A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL ÉRICO ODA, MSc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL ÉRICO ODA, MSc."— Transcrição da apresentação:

1 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL ÉRICO ODA, MSc.

2 2 O que é Estratégia zDefinição de ESTRATÉGIA como: Plano – direção, metodo – olhar à frente Padrão – comportamento – olhar para trás Posição – criação de, única – olhar para baixo e para fora Perspectiva – à maneira de – olhar para dentro e para cima Truque – manobra zA ESTRATÉGIA possibilita: Fixar Direção comum a todos Focalizar esforços e recursos Definir a organização e estruturas Prover coerência e consistência em posturas, ações e resultados MINTZBERG et al, 2000

3 3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL DEFINIÇÕES FORMAIS yPlanejamento Estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa e das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos estratégias e ações que possibilitem o aumento da competitividade empresarial (MOURA) yPE é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro por meio de um comportamento proativo, considerando o ambiente atual e futuro (VASCONCELOS) yA Administração Estratégica de uma empresa tem, como propósito principal, o desenvolvimento da mesma no sentido de promover uma maior geração de riqueza para os proprietários, colaboradores e à sociedade em geral, mediante a satisfação das necessidades e expectativas de seus clientes (WRIGHT). yA melhor maneira de prever o futuro é contruí-lo (Drucker)

4 4 zDefinição do NEGÓCIO yCampo de atuação da Organização zDeclaração da MISSÃO yRazão da sua existência, convergência de esforços zExplicitação dos PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO yCrenças e Diretrizes de suas ações, trasmitidos para e por seus colaboradores zEstabelecimento dos FATORES CHAVES DE SUCESSO yAtributos imprescindíveis para o sucesso da Organização PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 1 - Identidade Institucional

5 5 zAmbiente INTERNO – explicitar os atributos positivos e negativos internos da Empresa perante o mercado, concorrência e a si própria: y FORÇAS y FORÇAS ( Strenghts ) y FRAQUEZAS y FRAQUEZAS ( Weaknesses ) zAmbiente EXTERNO – detectar influências externas de contextos politicos, legais, sociais, tecnológicos e mercadológicos, criando: y OPORTUNIDADES y OPORTUNIDADES ( Opportunities ) y AMEAÇAS y AMEAÇAS ( Threats ) zConstruir Matriz de enquadramento daPOSTURA ESTRATÉGICA zConstruir Matriz de enquadramento da POSTURA ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 2 - Análise Ambiental - SWOT

6 6 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Análise de Postura Estratégica Matriz S.W.O.T. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL Análise de Postura Estratégica Matriz S.W.O.T.

7 7 zDefinição de OBJETIVOS ESTRATÉGICOS da EMPRESA (O quê ?) y Objetivos Globais xCrescimento – econômico, geográfico, quantitativo (marketing share) xAmpliação– abrangência, escopo, (marketing mix) xInovação – novos produtos, novos processos (P & D ) y Objetivos Específicos xProdutos / serviços determinados xAlvos delimitados (targets) xDomínio/Desenvolvimento de Competências Críticas PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico

8 8 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) zCriação de ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (Como ?) y Estratégias Gerais xInvestimentos xFusôes xAquisições xJoint-ventures y Estratégias Funcionais xMarketing – 5 P´s xProdução/Operação – Recursos Tecnológicos e Materiais xRecursos Humanos – Perfis, Qtdes., Habilidades e Competências xFinanças – Origens e aplicações

9 9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) zFixação de METAS (Quanto ?) yIndicadores de desempenho yQuantificação – atual e desejada yMensuração – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO zEstabelecimento de PLANO DE AÇÕES ( Onde, Quem e Quando ?) yAtividades – implementação, manutenção, evolução contínua yCronograma –objetivos em determinado prazo yRecursos – humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e intangíveis

10 10 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 3 - Formulação do Plano Estratégico (cont.) zElaborar ORÇAMENTO EMPRESARIAL (por Divisão, Função, Projeto) Origens e destinos do Capital Origens e destinos do Capital x Receitas x Financiamentos x Investimentos x Custos diretos e operacionais x Despesas indiretas e administrativas x Tributos x Lucratividade

11 11 zIMPLEMENTAÇÃO yLiderança - Estilos yPoder - Competências Técnicas e Políticas yCultura -Impactos da/na Cultura Organizacional zCONTROLES - desempenho e acompanhamento yQuantitativos – Indicadores tangíveis yFinanceiros – Orçamento empresarial yQualitativos – Formação de ativos intangíveis PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 4 - Implementação e Controle Estratégico

12 12 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 5 - Análises de Resultados e Revisão zANÁLISE DOS RESULTADOS yObjetivos atingidos – grau de realização yDesvios e soluções yAlternativas e Opções zREVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ySistemática yContigencial

13 13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL 4 - Implementação e Controle Estratégico (cont.) Balanced Scorecard (Kaplan & Norton) yPerspectiva Financeira xDesenvolvimento econômico desejado - crescimento, sustentação, colheita xROI, EVA, lucratividade, receitas, custos, utilização de ativos y Perspectiva do Cliente (Mercado) xIdentificação dos segmentos de clientes e mercados xSatisfação, fidelidade, retenção, captação, lucratividade y Perspectiva dos Processos Internos xExcelência nos processos críticos (inovação, operação, pós-venda) xQualidade, produção, produtividade, ciclo y Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento Organizacional xCompetência, infra-estrutura e clima de ação xPessoal: satisfação, retenção, produtividade), xSistemas de informação: agilidade, abrangência e segurança xProcessos organizacionais: melhorias, evolução, revolução

14 14 Autores Recomendados Peter Drucker Michael Porter Henry Mintzberg Paulo Vasconcellos Irídio J.de Moura Djalma R.P. de Oliveira R.L.Ackoff H.Igor Ansof Robert Kaplan e David Norton Gary Hamel C.K.Prahalad Peter Wright

15 15 ÉRICO ODA, MSc. zFORMAÇÃO: Engenheiro Civil - UFPR Bel. Administração de Empresas - FAE Especialista em Processamento de Dados –CDE/FAE Pós-Graduado em Engenharia de Produção - UFSC Mestre em Administração – TI Aplicadas – UFRGS zAREAS DE CONHECIMENTO: Planejamento e Controle Estratégico, Gestão de TI e Gestão de Produção zPROFESSOR DAS INTITUIÇÕES: IBMEC, UNICENP, FESP, PUC-PR zCONSULTOR SENIOR EM: Planejamento Estratégico Emprearial Estruturação e Organização Informatização e aplicação de Tecnologias de Informação zCONTATOS: 0xx


Carregar ppt "1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL ÉRICO ODA, MSc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google