A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Página 16 – leia o texto: Europa esquenta mais do que o esperado, diz WWF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Página 16 – leia o texto: Europa esquenta mais do que o esperado, diz WWF."— Transcrição da apresentação:

1

2 Página 16 – leia o texto: Europa esquenta mais do que o esperado, diz WWF.

3 EUROPA E ÁSIA GEOLÓGICAMENTE FORMAM UM ÚNICO CONTINENTE, A EURÁSIA. PORÉM SUAS HISTÓRIAS E CULTURAS DISTINTAS FIZERAM DESSE ÚNICO BLOCO DE TERRAS DOIS CONTINENTES, EUROPA E ÁSIA. A EUROPA É CONSIDERADA A PENÍNSULA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO, AFINAL ELA É UMA EXTENSÃO DO CONTINENTE ASIÁTICO CERCADA POR ÁGUA AO SEU NORTE, SUL E OESTE. Península Ibérica P. Itálica P. Balcânica P. Jutlândia P. Escandinava

4 Veja alguns dados sobre a Europa: É um continente com 50 países. Tem aproximadamente km². População: 730 milhões de habitantes. São os colonizadores da grande parte da superfície terrestre, exercendo sua cultura, política e economia nesses locais. Eurocentrismo: se achavam superiores aos demais povos.

5 Círculo Polar Ártico Trópico de Câncer

6 Verificando o que aprendemos p.18 1)A Europa tem mais de km² de extensão e 730 milhões de habitantes. 2)a) É uma extensão de terras que penetra no oceano, sendo uma parte ligada ao continente e as demais cercadas por água. b) resposta pessoal. 3) Pois ao longo dos séculos a Europa desenvolveu uma história e cultura diferentes da Ásia. 4) Após o século XV a Europa Ocidental colonizou grande parte da superfície terrestre, influenciando na política, economia e cultura desses países. 5) O povo europeu achava-se soberano perante aos demais povos, afinal eles colonizaram grande parte do planeta e detinham de muito conhecimento. Por essa razão determinaram que a Europa estaria ao norte do globo terrestre, assim como o centro do planeta.

7 Montanhas do Cáucaso Monte Ural Mar Negro Mar Mármara Mar Mediterrâneo Mar Cáspio Oceano Atlântico Limites da Europa Mar do Norte Oceano Glacial Ártico

8 A Europa está na zona temperada, ou seja, acima do Trópico de Câncer. Seu extremo norte é cortado pelo Círculo Polar Ártico. Portanto a maior parte da Europa tem clima temperado. Porém o norte há clima polar e o sul da Europa, clima mediterrâneo (verão quente e seco e inverno pouco frio e um pouco chuvoso).

9 No verão do hemisfério norte (junho, julho e agosto) há entrada de massas de ar quente vindas do Trópico de Câncer. Essas massas passam pelo Deserto do Saara, trazendo calor e seca para o sul da Europa. No inverno (dezembro) as massas de ar frias vindas do norte faz as temperaturas ficarem baixíssimas. O inverno europeu só não é mais rigoroso, porque há no oceano uma corrente de água quente que ameniza o frio. A Corrente do Golfo.

10 PLANÍCIE DO RIO PÓ MONTES APENINOS ALPES

11 Por que as glaciações ocorreram com maior frequência no Hemisfério Norte? Porque o Hemisfério norte apresenta maior número de terras (continentalidade), o que permite maior amplitude térmica, ao contrário do hemisfério sul onde temos mais água do que terras (maritimidade). RESULTADO: formação de planícies sedimentares de origem glacial.

12 REGIÕES DE DOBRAMENTOS MODERNOS SÃO REGIÕES DE INSTABILIDADE TECTÔNICA.

13 TÚNEL DO MONTE BRANCO (DIVISA DA ITÁLIA COM FRANÇA) – 11 Km DE EXTENSÃO

14 Eurotúnel é uma enorme obra de engenharia com 50 quilômetros que interliga a Inglaterra a França. O Eurotúnel fica em média 150 pés de profundidade, abaixo do Canal da Mancha.

15 Planície

16 OS RIOS EUROPEUS SÃO PEQUENOS, MAS NUMEROSOS. EXTREMAMENTE APROVEITADOS: RIOS DE PLANÍCIE: NAVEGAÇÃO RIOS DE PLANALTO: HIDRELÉTRICAS.

