A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTILHA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTILHA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 CARTILHA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Adaptação e Organização: Margaret F. Coelho de Oliveira

2 O que é Consumo Sustentável?
Significa usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. É saber usar para nunca faltar!

3 O que isso exige? Um grande esforço,
somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos.

4 ou no momento de lavar a louça
Pare e Pense Não nos preocupamos com a quantidade de água que utilizamos ao escovar os dentes, quando tomamos banho ou no momento de lavar a louça e o nosso carro.

5 Pare e Pense Por absoluta desatenção, ao sairmos de um cômodo não apagamos a luz, ou vamos acendendo todas as lâmpadas.

6 Pare e Pense Nem nos tocamos em relação ao consumo de papel, seja em casa, na escola ou no escritório estamos sempre desperdiçando papel.

7 Pare e Pense Misturamos o lixo doméstico, quando seria muito
Simples separar os restos de comida do papel, da lata, do vidro, do plástico.

8 No ato da compra, pense! Não leve para casa alimentos em excesso nem faça comida em demasia para depois ter que jogar fora. Não nos damos conta de que os nossos desperdícios têm impacto no nosso bolso. Na merenda compre o que você realmente consegue comer. Não jogue fora alimentos!

9 Consuma água racionalmente:

10 Você sabia que: - Temos apenas 1% de água doce, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). -A contaminação da água pode- se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros matérias. -A qualidade da água é indispensável para sobrevivência da espécie humana.

11 -A água contaminada provoca doenças como diarréia, hepatite, desidratação entre outras.
-Durante 15 minutos com a mangueira aberta pode-se gastar até 280 litros de água. -São cerca de 250 litros ou mais que uma pessoa gasta diariamente com seu banho, higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e claro, a água que se bebe

12 As fontes naturais de abastecimento de água são:
Água da chuva; -Água superficiais (arroios, rios, lagos). -Água subterrânea (aqüíferos, mananciais).

13 Algumas das causas da escassez da água:
Consumo abusivo: Desperdício; Poluição dos rios, lagos e águas subterrâneas; Esgoto não tratado; Desaparecimento de nascentes e córregos; Desmatamento.

14 Dicas para economizar água
Economizar água não é mais só um hábito saudável. Hoje, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente.

15 Chuveiro Consumo: Um Banho de ducha por 15 minutos como registro meio aberto gasta 135 litros (casa) ou 243 litros (apartamento). No caso do chuveiro elétrico, 45 litros (casa) e 144 litros (apartamento). Economia: Reduza o tempo de banho

16 ESCOVE O DENTE DE TORNEIRA FECHADA
Escovando os dentes Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. ESCOVE O DENTE DE TORNEIRA FECHADA

17 Vaso Sanitário Consumo: Bacias antigas gastam 9 litros por descarga, mas podem consumir mais de 10 litros se a válvula estiver desregulada. Economia: Utilize a descarga com caixa acoplada e gaste apenas 6 litros de água. Não utilize o vaso para descartar o lixo.

18 Pia da Cozinha Consumo: Lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos gasta 117 litros (casa) e 243 litros (apartamento). Economia: Ensaboe toda a louça com torneira fechada.

19 Tanque Consumo: Uma lavagem de roupas com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros. Economia: Deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois de descartada, essa mesma água poderá servir.

20 Lava-louças Consumo: Uma lavadoura com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. Economia: Utilize-a apenas quando estiver cheia.

21 Lava-roupas Consumo: Uma lavadora com capacidade para 5 kg gasta 135 litros (casa e apartamento). Economia: Deve ser usada sempre cheia.

22 Mangueira Consumo: São necessários 215 litros para lavar um carro e 279 litros para lavar a calçada por 15 minutos. Economia: Com o balde gasta-se 40 litros na limpeza do carro. Varrer a calçada ao invés de lavar, não gasta nada. No jardim, a dica é molhar as plantas no inicio da manhã ou no final da tarde para evitar a evaporação.

23 Torneira fechada Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

24 Não utilize a mangueira com saída constante de água,
Lavar o Carro Não utilize a mangueira com saída constante de água, prefira um balde. -

25 Jardim Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

26 Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso.
Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

27 Na Lavanderia ou Área de Serviço:
-Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda aqui; -Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água, que pode ser a mesma do molho, e mantenha a torneira do tanque fechada: água corrente somente no enxágüe! -Use o resto da água com sabão para lavar o seu quintal;

28 Na Lavanderia ou Área de Serviço:
Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües; -Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior.

