A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento 2011 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento 2011 1."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento

2 Evolução da Sociedade Humana Sociedade Primitiva – Pré-história Início: Armas e ferramentas primitivas e domínio do fogo Foco: Sobrevivência e predomínio Físico Atividades Central : Extrativismo vegetal e animal da natureza Base de ações: Força física, intuição e pragmatismo, (força/habilidade física, instinto e experiência) Recurso principal : Humanos – Capacidade e Habilidades Físicas Sociedade Agrícola – Antiguidade – Revolução Industrial Início: Fixação do homen à terra Foco: Dominio da Natureza – Vegetais, Animais, Solo, Clima Atividade: Agricultura, Pecuária e extração mineral Base de ações: Artesanato, misticismo e experimentação, (habiildades, crenças e testes práticos) Recurso principal: Natural – extensão territorial Sociedade Industrial – Revolução Industrial a 2a.Guerra Mundial Início: Revolução Industrial Foco: Produção de bens e serviços em massa Atividade Central: Transformação industrial de recursos naturais em produtos Base de ações: Ciências, conhecimento estruturado (pesquisas e desenvolvimentos de máquinas, produtos e processos) Recurso principal: Capital financeiro Sociedade do Conhecimento – Atual Início: Evolução e uso de TIs – Tecnologias de Informação (Computadores e Telefonia) Foco: Informações e conhecimentos Atividade Central: Pesquisa, obtenção, tratamento, armazenamento, transmissão e utilização de dados e informações Base de ações: Geração de novos conhecimentos, por pesquisas, relacionamentos e integrações dinâmicas Recurso principal: Informação e Conhecimento (Inteligência) 2

3 Quadro AmbientalGlobalização Mercados, Finanças, Informações, Logísticas Disponibilização de Tecnologias Informática, Telecomunicações, Internet, Multimídia, Qualidade, Produtividade, Agilidade e Flexibilidade Competitividade, Consumidor Exigente, Redução de Custos 3

4 O amadurecimento do mercado e as exigências competitivas Fonte: BOWIJN P.T., KUMPE T. Manufacturing in the 1990s – productivity, flexibility and innovation. Long Range Planning, v.23, n.4, p.44-57, Aug.1990

5 Novas Exigências Empresariais Paradigmas: Qualidade – Mais Valor - Fazer certo e bem feito Produtividade – Mais barato - Fazer mais com menos Agilidade – Mais rápido - Fazer e entregar com velocidade Flexibilidade – Produtos e Serviços Personalizados - Fazer diversos e diferentes 5

6 Objetivos das Organizações Nível Estratégico Efetividade – atingir objetivos: ter competitividade, vantagem, diferencial Tático/Gerencial Eficácia – atingir metas – desempenho conjunto, informação, decisão, ação, resultados Operacional Eficiência – melhorias permanentes desempenho individual, qualidade, agilidade, volume, segurança, conforto 6

7 ADMINISTRAR = TOMAR DECISÕES Resolver Conflitos/Escolha/Equilíbrio de Atributos Excludentes = TRADE- OFFS QUALIDADE TRADE OFFS TRADICIONAIS Produção: Produção: Produtividade – Qualidade - Custos Aplicação Financeira: Aplicação Financeira: Rentabilidade – Liquidez – Segurança Vendedor: Vendedor: Markup (Margem) – Escala(Quantidade) – Giro (Velocidade) Comprador: Comprador: –Bom (qualidade) – Bonito (estética) – Barato (preço) Casamento: Casamento: –Bonito(a) – Rico(a) – Inteligente PRAZO/TEMPO CUSTO Diversos Produtos Diferentes 7 Informações+Inteligencia=Mais Conhecimento => Decisões mais corretas => Maiores Resultados Positivos => MAIS SUCESSO

8 8

9 Dimensões da Qualidade e Produtividade Especificações de Produtos/Serviços - Principais, diferenciadoras, secundárias Conformidade de Produtos e Processos - Obediência à especificação, padrão Confiabilidade de Processos- Probabilidade de mau funcionamento ou falha Durabilidade - Prazo de deterioração (física) ou obsolescência (funcional) Estética - atributos subjetivos, aparência, som, sabor, cheiro Qualidade Percebida – reputação, status, valor intrínseco Desempenho – Output / Input - Performance operacional Produção Enxuta – sem desperdicio, perdas nem ociosidades Minimização de tempo de ciclo de produção 9

10 Dimensões da Agilidade e Flexibilidade Atendimento - Tempo de resposta, prazo, competência e cortesia Mobilização – Time to market, Conceito=>Produto, Rede de operações Capacidade Instalada e Utilizada – Reserva de Capacidade Personalização – Variabilidade, Grades, Expectativas individuais Atualização – Modernização, Pesquisa e Inovação Capacitação – Evolução permanente, Aprendizagem Organizacional 10

11 Evolução da Sociedade Humana Fonte: TOFLER, Alvin. A Terceira Onda Ed.Record.SP, 1987 Sociedade Início, Onda Atividade Principal Distribuição Geográfica Fonte de Riquezas Centro do Poder Poder subjacente Cultura, Informação InformaçãoFatorPredominantePrimitiva Fogo e Armas primitivas Coletar alimentos Tribos Nomades Dominio Físico Força Bruta, Maior Tribo Curandeiros, pajés Oral, Figurativa Mão de Obra Agrícola Fixação à terra, agricultura Produção agrícola, comércio População rural, dispersa Descobrimentos posses, terras Armas, extensão territorial Igreja, religiões Oral, ManuscritosRecursosNaturais Industrial Revolução Industrial Produção em série Concentração em cidades Processos industriais Armas, Capital, máquina Mercado, política Imprensa, livros, rádioCapitalConhecimento Tecnologias da informação Gerar conhecimento Espaço virtual Anywhere Informações e Tecnologias Know How, Softwares, hardwares Parcerias, interações Relacionamentos Internet, realidade virtualInformaçãoConhecimento 11

12 Recursos Humanos Filosofia, Sociologia, Psicologia, Direito Administração de Recursos Humanos Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Treinamento, Controles Aprendizagem Organizacional Matéria Prima Administração de Materiais, Compras e Suprimentos Administração de Produção e Operação Logística, Cadeia Produtiva de ValorCapital Administração Financeira Contabilidade, Custos, Controladoria Informação Tecnologias da Informação Engenharia da Informação e de Processos Sistemas de Informação Gerencial Ferramentas de Gestão do Conhecimento Fatores de Produção X Disciplinas da Administração 12


Carregar ppt "SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ECONOMIA DIGITAL Faculdade de Educação Superior do Paraná Pós graduação em Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento 2011 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google