A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEW YORK NOVA IORQUE BERNARDO LATERÇA – 04 BRUNO PEDRA – 05

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEW YORK NOVA IORQUE BERNARDO LATERÇA – 04 BRUNO PEDRA – 05"— Transcrição da apresentação:

1 NEW YORK NOVA IORQUE BERNARDO LATERÇA – 04 BRUNO PEDRA – 05
DANIEL PAES - 08 PAULO VICENTE – 33

2 Localização geográfica
A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo sul do Estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos, aproximadamente a meio caminho entre Washington, D.C. e Boston. Nova Iorque localiza-se num arquipélago, na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de Manhattan, bem como o oeste de Long Island. Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente, tornando a terra escassa e incentivando uma elevada densidade populacional. O Rio Hudson, que desemboca em um porto natural protegido e, em seguida, no Oceano Atlântico, ajudou a cidade a crescer como um importante centro comercial. A área de terra da cidade é estimada em 790 km² e de água em 425 km². Sua área total é de km². O ponto mais alto da cidade é Todt Hill em Staten Island, que a 124,9 m acima do nível do mar é o ponto mais alto do litoral leste ao sul de Maine. O pico da serra é coberto, em grande parte, por matas que fazem parte da Staten Island Greenbelt. As coordenadas geográficas de Nova Iorque são 40°43' Norte e 74°00' Oeste.

3

4 Região metropolitana A Região Metropolitana de Nova Iorque possui cerca de 19,7 milhões de habitantes, e inclui 26 condados nos Estados de Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsei (mais os cinco que constituem a cidade, elevando o número total de condados para 31), abrangendo, dessa forma, uma grande zona da costa leste dos Estados Unidos. A área urbanizada da região metropolitana de Nova Iorque é a maior em extensão territorial do mundo, possuindo aproximadamente 8,7 mil km² de área, a mais populosa dos Estados Unidos, e a segunda mais populosa do mundo (superada apenas pela de Tóquio, Japão).

5 Clima Nova Iorque possui um clima temperado continental úmido, possuindo quatro estações bem definidas. Localizado perto de grandes massas de água, a temperatura na cidade tende a flutuar menos do que em áreas localizadas no interior do continente. Entretanto, o tempo em Nova Iorque é instável, podendo ocorrer baixas temperaturas e tempestades de neve perto do fim da primavera ou logo no início do outono. Os invernos da cidade são frios (embora mais quentes do que no interior, dado a sua localização), e eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de neve. No inverno, a temperatura média é de 1ºC. As primaveras na cidade são amenas, possuindo máximas que variam entre 10 °C a 15 °C, em março, e a 20 °C a 25 °C em junho. Os verões da cidade são quentes e úmidos, com máximas entre 32 °C a 38 °C, e temperatura média de 23 °C. A temperatura mais alta já registrada em Nova Iorque foi de 42 °C, no ano de 1966, em 3 de julho. A taxa de precipitação média anual da cidade é de 112,4 centímetros.

6

7 Parques Nova Iorque possui inúmeras áreas verdes espalhadas, especialmente ao longo de áreas de menor densidade como Staten Island. No total, são 113 km² de área dedicadas a mais de 1,7 mil parques e playgrounds. O parque mais famoso é o Central Park (Parque Central), localizado no centro de Manhattan, sendo um dos pontos de interesse mais conhecidos de Nova Iorque. O Central Park é na verdade composto por mais de cem parques menores, que no total possuem quatro quilômetros de comprimento e 800 metros de largura. O Central Park possui inúmeros campos de esportes, jardins, um lago, playgrounds e muita área verde disponível, além de um shopping center, um zoológico e um zoológico infantil. Outros parques famosos são o Madison Square Garden, Riverside Park, Battery Park, Prospect Park, Flushing Meadows-Corona Park, e Forest Park. O litoral que cerca Nova Iorque possui 924 quilômetros de extensão, possuindo 22,4 quilômetros de praias.

8

9 Demografia Os habitantes da cidade são chamados de "nova-iorquinos" (New Yorkers). A população da cidade representa diversas nacionalidades e etnias, que fazem de Nova Iorque a cidade mais multicultural do mundo, desde primórdios de sua história. Na década de 1640, Nova Iorque, então, Nova Amsterdam, possuía apenas mil habitantes. Mas mesmo assim, 18 idiomas diferentes eram falados no pequeno assentamento. Desde então, pessoas vindas das mais diversas partes do mundo trouxeram suas tradições, cultura, habilidades e estilos de vida para a cidade de Nova Iorque.

