A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

G INÁSTICA : UMA NOVA MANEIRA DE APRISIONAR OS CORPOS ? Prof.ªPaula Djane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "G INÁSTICA : UMA NOVA MANEIRA DE APRISIONAR OS CORPOS ? Prof.ªPaula Djane."— Transcrição da apresentação:

1 G INÁSTICA : UMA NOVA MANEIRA DE APRISIONAR OS CORPOS ? Prof.ªPaula Djane

2 Espelho, espelho meu existe alguém mais bela(o) do que eu?

3 - Sociedade fundamentada nos valores do capitalismo; - Fixar industrias pautadas no lucro; -Melhorar a vida das pessoas surgem produtos variados: deste alimentos até intervenções cirúrgicas.

4 Engenharia genética, cirurgia a laser, silicones, alimentos transgênicos, anabolizantes compõem um instrumental contemporâneo diversificado, que vai redimensionando o corpo numa velocidade espantosa. ( Virilio, 1996).

5 Todas essas supostas imperfeições são alvos de enormes investimentos da industria de cosméticos e das academias, que criam variados artefatos cada vez mais sofisticados, com o objetivo de adaptar os corpos as exigências da sociedade.

6 Será que atingir este ideal de corpo ditado pela mídia é fácil? Que motivos nos levam a mudar a própria aparência? Ate que ponto essa vontade de mudar é movido por vaidade própria?

7 Esta imagem ideal de corpo, desejada por algumas pessoas, esta baseada exclusivamente na aparência e para reforçar essa idéia, há varias personalidades famosas na mídia que têm a sua imagem intensa e constantemente vinculada ao corpo perfeito.

8 PRISIONEIROS DA VAIDADE: O CORPO COMO VITIMA... - Se voltarmos um pouco na historia, vamos observar que esta não é uma preocupação tão nova. - Por volta do século XVII ate a segunda metade do século XVIII, valorizava-se a imobilidade corporal. Esta era extremamente necessária e determinava a diferença aristocracia e a burguesia.

9 Dessa forma o corpo deveria exibir um aspecto firme, no qual o modelo ideal era o retilíneo. Para atingir esse modelo, os espartilhos eram artefatos amplamente utilizados entre as damas.

10 A partir de diversos questionamentos, um biólogo e pedagogo Frances Georges Demeny ( ), afirmava a importância de hábitos saudáveis e este deveriam ser desenvolvidos por meio de exercícios físicos adequados e bem dosados, desde a infância.

11 AFINAL QUAL A RELAÇÃO DO CONSUMO E DA MÍDIA COM A GINÁSTICA? Existe uma intima relação entre todos esses aspectos, pois era por meio do exercício físico que se modelava o corpo. Para entendermos melhor, vamos fazer um recorte histórico, considerando o século XIX e a Europa marcada pelo processo fabril.

12 Em meio ao processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores, como: doenças, alto índice de mortalidade, vícios posturais. Os exercícios físicos denominados métodos ginásticos, foram encarados de diferentes formas nos países da Europa, tais como: França, Suécia, Dinamarca e Alemanha.

13

14 Os exercícios físicos transforma-se em uma atividade precisamente codificada, cujos movimentos se apresentavam em detalhes. Os estudos do corpo eram voltados aos aspectos: Anatomia; Fisiologia Mecânica Termodinâmica.

15 COMO SE DEU O PROCESSO DE INSERÇÃO DA GINÁSTICA NO BRASIL? Houve forte influência do processo de industrialização e a implantação da ginástica foi muito semelhante ao que ocorreu na Europa. Foi a partir do conhecimento e das teorias construídas na Europa, que, no Brasil, os médicos reorganizaram um novo modelo de ginástica para a população brasileira.

16 Havia uma certa preocupação com questões que se referem à saúde, à higiene e ao corpo dos indivíduos. Valorizou-se normas e costumes que contribuíram para a promoção de hábitos saudáveis. Dessa forma havia a necessidade de criar um mecanismo para prevenir e tratar doenças advindas desse novo processo, para que o trabalhador suportasse as condições de trabalho oferecidas.

17 Podemos perceber, ao longo da historia da ginástica, que a preocupação com as formas modelares de educar e cuidar o corpo não é algo novo. Algumas vezes essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos.

18 Obrigada!


Carregar ppt "G INÁSTICA : UMA NOVA MANEIRA DE APRISIONAR OS CORPOS ? Prof.ªPaula Djane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google