A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA PRIMEIRO COLEGIAL PROF. OMAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA PRIMEIRO COLEGIAL PROF. OMAR."— Transcrição da apresentação:

1 GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA PRIMEIRO COLEGIAL PROF. OMAR

2 JEAN JACQUES ROUSSEAU FICHA NASCEU EM GENEBRA – SUIÇA – 1712 MORREU EM ERMENOVILLE – FRANÇA – – PRINCIPAIS OBRAS O CONTRATO SOCIAL O HOMEM NASCE LIVRE, MAS EM TODA PARTE SE ENCONTRA A FERROS. MARCA A PASSAGEM DO HOMEM EM SEU ESTADO NATURAL À LIBERDADE CIVIL. O CONTRATO SOCIAL DELIMITA REGRAS, CONDUTAS, FORMAS ÉTICAS DE COMO SE PORTAR FRENTE A SOCIEDADE.

3 PRIMEIRO – NÃO SOBREPOR O DIREITO DO OUTRO.

4 SEGUNDO – O ESTADO COMPÕE-SE COMO FREIO ENTRE O CIDADÃO E O ESTADO.

5 TERCEIRO – O ESTADO DEVE SER CONTROLADO PELOS PRÓPRIOS CIDADÃOS, DIANTE DE SUAS POSSIBILIDADES DE LEIS.

6 ROUSSEAU – VAI TRATAR DESSA OBRA NUM MOMENTO EM QUE ELE IRA EXPRESSAR-SE ASSIM: AQUELE SUJEITO LIVRE, O HOMEM LIVRE TOTAL – MAS É QUE ESSA LIBERDADE TOTAL NÃO EXISTE E NEM PODE EXISTIR, PORQUE SE NÃO, NÃO EXISTE O HUMANO – ENTÃO, UMA VEZ QUE NÃO EXISTE ESSA POSSIBILIDADE, NÓS TEMOS QUE FAZER UM MAL NECESSÁRIO, QUE É O CONTRATO SOCIAL.

7 ROUSSEAU ANALISA A ORIGEM DAS DESIGUALDADES SOCIAIS.

8 TIPOS DE DESIGUALDADE SEGUNDO ROUSSEAU A)NATURAL OU FÍSICA. ESTABELECIDA PELA NATUREZA – Consiste na diferença de idades, saúde, forças corporais e das qualidades de espírito ou da alma. B) MORAL OU POLÍTICA. CONSISTE NOS DIFERENTES PRIVILÉGIOS DE ALGUNS EM PREJUÍZO DOS DEMAIS.

9 QUAL É A FONTE DA DESIGUALDADE NATURAL? O SURGIMENTO DA PROPRIEDADE PRIVADA – O PRIMEIRO QUE, CERCANDO UM TERRENO, LEMBROU DE DIZER – ISTO É ME PERTENCE – E ENCONTROU CRIATURAS SUFICIENTEMENTE SIMPLES PARA ACREDITAR, FOI O VERDADEIRO FUNDADOR DA SOCIEDADE CIVIL.

10 QUANTOS CRIMES, GUERRAS, ASSASSINATOS, MISÉRIAS E HORRORES TERIA POUPADO AO GÊNERO HUMANO AQUELE QUE RETIRANDO AS ESTACAS OU ENTULHANDO O FOSSO, TIVESSE GRITADO AOS SEUS SEMELHANTES, - GUARDÁI-VOS DE ESCUTAR ESSE IMPOSTOR! ESTAIS PERDIDOS SE VOS ESQUECEIS DE QUE OS FRUTOS A TODOS PERTENCEM E DE QUE A TERRA NÃO É DE NINGUÉM – A PARTIR DAÍ, SURGE O TRABALHO, A ESCRAVIDÃO, ETC.

11 ROUSSEAU ERA UM HOMEM DO SEU TEMPO (SÉCULO XVIII) – UMA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS. ERA POLÊMICO POIS CONTESTAVA SOBRETUDO O PODER – MUITOS FILÓSOFOS O DESCREVEM COMO UM FILÓSOFO ILUMINISTA, MAS GRANDE PARTE TAMBÉM NÃO O VÊ COMO TAL. DE ILUMINISTA ELE SÓ TEM O FATO DE TER NASCIDO NO SÉCULO XVIII. UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES DE NÃO VÊ-LO COMO ILUMINISTA É PORQUE OS ILUMINISTAS TRATAM MUITO DE ESTAR PRÓXIMOS A BURGUESIA, E SEREM FINANCIADOS POE ELA. – ROUSSEAU BATE NA BURGUESIA, ELE NÃO COMPACTUA COM ELA.

