A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um sentimento natural Que acontece com razão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um sentimento natural Que acontece com razão"— Transcrição da apresentação:

1

2 Um sentimento natural Que acontece com razão
A amizade é tudo - Jeito Moleque ( Thiaguinho e Rodriguinho) Um sentimento natural Que acontece com razão

3 É Deus que escolhe Quem vai se dar bem!

4 A caminhada é igual Seguindo a mesma direção Pensando juntos nós vamos além!

5 Lágrimas na vitória Sempre na derrota ou glória É luz na escuridão Somos um só coração

6 Sempre vivo na memória Faz parte da minha história Nada vai nos separar

7

8 É se dar sem esperar Nada em troca dessa união

9 É ter alguém pra contar Na indecisão!

10 Nunca se desesperar Sempre ali pra estender a mão

11 Maior valor não há! É feito irmão!

12

13

14

15 VOCÊ É UM GRANDE AMIGO?

16 (1) A amizade é tudo (Thiaguinho e Rodriguinho)
Sempre vivo na memória Faz parte da minha história Nada vai nos separar A amizade é tudo! É se dar sem esperar Nada em troca dessa união É ter alguém pra contar Na indecisão! Nunca se desesperar Sempre ali pra estender a mão Maior valor não há! É feito irmão! Um sentimento natural Que acontece com razão É Deus que escolhe Quem vai se dar bem! A caminhada é igual Seguindo a mesma direção Pensando juntos nós vamos além! Lágrimas na vitória Sempre na derrota ou glória É luz na escuridão Somos um só coração

17 (2) CANÇÃO DA AMÉRICA (Fernando Brant e Milton Nascimento) Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam "não" Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar As músicas “Amizade é tudo” e “Canção da América” abordam o mesmo assunto: amizade. Comente a forma como cada canção define a amizade. E para você, de que modo ela é definida?

18

19 ATIVIDADES Texto “1” 1- Faça a morfossintaxe das palavras grifadas.
2- Use o verbo “seguir”(v.6) em uma frase cujo predicado seja verbo-nominal. Classifique o seu núcleo nominal. 3- Dê a transitividade dos verbos “ escolher e desesperar”. 4- Há vários tipos de sujeito. Reconheça o tipo de sujeito do verbo haver no penúltimo verso. Justifique sua resposta. 5- O pronome substantivo indefinido “nada” aparece duas vezes no texto, ambas exercendo a mesma função sintática. A afirmativa procede? Justifique. 6- Pode-se afirmar que em “Somos um só coração” há sujeito indeterminado. Comente a veracidade da afirmativa, baseando-se no conteúdo estudado. 7- Use o verbo “estender” em duas frases, ambas com a partícula SE. A saber: em uma o sujeito será indeterminado, na outra simples. Justifique sua construção. 8- Observe estas duas frases: “Maior valor não há” e “Não dão valor à vida.” . função sintática de valor; F.s. de à vida.

20 9- Faça a morfossintaxe das palavras grifadas.
Texto “2” 9- Faça a morfossintaxe das palavras grifadas. 10- A palavra “não” é geralmente usada como advérbio, sendo, portanto, um adjunto adverbial. No verso “Mesmo que o tempo e a distância digam ‘não’”, isso acontece? Justifique sua resposta. 11- O vocábulo “amigo” aparece diversas vezes no texto. Em todas, ,exerce a mesma função sintática? Por quê? 12- Que função sintática “quem” assume nos versos 5, 7 e 9? 13- “Canção” é um substantivo, por isso pode exercer, basicamente, todas as funções sintáticas. Na música “Canção da América”, ele representa duas vezes o sujeito. Analise as duas situações e responda se a afirmação é verdadeira ou falsa. Justifique sua resposta. 14- Retire do texto: . uma conjunção coordenativa; . uma locução conjuntiva subordinativa; . um verbo intransitivo; . um predicativo do sujeito.


Carregar ppt "Um sentimento natural Que acontece com razão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google