: a ciência do sigilo – do antigo Egito à criptografia quântica. Trad.Jorge STAIR, Ralph Princípios de sistemas de informações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1998 TAPSCOTT Economia digital. São Paulo: Makron Books, 1997 TOFLER, Alvin A terceira onda. São Paulo:Record , 1987 TORRES, Norberto A. Competitividade Empresarial com a Tecnologia de Informação. São Paulo:Makron Books, 1995 NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 VASCONCELLOS FILHO, Paulo e PAGNONCELLI, Dernizo – Construindo estratégias para vencer !. Rio de Janeiro: Campus, 2001 EXAME, Editora Abril (revista quinzenal)HSM - Management - Ed.Savana (revista bimestral) INFO, Ed. Abril (revista mensal) Suplemento Semanal de Informática dos Jornais O Globo, Folha de São Paulo, Gazeta Mercantil, Ind.& Com. Fundação de Estudos Sociais do PR.


Carregar ppt "Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google