A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama"— Transcrição da apresentação:

1 Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Prof. Carlos Pereira André Santos nº2 12ºL

2 O Que é topologia

3 O que são tipologias A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito física ou logicamente. Há várias formas nas quais se podem organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.

4 Toplogias Físicas e logicas
Existem dois tipos de topologia: Topologia Física: refere-se à forma como os computadores e cabos de rede se interligam fisicamente na Rede. Topologia Lógica: refere-se ao modo como os dados circulam entre os computadores da Rede.

5 Topologias físicas Representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança

6 Bus ou Barramento Vantagem Bus ou Barramento Desvantagem Bus ou Barramento

7 Bus Ou Barramento Na topologia de barramento, apenas um dos computadores está ligado a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo.

8 Vantagem Facilidade de instalação; Cabo e conectores de baixo custo;

9 Desvantagem Se o cabo principal falhar, todas as outras fontes vão morrer; Difícil descobrir o cabo com erro;

10 Star ou estrela Vantagem Star ou estrela Desvantagem Star ou estrela

11 Star ou Estrela Como o nome indica esta topologia tem a forma de uma estrela, e consiste em vários cabos que unem cada dispositivo a um ponto central. As redes Ethernet a 10 Mbps (10Base-T) são baseadas numa estrutura em estrela, e onde cada dispositivo da rede está ligado a um hub 10Base-T por um cabo de par entrançado (ou RJ45).

12 Vantagem Star ou Estrela
Como este tipo de topologia possui uma administração central, caso um equipamento apresente problemas, a rede permanece estável.

13 Desvantagem Star ou estrela
Qualquer problema no equipamento que é o centro da estrela paralisa a rede. Na topologia estrela todas as conexões partem de um ponto centralizado, normalmente um hub ou switch.

14 Anel Vantagens Anel Desvantagens Anel

15 Topologia em Anel Numa topologia em Anel ou Ring existe um cabo coaxial fechado sobre si próprio (anel), ao qual se ligam os vários computadores da Rede. Os sinais ou mensagens circulam dentro do referido cabo em anel, passando sequencialmente – transmissão ponto-a-ponto – de ligação em ligação até chegar ao destinatário.

16 Vantagens topologia Anel
Muito boa para um pequeno número de postos com ligação a alta velocidade ou para redes maiores em que as transmissões estão igualmente distribuídas entre os postos. A expansão da rede é facilmente conseguida. Ideal para o uso de fibra óptica por cada posto poder estar directamente ligado ao outro.

17 Desvantagens topologia Anel
Os atrasos entre transmissões são grandes mesmo com o tráfego ligeiro Necessidade de hardware adequado (transceivers) para a ligação dos computadores as redes. Para que a rede funcione é necessário que os computadores estejam ligados. A avaria de um computador pode invalidar a rede (depende do tipo de anel) e não é fácil identificar o posto avariado

18 Mesh ou Malha Vantagens Desvantagens

19 Mesh ou Malha Numa topologia em Malha ou Mesh, os computadores e Redes Locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino. O papel fundamental, cabe, neste caso, aos dispositivos de interligação – por exemplo, os routers – que se encarregam do encaminhamento das mensagens através dos vários nós da malha constituída.

20 Vantagem Existem vários caminhos possíveis para a comunicação. Por exemplo, quando enviamos um  , ele pode seguir diversos caminhos. Caso haja problema num dos troços, a mensagem segue por outro troço, aumentando assim a probabilidade de chegar ao destino.

21 Desvantagem Maior complexidade da Rede.
Elevado preço do equipamento de interligação de nós.

22 Topologia em Arvore É uma topologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores. Esta topologia facilita a manutenção do sistema e permite detectar avarias com mais facilidade, relativamente às topologias em Barramento e Anel.

23 Topologia Logíca A topologia lógica refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control, métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

24 Barramento Logico Os dados dentro da Rede circulam por difusão ou broadcast. Isto significa que, se um computador enviar dados, toda a rede fica ocupada por esses sinais; Desta forma, todos os outros computadores detectam que existem dados na Rede, mas apenas o computador a quem se destinam esses dados é que os recolhem.

25 Estrela Logico Na estrela lógica, o uso de switches permite que a transmissão de frames possa ser feita para uma parte específica da rede.

26 Anel logico Quando um computador transmite dados, estes vão circular pela rede de nó em nó, ou seja, de computador a computador (transmissão sequêncial). Um computador recebe osdados e, se estes não forem pare ele, transmite-os novamente para outro computador. O processo repete-se até se encontrar o computador a que se destinam os dados.

27


Carregar ppt "Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google