12 AUGUSTE COMTE FICHA ISIDORE AUGUSTE MARIA FRANÇOIS XAVIER COMTE. FILÓSOFO E MATEMÁTICO FRANCÊS. NASCEU EM MONTPELLIER – 1798 FALECEU – PARIS

13 POSITIVISMO CORRENTE DESENVOLVIDA PELO FRANCÊS AUGUSTE COMTE; SURGIU DO ILUMINISMO E DAS CRISES: SOCIAL E MORAL DA IDADE MÉDIA. SEGUNDO COMTE – O HOMEM PASSOU E PASSA POR TRÊS ESTÁGIOS EM SUAS CONCEPÇÕES, ISTO É, NA MANEIRA DE CONCEBER IDÉIAS. 01 – TEOLÓGICO O SER HUMANO EXPLICA A REALIDADE APELANDO PARA OS FENÔMENOS SOBRENATURAIS: DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS.

14 02 – METAFISICO AQUILO QUE A MENTE CONCEBE E A FORÇA HUMANA PODE REALIZAR. O QUE PODEMOS FAZER? 03 – POSITIVO OU CIENTÍFICA ETAPA FINAL E DEFINITIVA, NÃO SE BUSCA MAIS O PORQUÊ DAS COISAS, MAS SIM COMO. ESTA TERCEIRA CORRESPONDE A SOCIEDADE INDUSTRIAL, O CONHECIMENTO SE BASEIA NA DESCOBERTA DAS LEIS OBJETIVAS QUE DETERMINAM OS FENÔMENOS. ADOTA UMA VISÃO EVOLUCIONISTA, EUROPOCENTRICA (ARGUMENTO UTILIZADO NO NEOCOLONIALISMO.

15 COMTE – TRABALHA COM UMA VISÃO EVOLUCIONISTA DA SOCIEDADE EUROCENTRICA E TELEOLÓGICA, DE CARÁTER SINTÉTICO E NÃO ANALÍTICO, ELE VÊ QUE TODA SOCIEDADE DEVE SE ENCAMINHAR PARA O MODELO DA SOCIEDADE EUROPÉIA. COMTE TRABALHA COM O CONCEITO DE FATALIDADE. É FATAL, É INEVITÁVEL, QUE AS SOCIEADES SE ENCAMINHARÃO PARA O MODELO EUROPEU INDUSTRIAL, PORÉM, É FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA PERMITIR QUE ESSE CAMINHAR SE ACELERE. *OUTRO PONTO FUNDAMENTAL – DENTRO DA SOCIOLOGIA DE COMTE É QUE ELE NÃO CONCORDA COM A VISÃO DO CONFLITO SOCIAL. PARA ELE, NA VERDADE, UMA PALAVRA FUNDAMENTAL É A PALAVRA DA ORDEM – A EVOLUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DEVE RESPEITAR A ORDEM NATURAL DA EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE.

16 ELE NÃO CONCORDA: REVOLUÇÕES MUDANÇAS DRÁSTICAS OBVIAMENTE ELE NÃO CONCORDA COM A PARTICIPAÇÃO DAS MASSAS POPULARES. PORTANTO – COMTE CONCORDA COM UMA TRANSFORMAÇÃO, ELE CONCORDA COM O PROGRESSO, MAS UM PROGRESSO DENTRO DE UMA ORDEM. NÃO HÁ COMO O HOMEM ALTERAR ESSA ORDEM. OBVIAMENTE QUE VOCÊ JÁ DEVE TER FEITO UMA PONTE – DA PALAVRA ORDEM E DA PALAVRA PROGRESSO COM O LEMA DA BANDEIRA DO BRASIL.

17 NÃO SE ESQUEÇAM ENTÃO – O QUE COMTE ESTÁ FAZENDO, É UMA SOCIOLOGIA QUE VISA A PARTIR DE UM PONTO MENOS DESENVOLVIDO PARA UM PONTO MAIS DESENVOLVIDO. PARTINDO-SE DE UM PONTO NEGATIVO PARA UM PONTO POSITIVO. CONSEQUENTEMENTE – COMTE ESTÁ DESENVOLVENDO UMA CIÊNCIA SOCIAL POSITIVA DE ONDE... POSITIVISMO ENTÃO – A SOCIOLOGIA HAVERIA DE ACELERAR O PROGRESSO DE EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES, MANTENDO SEMPRE UMA ORDEM. NADA DE FORMA REVOLUCIONARIA E SE ENCAMINHANDO PARA O QUE DEVERIA SER O MODELO IDEAL DE SOCIEDADE.


Carregar ppt "GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA PRIMEIRO COLEGIAL PROF. OMAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google