A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA JULIANE BRUSCHZ EDISON C. ZIEMER JÚNIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA JULIANE BRUSCHZ EDISON C. ZIEMER JÚNIOR."— Transcrição da apresentação:

1 CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA JULIANE BRUSCHZ EDISON C. ZIEMER JÚNIOR

2 HISTÓRIA: O cartão de crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 20. O primeiro cartão de crédito deste tipo atual foi o Diners Club, surgido por volta de 1950, criado por Macnamara, Schneider e Bloomingdale, que surgiu de uma necessidade do cliente que ao pedir a conta em um restaurante, perceberam que estavam sem dinheiro e negociaram com o proprietário que pagariam a conta mais tarde.E a partir dai resolveram criar um mecanismo que facilita-se o pagamento.

3 SIGNIFICADO: O cartão de crédito é um código que possibilita a aquisição de produtos e serviços, sendo que o pagamento será feito à administradora integralmente na data do vencimento estabelecida ou financiando parcial ou totalmente esse valor. Foi criado com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra. Esse código é apresentado em forma de cartão, que atualmente utiliza os sistemas de fita magnética ou microchip, servindo para a identificação do cliente em qualquer estabelecimento credenciado.

4 CONCEITO: Cartão de crédito é um documento de identificação ou comprobatório de que seu titular, cujo nome nele é impresso, possui crédito perante o emissor, que o autoriza a realizar compra de bens e a utilizar serviços a prazo, tal como saque em dinheiro.

5 FUNÇÃO: O uso do cartão de crédito visa facilitar a realização de compra e venda de mercadorias e a prestação de serviços, simplificando as transações comerciais, evitando o imediato desembolso do dinheiro por permitir o recurso do financiamento

6 O CONTRATO: há quatro contratos: entre o titular do cartão e a administradora;entre esta e cada empresa afiliada; entre a administradora e a instituição bancária que financia as vendas realizadas por meio do cartão; e entre o titular do cartão e cada afiliada

7 MODELOS DE CARTÃO: Cartões nacionais: são aceitos no Brasil e em geral têm anuidades e limites de crédito menores; Cartões internacionais: aceitos tanto no Brasil quanto no exterior; em geral as anuidades são mais, pois oferece alguns benefícios adicionais, como efetuar saques no exterior mediante o pagamento de tarifa, mas sem cobrança de juros. Ainda existem os cartões gold e platinum, com anuidades e limites maiores, que são aceitos no Brasil e exterior.

8 Existem quatro bandeiras distintas que operam em todos os âmbitos: AMERICAN EXPRESS MASTERCARD DINERS VISA

9 BENEFÍCIOS DO CARTÃO DE CRÉDITO: Aumenta a oferta de crédito, Aumentam em muito a capacidade de compras, sem a exigência de burocracias, Minimiza a necessidade carregar dinheiro em espécie, Permite ao usuário adiar por alguns dias o pagamento de suas compras, E em geral: Milhas aéreas, sorteios de prêmios em dinheiro e diversos produtos, bônus em pontos que podem ser revertidos em compras, milhas e até desconto nas anuidades, clube de compras formado exclusivamente para detentores de cartões de uma bandeira. Crédito com desconto em folha aos segurados do INSS, entre outros.

10 O cartão contém um número, o prazo de validade, o nome do titular e sua assinatura. EXEMPLO DA IDENTIFICAÇÃO PELO NÚMERO: **** Os 4 primeiros números informam qual Banco o cliente tem conta; **** Os seis números seguintes significam o segmento do cliente; **** Significa: 1 titular; **** Significa: 1 via; **** Significa: 2 via.

11 DIMENSÃO DO SEU CRESCIMENTO: Em setembro de 1991 eram apenas 7,9 milhões de cartões emitidos no Brasil. No último trimestre de 2004 foram 433,14 milhões de transações, perfazendo um total de US$ 30,12 bilhões e circulavam no país 52,5 milhões de cartões de crédito. O setor de cartão de crédito teve movimento recorde, no Brasil em 2004, chegando a R$100 bilhões.

12 O cartão de crédito representa uma verdadeira revolução no comércio, pela enorme expansão do crédito que possibilita. É uma importante ferramenta, pois incentiva a circulação da moeda e impulsiona o comércio e o desenvolvimento econômico.


Carregar ppt "CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA JULIANE BRUSCHZ EDISON C. ZIEMER JÚNIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google