A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água e Qualidade de Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água e Qualidade de Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Água e Qualidade de Vida
Profª Lígia Cristina Palácio

2 Objetivos: Reconhecer o valor da água para todos os seres vivos. Identificar fenômenos do ciclo da água. Reconhecer a função e necessidade de uma ETA. Identificar formas de poupar a água.

3 Introdução Recurso natural de valor econômico, estratégico e social, essencial à existência e bem estar do homem e à manutenção dos ecossistemas do planeta, a água é um bem comum a toda a humanidade. Especialistas acreditam que em cerca de 20 anos teremos no mundo uma crise semelhante ‘a do petróleo, relacionada com a disponibilidade de água de boa qualidade. A água está se tornando uma “comodity” em crise.

4 Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene e como fonte de energia, matéria-prima de produção, via de transporte e suporte das atividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais.

5 Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água.
Água é vida Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. O Homem pode sobreviver sem comer, cerca de 28 dias, mas sem beber água apenas 4 dias. No organismo, a água transporta os alimentos, os resíduos e os sais minerais, lubrifica os tecidos e as articulações, conduz a glicose e o oxigénio para o interior das células e regula a temperatura. Corpo humano

6

7 A água é um recurso esgotável e imprescindível para a continuação da vida na terra.
É urgente combater o desperdício e garantir a preservação da água.

8 De onde vem a água? A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se em 3 estados físicos: líquido _ (mares, rios e lagos) sólido _ (glaciares) gasoso _ (vapor de água existente na atmosfera)

9 Repartida por três grandes reservatórios naturais - os oceanos, os continentes e a atmosfera - que mantêm entre si a circulação permanente da água, permitindo que esta mude de lugar e de estado físico vezes sem conta. A este fenômeno chama-se Ciclo da Água.

10 Ciclo da Água

11 Ciclo da Água História da Gotinha de Água
Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva. Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

12 O calor do sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida.
Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

13 A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar.

14 Agora a gotinha faz parte do mar
Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

15 O Ciclo da Água constitui um gigantesco sistema natural de purificação da água, que a recicla, e purifica continuamente. Contudo, atualmente só o ciclo da água não é suficiente para purificar a água que por ação do Homem está cada vez mais poluída. E para dar uma ajuda são necessárias as Estações de Tratamento de Água.

16 Onde está a água no planeta?
Todo mundo sabe que o Planeta Terra é formado por muita água, mas...

17 A situação da água no mundo
Regiões onde há deficiência de água África: Saara ( km2) - Kalahari ( km2) Ásia: Arábia ( km2) - Gobi ( km2) Chile: Atacama ( km2) Onze países da África e nove do Oriente Médio já não têm água. A situação também é crítica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos.

18 A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL
O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Os 70 % da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazônica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a 93% da população. Distribuição dos Recursos Hídricos, da Superfície e da População (em % do total do país) Fonte: DNAEE 1992

19 Poluição pela matéria orgânica
A poluição dos cursos d’água se agravou com o advento das construções das redes de esgotos sanitários , as quais aportam a matéria orgânica e esta é dissolvida nesses corpos. Isto ocorreu após a “reforma sanitária” iniciada na Inglaterra em 1847, a qual introduziu o uso generalizado da descarga hidráulica nos vasos sanitários, ligando-os aos sistemas de esgotos os quais estavam diretamente ligados aos rios.

20 Contaminação de rios por lixo e esgoto sanitário.

21 a) Poluição por resíduos industriais não biodegradáveis
São, biologicamente resistentes, e não podem servir de alimento a nenhum ser vivo, incluindo até mesmo as bactérias). Se estes microorganismos não os podem digerir, a natureza não os consegue decompor, por exemplo, as substâncias plásticas de grande utilização doméstica e industrial. Rio Tietê

22 b) Poluição pelos despejos industriais
É decorrente do uso da água em operações industriais, possui agentes químicos e substâncias tóxicas. Encontram-se também esgotos sanitários e o despejo industrial específico daquele estabelecimento. Altera o funcionamento das estações de tratamento e poluir os corpos líquidos receptores, como os cursos d’água, o mar e o solo(como nos casos de vazamentos). c) Principais tipos de despejos além dos domésticos Atividades de agricultura estão geralmente relacionados com os produtos (e sua embalagem) utilizados no campo tais como fertilizantes e pesticidas.

23

24 Qualidade de Água Padrões de potabilidade
Padrões de potabilidade A água própria para o consumo, ou água potável, deve obedecer certos requisitos na seguinte ordem: não possui odor e sabor; ser de aspecto agradável; não ter cor e turbidez acima do padrão de potabilidade; não conter substâncias nocivas ou tóxicas acima dos limites de tolerância para o homem; não conter germes patogênicos.

