A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um sentimento natural Que acontece com razão A amizade é tudo - Jeito Moleque ( Thiaguinho e Rodriguinho)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um sentimento natural Que acontece com razão A amizade é tudo - Jeito Moleque ( Thiaguinho e Rodriguinho)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Um sentimento natural Que acontece com razão A amizade é tudo - Jeito Moleque ( Thiaguinho e Rodriguinho)

3 É Deus que escolhe Quem vai se dar bem!

4 A caminhada é igual Seguindo a mesma direção Pensando juntos nós vamos além !

5 Lágrimas na vitória Sempre na derrota ou glória É luz na escuridão Somos um só coração

6 Sempre vivo na memória Faz parte da minha história Nada vai nos separar

7

8 É se dar sem esperar Nada em troca dessa união

9 É ter alguém pra contar Na indecisão!

10 Nunca se desesperar Sempre ali pra estender a mão

11 Maior valor não há! É feito irmão!

12

13

14

15 VOCÊ É UM GRANDE AMIGO?

16 Um sentimento natural Que acontece com razão É Deus que escolhe Quem vai se dar bem! A caminhada é igual Seguindo a mesma direção Pensando juntos nós vamos além! Lágrimas na vitória Sempre na derrota ou glória É luz na escuridão Somos um só coração (1) A amizade é tudo (Thiaguinho e Rodriguinho) Sempre vivo na memória Faz parte da minha história Nada vai nos separar A amizade é tudo! É se dar sem esperar Nada em troca dessa união É ter alguém pra contar Na indecisão! Nunca se desesperar Sempre ali pra estender a mão Maior valor não há! É feito irmão!

17 (2) CANÇÃO DA AMÉRICA (Fernando Brant e Milton Nascimento) Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam "não" Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar As músicas Amizade é tudo e Canção da América abordam o mesmo assunto: amizade. Comente a forma como cada canção define a amizade. E para você, de que modo ela é definida?

18

19 ATIVIDADES Texto 1 1- Faça a morfossintaxe das palavras grifadas. 2- Use o verbo seguir(v.6) em uma frase cujo predicado seja verbo-nominal. Classifique o seu núcleo nominal. 3- Dê a transitividade dos verbos escolher e desesperar. 4- Há vários tipos de sujeito. Reconheça o tipo de sujeito do verbo haver no penúltimo verso. Justifique sua resposta. 5- O pronome substantivo indefinido nada aparece duas vezes no texto, ambas exercendo a mesma função sintática. A afirmativa procede? Justifique. 6- Pode-se afirmar que em Somos um só coração há sujeito indeterminado. Comente a veracidade da afirmativa, baseando-se no conteúdo estudado. 7- Use o verbo estender em duas frases, ambas com a partícula SE. A saber: em uma o sujeito será indeterminado, na outra simples. Justifique sua construção. 8- Observe estas duas frases: Maior valor não há e Não dão valor à vida.. função sintática de valor;. F.s. de à vida.

20 Texto 2 9- Faça a morfossintaxe das palavras grifadas. 10- A palavra não é geralmente usada como advérbio, sendo, portanto, um adjunto adverbial. No verso Mesmo que o tempo e a distância digam não, isso acontece? Justifique sua resposta. 11- O vocábulo amigo aparece diversas vezes no texto. Em todas,,exerce a mesma função sintática? Por quê? 12- Que função sintática quem assume nos versos 5, 7 e 9? 13- Canção é um substantivo, por isso pode exercer, basicamente, todas as funções sintáticas. Na música Canção da América, ele representa duas vezes o sujeito. Analise as duas situações e responda se a afirmação é verdadeira ou falsa. Justifique sua resposta. 14- Retire do texto:. uma conjunção coordenativa;. uma locução conjuntiva subordinativa;. um verbo intransitivo;. um predicativo do sujeito.


Carregar ppt "Um sentimento natural Que acontece com razão A amizade é tudo - Jeito Moleque ( Thiaguinho e Rodriguinho)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google