A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUESTÃO DOS GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO LETRAMENTO Profa Dra Siumara Aparecida de Lima UTFPR – Câmpus Ponta Grossa siumara@utfpr.edu.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUESTÃO DOS GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO LETRAMENTO Profa Dra Siumara Aparecida de Lima UTFPR – Câmpus Ponta Grossa siumara@utfpr.edu.br."— Transcrição da apresentação:

1 A QUESTÃO DOS GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO LETRAMENTO Profa Dra Siumara Aparecida de Lima UTFPR – Câmpus Ponta Grossa

2 TÓPICOS PARA REFLEXÕES
A PROPOSTA DOS PARÂMETROS LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO ESCRITA E LEITURA GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS TEXTUAIS (AUTORES) CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS TEXTUAIS COMO A TEORIA PODE CONTRIBUIR COM A PRÁTICA NOS ANOS INICIAIS

3 Ensinar a escrever textos torna-se uma tarefa muito difícil fora do convívio com textos verdadeiros, com leitores e escritores verdadeiros e com situações de comunicação que os tornem necessários. Fora da escola escrevem-se textos dirigidos a interlocutores de fato. Todo texto pertence a um determinado gênero, com uma forma própria, que se pode aprender. Quando entram na escola, os textos que circulam socialmente cumprem um papel modelizador, servindo como fonte de referência, repertório textual, suporte da atividade intertextual. A diversidade textual que existe fora da escola pode e deve estar a serviço da expansão do conhecimento letrado do aluno. (PCN)

4 LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
“Não se pode confundir as diversidades de manifestações sociais do letramento com a escrita como tal, pois esta não passaria de uma das formas de letramento, ou seja, o letramento pedagógico.” “ ... Os letramentos se manifestam como eventos em que a escrita, a compreensão e a interação se acham integralmente imbricadas” Marcuschi (2001, p. 15)

5 ESCRITA E LEITURA Leitura Interpretação Composição Reestruturação
Reescrita Refacção

6 GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS TEXTUAIS
Marcuschi (2005) telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, ata de reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso equipamento, outdoor, relato de inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, , bate-papo por computador, aulas virtuais, entre outros exemplos Tipos: Jean-Michel Adam (1990) Descrição, narração, argumentação, explicação, diálogo, instrução, injunção

7 CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
De forma geral, o gênero toma como base os critérios a seguir ao ser nomeado (Marcuschi 2009, p.164): 1. Forma estrutural: gráfico, rodapé, debate, poema. 2. Propósito comunicativo: errata, endereço. 3. Conteúdo: nota de compra, resumo de novela. 4. Meio de transmissão: telefonema, telegrama, Papéis dos interlocutores: exame oral, autorização. 6. Contexto situacional: conversação, carta pessoal.

8 CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS TEXTUAIS
Jean-Michel Adam (1992) apresenta o termo sequencialidade, para mostrar que cada gênero pode ser composto de sequências textuais diferentes.

9 Estrutura sequencial narrativa

10 Estrutura sequencial descritiva

11 Estrutura da sequência argumentativa

12 A sequência conversacional-dialogal

13 Gênero textual: Carta Pessoal
Sequências Gênero textual: Carta Pessoal Descritiva 11/08/1991 Injuntiva Amiga Oi! Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo na escrivaninha, com um Micro System ligado na minha frente (bem alto por sinal). Expositiva Está ligado na Manchete FM – ou rádio dos funks – eu adoro funk, principalmente com passos marcados Narrativa ontem mesmo (sexta – feira) eu fui num baile funk e cheguei quase quatro horas da manhã. Dançar é muito bom, principalmente em uma discoteca legal. Aqui no condomínio onde moro têm muitos jovens, somos todos muito amigos e sempre vamos todos juntos. É mesmo maneiro

14 Narrativo O Carlos já foi três vezes com a gente. Injuntiva pergunte só a ele como é! Expositiva Está tocando agora o “Melo da Mina Sensual”, super demais! E você que rádios curte? [...] Você sabia que eu tava namorando? Ela mora aqui no prédio. A gente se gosta muito, às vezes eu acho que nunca vamos terminar, depois eu acho que o namoro não vai durar muito, entende? [...]

15 GÊNERO TEXTUAL funda-se em critérios externos (sociocomunicativos e discursivos)
TIPOS DE SEQUÊNCIAS TEXTUAIS fundam-se em critérios internos (linguísticos e formais).

16 Exercícios: Leia atentamente os três textos seguintes:
Drogas x Dirigir Na campanha contra o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, todos devem participar, a sociedade em geral como também fabricantes e comerciantes. As estatísticas revelam que a maioria dos acidentes ocorrem porque o condutor está alcoolizado, com taxa de álcool acima do limite permitido por lei [...]

17 Após ter observado as características das sequências explicativa, argumentativa e injuntiva e ter lido os três textos acima, discuta em pequenos grupos e responda: Que sequência predomina em cada texto? Considerando a função e intenção de cada texto, justifique o emprego de tais sequências em cada caso

18

19 O gênero textual é o instrumento de mediação para o ensino

20 Como a teoria pode contribuir com a prática nos anos iniciais
1. Leia textos que se apresentam em diferentes gêneros. 2. Observe os tipos de sequências textuais recorrentes em determinados gêneros, como s formais ou aqueles escritos de forma bem pessoal. 3. Liste os gêneros recorrentes na comunicação eletrônica. 4. Mostre os gêneros que mais são utilizados na oralidade e quais são importantes para a escrita 5. Indique as diferenças entre os gêneros que se apresentam de forma oral e escrita.. 6. Crie situações reais em contextos que permitem reproduzir uma situação concreta . Após produza diferentes textos. (kleim, 2009)

21 textos variados sobre leitura em diferentes níveis de ensino
Videos sobre leitura – E-book - artigo sobre gêneros ns séries iniciais

22 REFERÊNCIAS ADAM, J.M. Tipos de sequências textuais elementares. Porto Alegre, MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A.M., GAYDECZKA, B., BRITO, K.S. Gêneros Textuais: reflexões e ensino. Palmas, Kaygangue, 2005, p MARCUSCHI, L.A Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.P., MACHADO, A.R. e BEZERRA, M.A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

23

24 Caio percorreu 3000 metros de bicicleta em 30 minutos
Caio percorreu 3000 metros de bicicleta em 30 minutos. Quantos quilômetros (km) ele percorrerá em 1 hora?


Carregar ppt "A QUESTÃO DOS GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS NO LETRAMENTO Profa Dra Siumara Aparecida de Lima UTFPR – Câmpus Ponta Grossa siumara@utfpr.edu.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google