A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos da aula: Compreender a importância da reflexão ética na prática educativa. Identificar, na sociedade, valores conflitantes, cujas motivações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos da aula: Compreender a importância da reflexão ética na prática educativa. Identificar, na sociedade, valores conflitantes, cujas motivações."— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos da aula: Compreender a importância da reflexão ética na prática educativa. Identificar, na sociedade, valores conflitantes, cujas motivações devem ser equilibradas e analisadas constantemente. Relacionar o processo educativo à possibilidade de desenvolver um debate permanente, no qual possíveis conflitos possam ser resolvidos de forma harmônica.

2

3 A DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA e MORAL ÉTICA estuda a conduta do homem: seus fins, meios e motivos de seu agir, refletindo sobre sua própria natureza. Analisa normas, valores e regras que orientam o comportamento do homem no convívio social. A ÉTICA vai se construindo com a convivência. Quero (mas não devo) Devo (mas não posso) Posso (mas não quero) Como se define o que é ético? MORAL: Conjunto de regras, normas e preceitos que orientam a conduta efetiva de diversas comunidades específicas, estabelecendo o que está permitido, o que está desaconselhado e o que está proibido.

4

5 Qual é o papel social da escola? Preparar o aluno para a vida (conhecimento, convivência, cidadania e trabalho). promover a autonomia dos alunos, estimulando a sua capacidade de pensar livremente e decidir por si próprios. Elaborar um projeto pedagógico comprometido com a realidade social, com o fortalecimento dos processos de humanização e democratização. Despertar o pensamento ético como determinante na formação da consciência cidadã do aluno. Estimular o convívio democrático e tolerante entre os alunos, fomentando o respeito às diferenças individuais (religiosas, étnicas, culturais, políticas, etc). Estimular o diálogo Valorizar a iniciativa e a criatividade do aluno.

6 ESCOLA, CONFLITO E CONVIVÊNCIA Os desafios da escola: Burocracia, hierarquia e autoritarismo Ambiente discriminatório e de atitudes preconceituosas Repetência e evasão Gestão Democrática As tecnologias Sobrelotação e infraestrutura Avaliação como processo hierarquizador, classificatório e rotulador dos alunos Violência Inexistência de condições de convívio acolhedores e atrativos.

7 ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMUNICATIVA E CONVIVENCIAL. Diálogo Respeito e tolerância Cultivo das boas relações interpessoais Aprendizagem cooperativa Compromisso com o bem comum de caráter global Aceitação do pluralismo e da diversidade Pedagogia participativa e motivadora Valorização da criatividade

8 Investimento, planejamento e gestão Alfabetização Acesso e qualidade do ensino Reforma curricular Distorção idade-série Formação / valorização dos professores Infra-estrutura de escolas

9 Ética na Escola

10 SITUAÇÃO PARA REFLEXÃO: A equipe pedagógica da Escola Renascer levou as crianças do Ensino Fundamental a um passeio ao Parque Aquático. Ficou acertado entre a escola e o parque, que crianças de até 8 anos de idade pagariam meia, ou seja, a metade do valor do ingresso. Maria tem 10 anos, mas parece ser muito mais nova. Na entrada, a atendente do parque sequer perguntou a idade da criança, por aparentar mais jovem, cobrou a metade do valor. O responsável da escola imediatamente falou: “senhora, o troco está errado. A aluna tem 10 anos e paga o valor integral.

11

12 O APRENDIZADO DA CIDADANIA Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (1998) A grande novidade introduzida pelos PCN’s foi considerar a ÉTICA (convívio social) como um tema transversal do processo educativo brasileiro. TEMAS TRANSVERSAIS Ética Saúde Sexualidade Meio Ambiente Pluralidade cultural Estudos econômicos

13 Entender que o modo como o professor atua em sala de aula é essencial para que os alunos tenham acesso a uma reflexão ética.. Reconhecer a autoridade do professor para a orientação e conduta da aula. Refletir sobre a transferência de responsabilidade da família para a escola. Reconhecer a importância da afetividade no processo educativo. Perceber a importância do diálogo. Analisar a violência social e suas consequências na escola. Manter o ambiente organizado e limpo. AS RELAÇÕES NA DINÂMICA DA SALA DE AULA

14 A ÉTICA NA ESCOLA Ser humilde e apresentar um comportamento coerente com a prática. Ser responsável, assíduo, pontual e cumpridor de prazos Proporcionar um debate democrático entre todos que convivem na escola, comprometido com as práticas igualitárias. Discutir sobre cidadania, direitos e deveres. Incentivar o pensamento crítico. Contextualizar o ensino da ética à vivência do aluno. Promover a cooperação e o respeito. Evitar qualquer atitude que gere discriminação e preconceito. Evitar comentários negativos sobre o trabalho de outros professores.

15 COMPROMISSO ÉTICO DO ALUNO  Respeitar o trabalho do professor e dos funcionários da escola.  Não colar em avaliações e/ou plagiar trabalhos da internet.  Ter um comportamento que crie um ambiente positivo e agradável na escola.  Não pegar objetos dos colegas sem pedir emprestado.  Não pagar a “outros” para elaborarem trabalhos acadêmicos.  Respeitar as normas e regras de funcionamento da escola.  Evitar uso de apelidos nos colegas que possa gerar mágoas e mexer com a autoestima.


Carregar ppt "Objetivos da aula: Compreender a importância da reflexão ética na prática educativa. Identificar, na sociedade, valores conflitantes, cujas motivações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google