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COMUNICAÇÃO z É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. z Transfere.

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1 COMUNICAÇÃO z É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. z Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração.

2 COMUNICAÇÃO z Elementos da comunicação z Mensagem yescrita yfalada ydemonstrada z Pessoas yEmissor yReceptor (es) Comunicar, entender, passar informações

3 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO z Fonte de mensagem de comunicação = fato z A codificação z A transmissão z A recepção z A decodificação z A retro-informação para a fonte - feed-back.

4 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO z Barreiras organizacionais yníveis organizacionais yautoridade gerencial yespecialização z Barreiras interpessoais yPercepção seletiva yAtitude defensiva yMá escuta yUso impreciso da linguagem

5 TIPOS DE COMUNICAÇÃO z Descendente z Ascendente z Lateral ou horizontal z Diagonal z As pessoas é que se comunicam nas organizações. z A comunicação exige algum tempo do nosso cotidiano.

6 FORMAS DE LINGUAGEM z Por sinais z Por ação z Por objeto

7 FORMAS DE LINGUAGEM z O CORPO FALA... z A face z Os gestos z Os sons z A tonalidade da voz z As atitudes

8 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z O que quer dizer ? z Alegria ? !

9 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z E esta ? z Surpresa boa ?!

10 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z O que sugere esta carinha ? z Decepção ?

11 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z E esta ? z Preocupação ? !

12 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z E esta carinha ? z Surpresa ruim ? !

13 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z O que significa ? z Tristeza ? !

14 COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL z E esta ? z Raiva ?

15 COMUNICAÇÃO z AS COMUNICAÇÕES ORGANIZACIONAIS SÃO: 7 % VERBAIS 93 % POR OUTRAS FORMAS DE LINGUAGEM

16 TIPOS DE FEED BACK NAS ORGANIZAÇÕES: Elogio; crítica construtiva; nunca criticar de forma a inibir futuras iniciativas; incentivar o funcionário a perceber como poderia ter uma solução diferente. FEED BACK

17 Formas de Feed Back Reações Prováveis Resultado Verdade com Amor Aceitação Mudança Surpresa Crescimento Mentira com Amor Aprovação Estagnação Desconfiança Reforço do Comportamento Verdade com Desamor Agressividade Revida Descrédito Raiva Conflito Mentira com Desamor Agressividade Mágoa Fuga Inimizade

18 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA z Tenha consciência de que a comunicação seja efetiva. z Use a retro-informação - feedback

19 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA z Seja um ouvinte efetivo y Para de falar ao mesmo tempo y Faça quem fala sentir-se à vontade y Mostre a quem fala que você QUER ouvir y Pare de fazer outra outra coisa enquanto o outro fala, especialmente - falar ao telefone... y Elimine distrações

20 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA y Coloque-se na situação de quem está falando e perceba o ponto de vista do outro

21 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA y Contenha seu gênio, a ira pode fazer com que você entenda tudo errado

22 DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA z Siga com calma em argumentação e crítica y Cuidado com a defensiva - não discuta, y Faça perguntas, isto encoraja as pessoas a falarem e esclarecer fatos,

23 Pare de falar, e escute, afinal de contas, temos uma só boca e dois ouvidos, portanto, OUVIR é MAIS Importante, do que falar !!! DICAS PARA COMUNICAÇÃO EFETIVA


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