A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espanha Bernardo Dias – nº4 João Pedro dos Santos – nº17

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espanha Bernardo Dias – nº4 João Pedro dos Santos – nº17"— Transcrição da apresentação:

1 Espanha Bernardo Dias – nº4 João Pedro dos Santos – nº17
Mariano Arêas – nº28 Turma 801

2 Economia Atualmente, a Espanha está entre os 10 países com maior PIB. Tradicionalmente, a Espanha sempre foi um país agrícola e ainda é um dos maiores produtores da Europa ocidental, mas desde meados da década de 1950 o crescimento industrial foi rápido e logo alcançou um maior peso que a agricultura na economia do país. Uma série de planos de desenvolvimento que começaram em 1964, ajudou a expandir a economia.

3 Economia ECONOMIA DA ESPANHA : Produtos Agrícolas: Trigo, beterraba, legumes e verduras, frutas cítricas, uva, azeitona e cevada. Pecuária: Bovinos, suínos, ovinos, aves. Mineração: Carvão, gás natural, gipsita. Indústria: Automobilística, naval, química, siderúrgica, têxtil e calçados. PIB: US$ 1,6 trilhão.

4 Características Geográficas
Situada na Europa Ocidental, a Espanha ocupa a maior parte da Península Ibérica e, fora dela, dois arquipélagos principais (Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares), duas cidades (Ceuta e Melilla), a Ilha de Alborão e uma série de ilha e ilhotas que se encontram frente às costas peninsulares. Em extensão territorial, é o quarto maior país da Europa, atrás apenas da Rússia, Ucrânia e França, e o segundo maior da União Europeia, atrás apenas da França.

5 Características Geográficas (Clima)
A Espanha tem um clima variado ao longo do seu território. Predomina o tipo mediterrânico em quase toda a sua geografia. As costas mediterrânicas do sul e o vale do Rio Guadalquivir têm um clima denominado mediterrânico costeiro: temperaturas e precipitações suaves quase todo o ano, exceto no verão. À medida que se avança para o interior, o clima é mais extremo, passando o clima a ser do tipo clima mediterrânico continental, predominante em quase toda a península: temperaturas altas no verão, baixas no inverno e precipitações irregulares (dependendo da posição geográfica).

6 Características Geográficas (Meio Ambiente)
Desde o ano 1996 o índice de emissões de CO2 subiu notavelmente na Espanha, descumprindo os objetivos do Protocolo de Quioto sobre emissões geradoras do efeito estufa e contribuintes da mudança climática. O secretário geral da ONU, pediu à Espanha uma ‘‘liderança mais ativa’’ na luta contra a mudança climática. A mudança climática prevê para a Espanha gravíssimos problemas meio ambientais, agravando as características mais extremas.

7 Política A Espanha é uma monarquia parlamentarista, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha, e um parlamento bi- cameral, as Cortes Generales. Na Espanha o sistema de votação é diferente de países como o Brasil: não se vota no candidato, mas sim no partido, que já tem listas provinciais predefinidas. À medida que cada partido recebe seus votos, os integrantes da lista vão sendo eleitos.

8 Política Divisão de poderes: O poder executivo é formado por um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente do Governo, que exerce como Chefe de Governo, e o poder judicial está formado pelo conjunto de Juizados e Tribunais, integrado por Juízes e Magistrados, que têm a potestade de administrar justiça em nome do Rei. O poder legislativo se estabelece nas Cortes Gerais, que é o órgão supremo de representação do povo espanhol. As Cortes Gerais são compostas de uma câmara baixa, o Congresso dos Deputados, e uma câmara alta, o Senado.

9 Turismo A Espanha é um país que se destaca pelas várias opções turísticas voltadas, principalmente, para a História, Arte e Cultura. Em função de sua rica história e do bom desenvolvimento sócio- econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas. São muitos museus, parques, monumentos históricos, galerias de arte, castelos medievais, arquitetura antiga, etc.

10 Curiosidades ÁREA: km². CAPITAL: Madri. POPULAÇÃO: 44,9 milhões (Estimativa 2009). MOEDA: Euro – EUR. NOME OFICIAL: Reino da Espanha (Reino de España). NACIONALIDADE: Espanhola. DATA NACIONAL: 12 de outubro - Aniversário do Descobrimento da América. CIDADES DA ESPANHA (PRINCIPAIS): Madri, Barcelona, Valência, Sevilha, Zaragoza, Bilbao e Málaga, Oviedo.

11 Curiosidades IDIOMAS: espanhol (oficial), basco, galego e catalão
RENDA PER CAPITA: US$ DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 89,2 hab./km2.

12 Bibliografia pt.wikipedia.org/wiki/Espanha


Carregar ppt "Espanha Bernardo Dias – nº4 João Pedro dos Santos – nº17"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google