A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ESTUDAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS? ELE PODE SER DIVIDIDO, OU SEJA, REGIONALIZADO EM DIFERENTES FORMAS. Cap.1 Aula 1 p.4 DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA.DO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ESTUDAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS? ELE PODE SER DIVIDIDO, OU SEJA, REGIONALIZADO EM DIFERENTES FORMAS. Cap.1 Aula 1 p.4 DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA.DO."— Transcrição da apresentação:

1

2 COMO ESTUDAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS? ELE PODE SER DIVIDIDO, OU SEJA, REGIONALIZADO EM DIFERENTES FORMAS. Cap.1 Aula 1 p.4 DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA.DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA. Como?

3 AMÉRICA ÁFRICA EUROPA ÁSIA ANTÁRTIDA OCEANIA

4

5

6 DO PONTO DE VISTA DAS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS.

7 A DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL

8 POPULAÇÃO MUNDIAL DESNUTRIDA

9 MAPA DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL NORTE = PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUL = SUBDESENVOLVIDOS.

10 PORTANTO, PARA ESTUDAR O MUNDO PRECISAMOS REGIONALIZÁ-LO. Regionalizar significa dividir um espaço em regiões que tenham características importantes em comum. Exemplo. Brasil: regiões administrativas

11 estado ( letra minúscula) = estado físico, estado de espírito OU Delimitação territorial estadual. O estado de São Paulo é grande.

12 Estado ( letra maiúscula) = governo, cujas as funções são de garantir a lei e a ordem para o enriquecimento material e cultural da sociedade e sua defesa. Estado-Nação = Um povo onde a maioria de seus integrantes falam a mesma língua, tem respeito entre as diversidades culturais e amor a sua pátria. Obviamente governada por um Estado. Ex: Brasil, Portugal, Islândia. Mas há países no mundo não constituem um Estado-Nação? sim Veja exemplos

13 Há quatro línguas mais faladas: castelhano, catalão, galego e basco. Povo Basco: cultura e língua diferente. Localização entre a Espanha e a França, não constitui um país. Resultado: ataques terroristas em Madri pelo grupo terrorista ETA, que lutam pela criação de um País Basco.

14 OUTROS EXEMPLOS: CANADÁ, SUIÇA, RÚSSIA...

15 Cap1. p.10

16 GRUPO INDÍGENA ISOLADO ENCONTRADO NO ACRE PELA FUNAI NO ANO DE GLOBALIZADO. É DIFíCIL ENCONTRARMOS POVOS ISOLADOS COMO ESSE, SÃO POUCOS NO PLANETA. AFINAL, ESTAMOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.

17 tablet computador robótica TV CELULAR Meios de transportes rápidos É a era atual, onde as mercadorias, pessoas e informações circulam rapidamente por causa dos avanços tecnológicos.

18 HOJE O MUNDO ESTÁ INTERLIGADO, GRAÇAS A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTES QUE PERMITIRAM A RÁPIDA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS. O AVANÇO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FORAM FUNDAMENTAIS PARA O AVANÇO DA GLOBALIZAÇÃO, GRAÇAS A SATÉLITES QUE ORBITAM O NOSSO PLANETA, AS INFORMAÇÕES DE QUALQUER CANTO DO MUNDO CIRCULAM INSTANTÂNEAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET, COMPUTADORES, TELEFONES, TELEVISÃO...

19 QUANDO COMEÇOU O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO? GRANDES NAVEGAÇÕES NOS SÉCULOS XV E XVI, QUANDO OS EUROPEUS REALIZARAM AS GRANDES NAVEGAÇÕES OCEÂNICAS E COMERCIAIS. CHEGARAM NA ÁSIA, AMÉRICA, ÁFRICA E OCEANIA. ASSIM O MUNDO COMEÇOU A SER INTEGRADO.

20 MAPA DA EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL DOS EUROPEUS

21 COM OS MEIOS DE TRANSPORTES EFICIENTES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEAS O NOSSO ENORME PLANETA SE TORNOU UM MUNDO PEQUENO.

22 Multinacionais e Transnacionais. Empresas de países ricos que se instalam em países pobres com o objetivo de usufruir a mão- de-obra barata, matéria-prima abundante, leis ambientais pouco rigorosas e o mercado consumidor crescente desses países. Esse dinamismo espacial das indústrias transnacionais pelo mundo, só é possível graças as tecnologias da Era da Globalização. Nike é europeia, porém sua produção está na China e Taiwan. Fiat é italiana, porém tem filiais espalhadas pelo mundo.

23

24 EM OUTROS CASOS, AS CULTURAS REGIONAIS SE PERDEM. Qual é a comida típica de sua cultura?

25 Tom Jobin


Carregar ppt "COMO ESTUDAR O MUNDO EM QUE VIVEMOS? ELE PODE SER DIVIDIDO, OU SEJA, REGIONALIZADO EM DIFERENTES FORMAS. Cap.1 Aula 1 p.4 DO PONTO DE VISTA DA NATUREZA.DO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google