A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia – 7º ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia – 7º ano."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia – 7º ano

2 TEMA : INTUIÇÃO

3 ATIVIDADE RACIONAL A Filosofia distingue duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento: a intuição (ou razão intuitiva) e o raciocínio (ou razão discursiva).

4 ► A atividade racional discursiva, como a própria palavra indica, discorre, percorre uma realidade ou um objeto para chegar a conhecê-lo, isto é, realiza vários atos de conhecimento até conseguir captá-lo. ► A razão discursiva ou o pensamento discursivo chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento, realizando esforços sucessivos de aproximação para chegar ao conceito ou à definição do objeto.

5 A razão intuitiva ou intuição
consiste num único ato do espírito, que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto. Em latim, intuitos significa: ver. A intuição é uma visão direta e imediata do objeto do conhecimento, um contato direto e imediato com ele, sem necessidade de provas ou demonstrações para saber o que conhece.

6 EM QUE CONSISTE A INTUIÇÃO?
O QUE É INTUIÇÃO? EM QUE CONSISTE A INTUIÇÃO? A intuição meio de chegar ao conhecimento de algo, e se contrapõe ao conhecimento discursivo

7 A intuição é uma compreensão global e instantânea de uma verdade, de um objeto, de um fato. Nela, de uma só vez, a razão capta todas as relações que constituem a realidade e a verdade da coisa intuída. É um ato intelectual de discernimento e compreensão,

8 Diadorim é assassinado.
Um exemplo de intuição pode ser encontrado no romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. Diadorim é assassinado. Quando o corpo é trazido para ser preparado para o funeral, Riobaldo descobre que Diadorim era mulher. De uma só vez, num só lance, Riobaldo compreende tudo o que sentia, ... instantaneamente, a verdade: estivera apaixonado por Diadorim. Riobaldo e Diadorim são dois jagunços ligados pela mais profunda amizade e lealdade, companheiros de lutas e cumpridores de uma vingança de sangue contra os assassinos da família de Diadorim. Riobaldo, porém, sente-se cheio de angústia e atormentado, pois seus sentimentos por Diadorim são confusos, como se entre eles houvesse muito mais do que a amizade. Como chora o Riobaldo?

9 INTUIÇÃO SENSÍVEL OU EMPÍRICA
A razão intuitiva pode ser de dois tipos: intuição sensível ou empírica e intuição intelectual. INTUIÇÃO SENSÍVEL OU EMPÍRICA ► aquela que nos vem pelos órgãos dos sentidos ►com um só olhar ou num só ato de visão percebemos

10 INTUIÇÃO EMPÍRICA ►é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo paladar cores calor frio É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.

11 INTUIÇÃO INTELECTUAL ► aquela que nos vem por meio das idéias e, por isso mesmo, de ordem abstrata Quando penso: “Uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo”, sei, sem necessidade de provas ou demonstrações, que isto é verdade tenho conhecimento intuitivo do princípio da contradição. Quando digo: “O amarelo é diferente do azul”, sei, sem necessidade de provas e demonstrações, que há diferenças. Na intuição sensível - vejo a cor amarela e a cor azul, Na intuição intelectual - vejo a diferença entre cores. Quando afirmo: “O todo é maior do que as partes”, sei, sem necessidade de provas e demonstrações, que isto é verdade, porque intuo uma forma necessária de relação entre as coisas.

12 Falsa concepção de intuição
Existe um conceito corrente de intuição que está presente no senso comum, que é denominado por alguns autores Falsa concepção de intuição Se diz, por exemplo, que é possível, por intuição: Conhecer o que passa na cabeça dos outros; o que irá acontecer no futuro; Se alguém está pensando em nós; Se o número vai dar no sorteio; É denominada intuição por simpatia, empatia ou por antipatia. esse processo não é considerado confiável Não teve espaço nos estudos acadêmicos por vários séculos.

13 O processo de conhecer por intuição
O PROCESSO DA INTUIÇÃO O processo de conhecer por intuição A base do conhecimento científico da Antiguidade Somente na Idade Média e no início da Modernidade que este processo foi substituído pelo Empirismo

14 Emissor mensagem Receptor
Para entender o processo da intuição como os antigos o viam e praticavam, é importante revermos o processo da comunicação. Segundo nossos estudos linguísticos, a comunicação se dá da seguinte forma: Emissor mensagem Receptor canal código

15 Na intuição da Antiguidade, o processo é o seguinte:
___ ? __ mensagem Receptor canal código Existe um receptor sem que haja alguém que envie a mensagem. Aquele que intui, na verdade, vê uma mensagem que estava presente no que era observado: nas nuvens, nas linhas da mão, disposição das pedras, na disposição das cartas. leitura de sinais

16 Bibliografia: 1. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia.São Paulo, Editora Ática, 2000. 2. IUSKOW, Abrão. O Internauta: material do professor. Florianópolis,SC, Editora Sophos, 1998.

17 EXERCÍCIOS Tema: Intuição Parte I
Pense e responda dando boas justificativas. Há pessoas que podem saber o que irá acontecer amanhã sem o uso do raciocínio? Podemos saber se uma empreitada dará certo, sem que tenhamos garantia real?

18 Tema : A questão da superstição
Superstição é a crença em presságios, tirados de fatos puramente casuais. 1. Diga uma superstição que o seu pai ou sua mãe tenham. 2. Diga uma superstição que você tem. 3. Apresente duas superstições populares, que não foram ditas nas questões anteriores.


Carregar ppt "Filosofia – 7º ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google