17 DENTRO DA RÚSSIA NASCE A 228 m E DESÁGUA NO DELTA DO MAR CÁSPIO. QUASE INTEIRAMENTE NAVEGÁVEL NO INVERNO SUAS ÁGUAS CONGELAM E NA PRIMAVERA OCORREM CHEIAS.

18 RIO IMPORTANTE, BANHA 9 PAÍSES E 4 CAPITAIS. NASCE NA FLORESTA NEGRA NA ALEMANHA E DESEMBOCA NO MAR NEGRO.

19

20 SEPARA ALEMANHA DA FRANÇA NASCE NOS ALPES E DESAGUA NO MAR DO NORTE POUCO EXTENSO, MAIS COM GRANDE POTENCIAL ECONÔMICO (FERROVIAS, RODOVIAS).

21 Verificando o que aprendemos p.20 1) Limite Sudeste = Mar Negro; limite norte= Oceano Glacial Ártico; limite leste=Ásia; limite sul=Mar Mediterrâneo; limite oeste = Oceano Atlântico. 2.a.b) Nasce a 1000 metros de altitude, tem seu maior percurso a 200 metros de altitude e deságua em regiões com menos de 200 metros de altitude.

22 3 a)Principalmente, as ilhas da Grã Bretanha e Irlanda. b) Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, etc. 4) Clima frio polar e Clima Mediterrâneo (verão quente e seco e inverno pouco frio e pouco chuvoso).

23 Como dividir a Europa? EUROPA SETENTRIONAL EUROPA MERIDIONAL EUROPA OCIDENTAL EUROPA CENTRAL EUROPA ORIENTAL

24 Essa divisão é feita a partir de elementos naturais e históricos. Mas vamos enfocar em outra divisão, uma regionalização com base na industrialização nos leva a considerar as questões político-econômicas da sociedade. Europa Oriental – países ex socialistas, atualmente economias de transição. Europa Ocidental – países capitalistas desenvolvidos.

25 UNIÃO EUROPEIA Mercado Comum Europeu criado em 1957 com a Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha Ocidental, França e Itália. Esse organismo foi criado com objetivo de garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre seus membros. Finalidade de eliminar todos os obstáculos alfandegários que impediam o livre comércio. Em 1994, o Mercado Comum Europeu deu espaço para a União Europeia, que pretende construir uma unidade política, econômica, monetária (EURO) e militar na Europa.

26 O OBJETIVO DESSA UNIÃO EUROPEIA SE DEVE TANTO AO SEU PRÓPRIO SUCESSO COMO TAMBÉM AO DESAFIO REPRESENTADO PELO CRESCIMENTO JAPONÊS E PELO ENORME PODERIO NORTE-AMERICANO, DOIS OUTROS PÓLOS OU CENTROS MUNDIAIS DO PODER. TRATADO DE MAASTRICHT – PAÍSES BAIXOS – ANO DE – CRIAÇÃO DA MOEDA ÚNICA (EURO). NAFTA (CANADÁ, ESTADOS UNIDOS E MÉXICO), MERCOSUL (BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI, URUGUAI E VENEZUELA), APEC (NA ÁSIA).

27 VERIFICANDO O QUE APRENDEMOS P.27 1-A) Europa setentrional (norte), meridional (sul), ocidental (oeste), oriental (leste) e central. B) Essa regionalização leva em conta critérios políticos, econômicos, agrupando países em dois grandes conjuntos: países capitalistas desenvolvidos e países ex-socialistas ou economias de transição. c) resposta pessoal. 2) a) Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha. b) Na Europa Ocidental encontramos os menores países da Europa e também os mais populosos. 3) 1957,1973,1981, 1986,1990, 1995 e ) 1981-Grécia; 1986-Portugal e Espanha; 1995-Suécia, Finlândia e Áustria; 2004-Chipre, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia e Eslovênia; 2007-Bulgária e Romênia. CORREÇÃO DO ROTEIRO DE ESTUDOS NA LOUSA EM SALA DE AULA.


Carregar ppt "Página 16 – leia o texto: Europa esquenta mais do que o esperado, diz WWF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google