25 Doenças veiculadas com a água
Por ingestão de água contaminada: . Cólera . Giardíase . Amebíase . Disenteria . Hepatite infecciosa . Leptospirose . Salmonelose Por contato com água contaminada: . Escabiose (doença parasitária cutânea conhecida como Sarna) . Tracoma (mais freqüente nas zonas rurais) . Verminoses, tendo a água como um estágio do ciclo - Esquistossomose Por meio de insetos que se desenvolvem na água: . Dengue . Febre Amarela . Filariose . Malária

26 Tratamento de água Etapas do Tratamento de água
1) Aplicação de cal e coagulante: na chegada à estação de tratamento, a água bruta recebe, quando necessário, a aplicação de cal para a correção do pH. Aplica-se o coagulante ( Sulfato de alumínio) ao passar na calha, que provoca a mistura rápida do coagulante à água, e faz-se a medição da água que está entrando na ETA( Estação de Tratamento de Água ).

27 2) Floculação - Após a mistura rápida ou a coagulação, a água segue para os tanques de floculação, onde a água vai ser ligeiramente agitada estimulando a produção dos flocos 3) Decantação - Logo depois de passar pelos floculadores, a água floculada entra nos tanques decantadores, onde os flocos, por serem mais pesados que a água, depositam-se no fundo e a água é recolhida na superfície.

28 4) Filtração - Depois da decantação, a água passa pelos filtros
4) Filtração - Depois da decantação, a água passa pelos filtros. Os filtros são compostos por camadas de carvão mineral e areia de várias espessuras para a retirada das partículas de sujeira ou mesmo microrganismos maiores que se encontram na água.

29 Após esta seqüência, são adicionados os seguintes produtos químicos:
Cloro - É usado para desinfecção da água eliminando os microrganismos que podem prejudicar a saúde. Flúor - Atua na prevenção das cáries dentárias na faixa etária de 0 a 14 anos. Cal - Produto químico específico que funciona para eliminar a acidez da água devido aos produtos adicionados anteriormente. A partir destes processos a água estará tratada e própria para consumo. A água, depois de utilizada pela população, torna-se esgoto. E este, em sua maioria, é líquido pois é composto de águas servidas resultantes de lavagem de pisos, roupas, utensílios de cozinha, banho, etc.

30

31 Como chega a água à torneira?
Depois de realizadas análises que atestem a qualidade da água para consumo, é encaminhada para para outros adutores que a conduzem para as estações elevatórias e reservatórios Os reservatórios estão ligados a um conjunto de condutas (canos de menor dimensão), que constituem a rede de distribuição e conduzem a água até às torneira das nossas casas.

32 Proporção de Água no Corpo Humano igual a no Planeta Terra
CURIOSIDADES Curiosa Coincidência Proporção de Água no Corpo Humano igual a no Planeta Terra

33 A água está presente em muitos momentos da nossa vida :
Na nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc; Na nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos;

34 Nas tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar o chão etc;
Nas nossa brincadeiras, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão; Na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.

35 Dicas que ajudam a poupar água
Fechar a torneira enquanto lava as mãos, os dentes ou se barbeia; Fechar a torneira, enquanto se ensaboa; Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça; Manter em bom estado a canalização de torneiras e máquinas; Reduza a quantidade de água por cada descarga.

36 Não deixe as torneiras a pingar, feche-as bem;
Reduza o consumo de água na lavagem do carro; Se detectar uma fuga de água na via pública avise a Câmara Municipal; Em caso de cortes de fornecimento de água, armazene só a quantidade que vai necessitar;

37 Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã ...
Poupa a água Uma gota poupada hoje é mais uma gota que podes utilizar amanhã ...

38 Saiba mais sobre o assunto!!
1) Agência Brasil Água na América do Sul Cerca de 25% da água doce do planeta está na América do Sul, mas a qualidade da água da região está ameaçada. Este ano, o Dia Mundial da água traz como tema o saneamento básico 2) MGTV 1ª Edição Consumo consciente de água evita o desperdício Quarta-feira, 16/01/2008 Atitudes simples podem ajudar na preservação de um dos recursos naturais mais ameaçados do planeta. Palestras para funcionários em um hospital dão dicas de como diminuir o consumo de água 3) BOM DIA BRASIL - GLOBO Degradação de mananciais põe em risco abastecimento de água em SP Segunda-feira, 10/03/2008 Em São Paulo, bairros pobres e mansões dividem com o esgoto um espaço que deveria ser preservado para o abastecimento da população. 4) Globo New Domingo, 01/06/2008 No primeiro programa sobre água, conheça as tecnologias que possibilitaram a agricultura em um país árido como Israel. Veja como essas técnicas são usadas na produção de frutas no Nordeste do Brasil.


Carregar ppt "Água e Qualidade de Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google