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GESTÃO DO CONHECIMENTO Sistemas de Apoio à Decisão SADs baseados em DADOS SADs baseados em MODELOS Apoio à construção de conhecimentos em: - Marketing.

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1 GESTÃO DO CONHECIMENTO Sistemas de Apoio à Decisão SADs baseados em DADOS SADs baseados em MODELOS Apoio à construção de conhecimentos em: - Marketing - Finanças - Recursos Humanos - Produção e Operação

2 SAD S – BASEADO EM DADOS Operações OLAP – On Line Analytical Processing Informações Internas e Externas CUBO MULTIDIMENSIONAL: Ranging – Mudanças de/na faixa de dados, inserções Drilling – Mudança de escopo de dados/alteração do nível Down – Vertical, do sintético para analítico Drill Across – Comparativos transversais Up – Consolidações, totalizações Rotation – altera disposição/visão dos dados Slicing – Fatiar, segmentar dados com determinadas características Ranking – Filtragem, classificação e ordenação Evolutions – Séries históricas, Graficos, Tendências

3 SAD S BASEADO EM MODELOS SADs baseado em modelos: Representações Teóricas da Realidade: Modelos L ógico- matemáticos, Simuladores, Estatísticos e Históricos Construção de MODELOS baseada em: SGBD interno – ERP, SIG, Biblioteca técnica (projetos, processos, padrões) Pesquisas e desenvolvimentos - engenharia Registros e controles internos - PCP Prototipação – P&D Amostras e testes – CQ Especificos/Estatísticos – resultados laboratoriais

4 SAD S BASEADO EM MODELOS Operações em modelos Simulação, Testes, Prototipação Parametrização Variáveis Independentes Dependentes Variáveis objetivos What IF, Target Otimização: Maximização/Minimização Geração de Cenários, Tendências e Históricos

5 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO EM MARKETING

6 SAD EM M ARKETING Dimensões: - Mercado Potencial – Demografia/segmentos - Clientes - mercado atual: ativos/inativos - Concorrentes – diretos/indiretos - Produtos – vendas/não-vendas/estoques - Ponto-de-venda - desempenhos - Promoções - retornos - Preços – alinhamentos - Pesquisas: mercados/clientes/produtos/

7 SAD EM M ARKETING Data Warehouses – de dados e informações Ambiente Externo: Demográficos – IBGE, Ipardes, Ippuc Especificos/Estatísticos – Órgãos públicos, MEC, Anvisa, Sebrae, Associações (Fiep), Sindicatos (Construção Civil) Dados Comercializados: Datalistas, Global Research, DataMarts - Pesquisas próprias, Dados de terceiros Ambiente Interno: SGBD– ERP, SIG, Aplicativos (Primários) Documentos – propostas, orçamentos, contratos

8 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO EM FINANÇAS

9 SAD EM F INANÇAS Dimensões : Financeira Ciclometria Lucratividade – Mark-up Demostrativos de Resultados Operacionais – regime de Caixa Econômica Contabilidade Patrimonial Rentabilidade – ROI – Retorno de Investimentos Demonstrativos de Resultados Patrimoniais – regime de Competência Custos Custos Apropriados Custos rateados - critérios Margens de Contribuição – Profits share Resultados Ciclos de vida – produtos, processos Séries históricas Tendências

10 SAD EM F INANÇAS Data Warehouses: Ambiente Externo: Indicadores Financeiros – TMA, SELIC, IGPM. IGPA... Especificos/Estatísticos – Industria, Economia em Geral Pesquisas e Dados de Terceiros: Séries históricas, Mundiais, Nacionais, Regionais Ambiente Interno: SGBD interno – Lucratividade e Rentabilidade, Fluxo de caixa DataMarts – Clientes/Recebíveis, Fornecedores/Exigíveis

11 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO EM RECURSOS HUMANOS

12 SAD EM RH Dimensões : GESTÃO DO CAPITAL HUMANO Recrutamento e Seleção Quadro de perfis Banco de currículos Treinamento e Desenvolvimento Curriculos funcionais – formação Cursos e treinamentos Gestão de Competências e Habilidades Controle e Avaliação Ficha financeira Avaliações - Promoções e méritos Ocorrências – restrições e deméritos Retenção e Encarreiramento Plano de cargos e salários Pesquisas salariais Benefícios

13 Data Warehouses: dados e informações Transacionais (OLTP), Consolidados (Marts), Estatísticos e Históricos Ambiente Externo: Demográficos – População, ocupações, IBGE, Ipardes, Ippuc Especificos/Estatísticos – Cargos e Salários, Dados de terceiros, Sebrae, Associações (Fiep), Sindicatos Dados Comercializados: Empresas de RH, Pesquisas em RH Ambiente Interno: SGBD interno – Gestão de RH, Folha de Pagamento (Primários) DataMarts – Cargos, Salários, Segmentações internas SAD em RH

14 SISTEMA DE APOIO À DECISÃO EM PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

15 SAD EM PRODUÇÃO E OPERAÇÃO Dimensões: - Engenharia de Produtose de Processos Prototipação Engenharia reversa Modelagem Testes - Planejamento de Produção Simuladores em MRP II Teoria das Restrições (TOC) – Eliyahu Goldratt - Qualidade – sistemas e controles Modelos Estatísticos - probabilidades Modelos Estocáticos – padrões na aleatoriedade - Produtividade – controle e avaliação Padrões X Medições - indicadores Melhoria Contínua – Lean Production – séries históricas - Custos Insumos e componentes Análise de valor - Minimização

16 TEORIA DAS RESTRIÇÕES Theory of Constraints - Eliyahu Goldratt Visão sistêmica – sistema produtivo Explicitar variáveis Identificar as restrições do sistema Expandir restrições (gargalos) Trade-offs - Cobertor curto Limites SAD em Produção e Operação

17 BI - PROCESSO ETL E AS APLICAÇÕES ANALÍTICAS ERPs Legad o WEB Planilha ETL Extract Transform and Load Dados Agregados Bases de dados transacionais Outro s Aplicações analíticas Cockpits/ DashBoard Alertas Cubos OLAP Mineração Relatórios Estatísticas Simulações Base de dados analítica 17 Prof. Érico Oda, MSc

18 DASHBOARD: COCKPIT DE GESTÃO O DashBoard (painel de controle) deve: – ser dinâmico (permitir ao executivo escolher os indicadores que deseja monitorar); – permitir drill-down (detalhamento) e drill-up (visão macro); – permitir integração com outras ferramentas analíticas (rankings, tendências) 18 Prof. Érico Oda, MSc

19 C UBOS OLAP - A NÁLISE MULTIDIMENSIONAL Indicadores - Custo - Quantidade - Receita Tempo - Dia - Semana - Mês - Trimestre - Ano Base de dados analítica Dados Agregados CUBO(S) Item de análise - Região - Cliente - Produto - Vendedor 19 Prof. Érico Oda, MSc


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