29 Fique atento aos vazamentos internos:
- Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário.. -A forma de detectá-lo é dando uma olhada no registro, após fechar todas as torneiras da casa e desligando os aparelhos que usam água.

30 Na Cozinha: Use também o redutor de vazão e torneiras com aeradores; -Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar;

31 Poupe Energia

32

33 Sobre a energia que consumimos:
-O consumo de energia elétrica aumenta a cada ano no Brasil. -O comércio, além de ganhar novos estabelecimentos com alto padrão de consumo (shopping centers, hipermercados), dinamizou suas atividades com a ampliação dos dias e horário de funcionamento. Uma grande parte desse aumento é decorrente do desperdício de energia.

34 Será que precisamos de todos eles, realmente?
O consumo residencial e comercial representam cerca de 42% do consumo total. -Houve um aumento do uso da eletricidade por incorporação de novos eletrodomésticos. Será que precisamos de todos eles, realmente?

35 No Banheiro: - O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. - O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30min; -Quando o tempo não estiver frio, deixe a chave de temperatura na posição menos quente (morno); -De preferência use o chuveiro. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

36 Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético: Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

37 Televisão: Quando ninguém estiver assistindo,
Desligue o aparelho; Não durma com a televisão ligada. Mas se você se acostumou com isso, uma opção é recorrer ao timer (temporizador) para que o aparelho desligue-se sozinho.

38 Economizar energia, além de fazer bem ao bolso,
também contribui para o adiamento da construção de novas hidrelétricas, que causam grandes impactos ambientais ou para diminuição da exploração de recursos naturais não renováveis como o petróleo. Perceba você mesmo como podemos ajudar diante algumas dicas para o dia-dia.

39 Lâmpadas: Na hora de comprar, dê preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia. Além de consumir menos energia, essas lâmpadas duram mais que as outras;

40 Evite acender lâmpadas durante o dia.
Aproveite melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas. Apague as lâmpadas dos ambientes que estiverem desocupados; Para quem vai pintar a casa, é bom lembrar que tetos e paredes de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.

41 Não deixe seus aparelhos em standby:
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

42 Na Cozinha:

43 Geladeira/Freezer: -Coloque o aparelho em local bem ventilado;
-Evite a proximidade com o fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol; -Ao utilizar: Evite abrir a porta da geladeira em demasia ou por tempo prolongado;

44 Geladeira/Freezer: -Deixe espaço entre os alimentos e guarde-os de forma que você possa encontrá-los rápida e facilmente; -Não guarde alimentos ou líquidos quentes; -Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos porque dificulta a circulação interna de ar; -Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada com mais de meio centímetro de espessura;

45 -Cozinhe com fogo mínimo sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. -Retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. - Compre alimentos frescos, os congelados além de mais caro, consomem até 10 vezes mais energia para ser produzido, é uma praticidade que nem sempre vale a pena.

46 Ar condicionado:

47 Na hora da compra, escolha um modelo adequado ao tamanho do ambiente em que será utilizado.
Prefira os aparelhos com controle automático de temperatura e dê preferência às marcas de maior eficiência, segundo o selo Procel; Ao instalá-lo, procure proteger sua parte externa da incidência do sol (mas sem bloquear as grades de ventilação);

48 -Quando o aparelho estiver funcionando, mantenha janelas e portas fechadas; -Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado; -Evite o frio excessivo, regulando o termostato; -Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

49 DICAS PRÁTICAS

50 Aproveite integralmente os alimentos
Muitas vezes, talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam uma boa variação no seu cardápio;

51 Não troque o seu celular:
Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando- a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.

52 Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

53 Reduza o uso de embalagens:
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

54 Não jogue lixo nenhum na rua:
Essa coleta é mais cara e, além de enfeiar os lugares, traz sérios problemas aos moradores nas épocas de chuva, com entupimento de bueiros e estrangulamento dos corredores de água;

55 Nunca é demais lembrar:
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

56 Ande menos de carro: Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

57 Utilize uma sacola para as compras:
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

58 Vá de escada: Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.

59 Fonte: Guia de Boas Práticas para o Consumo Sustentável produzido pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituto da Defesa do Consumidor.. Cartilha do Consumidor da Ampla azul.org.br


Carregar ppt "CARTILHA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google