10 População Segundo o censo americano de 2000, Nova Iorque possui uma população de 8 008 278 habitantes, 3 021 588 residências ocupadas e 1 852 233 famílias. A densidade populacional da cidade é de 10 194,2 hab/km². A cidade possui um total de residências, que resultam em uma densidade de 4 074,6 residências/km². 44,66% da população de Nova Iorque são brancos, 26,59% são afro-americanos, 9,83% são asiáticos, 0,52% são nativos americanos, 0,07% são nativos polinésios, 13,42% são de outras raças e 4,92% são descendentes de duas ou mais raças. 26,98% da população da cidade são hispânicos de qualquer raça. 35,9% da população de Nova Iorque nasceu fora dos Estados Unidos (18,9% na América Latina, 8,6% na Ásia e 7% na Europa). Os maiores grupos étnicos da cidade são afro-americanos (que compõem 26,6% da população da cidade), judeus (11,9%), porto riquenhos (9,9%), dominicanos (9,3%), italianos (8,7%), irlandeses (5,3%), e chineses (4,5%), russos (3%), poloneses (2,7%), sul asiáticos (2,1%), filipinos (1,8%) e coreanos (1,6%). A renda anual média de uma residência ocupada na cidade é de 38 293 dólares. A renda média anual da população da cidade é de 37 435 dólares. Pessoas do sexo masculino possuem uma renda anual média de 37 435 dólares, e pessoas do sexo feminino, uma renda anual média de 32 949 dólares. A renda per capita da cidade é de 22 402 dólares. 21,2% da população e 18,5% das famílias da cidade vivem abaixo da linha de pobreza. 30% das pessoas com 17 anos ou menos de idade e 17,8% das pessoas com 65 anos ou mais de idade vivem abaixo da linha de pobreza.

11 Problemas socioeconômicos
Como toda metrópole, Nova Iorque tem inúmeros problemas, que todavia são muito maiores do que em outras grandes cidades americanas, agravados pela imensa população de mais de oito milhões de habitantes. Os principais incluem a pobreza, o desemprego, a criminalidade, o tráfico de drogas, e conflitos étnicos e raciais. Pobreza é facilmente a questão que mais custa aos cofres municipais. Cerca de quatro bilhões de dólares são dedicados a programas de benefícios sociais aos necessitados para alimentação, roupas, moradia, cuidados médicos, entre outros para mais de 1,5 milhão de pessoas. Dois agravantes: o desemprego, que apesar de não ser tão alto (é igual à taxa nacional de 5,2%), representa mais de 300 mil pessoas, e a entrada de imigrantes sem educação adequada, tendo como consequência o aumento das estatísticas de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza. A criminalidade já foi um grande problema na cidade, mas as taxas de criminalidade caíram drasticamente durante a década de 1990, através de medidas de tolerância zero tomadas pelo prefeito Rudy Giuliani contra quaisquer tipos de crime cometidos. A taxa de criminalidade em Nova Iorque (crimes por 100 mil habitantes) é atualmente a menor entre cidades com mais de um milhão de habitantes do país, e a quarta menor entre cidades com mais de 500 mil habitantes. Entretanto dada a sua grande população mais pessoas são vítimas de crimes anualmente, muitos deles diretamente relacionados com o tráfico e consumo de drogas. Conflitos raciais envolvem discriminação racial contra afro-americanos e porto riquenhos, bem como contra outras minorias étnicas, que possuem dificuldade tanto em encontrar bons postos de trabalho quanto em morar em bairros onde a maioria da população é branca: assim que membros de uma etnia minoritária movem-se para tais bairros, muitas das famílias brancas atualmente residentes do mesmo tendem a mover-se para outras regiões, prolongando o ciclo de segregação racial existente.

12 Subdivisões Os cinco boroughs: 1. Manhattan, 2. Brooklyn, 3. Queens, 4. Bronx, 5. Staten Island Manhattan - Manhattan, Condado de Nova Iorque, é o centro econômico da cidade, e também onde a cidade de Nova Iorque possui suas origens. É o distrito mais densamente habitado de Nova Iorque (é o condado mais densamente habitado do país), e onde se localizam a maioria dos arranha-céus da cidade. Manhattan possui dois grandes centros financeiros, a Lower Manhattan (a parte sul da ilha), que é o maior e o principal da cidade (onde se localiza a Wall Street e futuramente o novo complexo do World Trade Center), e a Midtown Manhattan, onde está localizado o Empire State Building. Bronx - Bronx, Condado do Bronx, está localizado no norte da cidade, sendo o único distrito de Nova Iorque que está localizado no continente (todas as outras quatro estão localizadas em ilhas). O seu nome provém do sueco Jonas Bronck, que criou uma fazenda na região, em Bronx é um distrito predominantemente residencial. É atualmente o distrito mais pobre e violento da cidade, bem como um dos condados mais pobres e violentos do país.

13 Brooklyn - Brooklyn, Condado de Kings, era uma cidade administrativamente independente da Cidade de Nova Iorque até 1898, quando foi fundida com a última. Como consequência, a cidade possui bairros comerciais bem desenvolvidos, bem como o terceiro centro financeiro de Nova Iorque. Brooklyn abriga atualmente a maioria das instalações portuárias de Nova Iorque, bem como boa parte dos estabelecimentos industriais da cidade. É o distrito mais populoso de Nova Iorque. Queens - Queens, Condado de Queens, é considerado o distrito mais multicultural de Nova Iorque, e o condado mais multicultural dos Estados Unidos. É também o maior dos cinco distritos de Nova Iorque. Antes de ter sido anexada à Cidade de Nova Iorque, Queens era composto por diversas pequenas cidades e vilas fundadas pelos neerlandeses. Atualmente, Queens é uma região predominantemente residencial, possuindo uma grande área industrial no sul. Abriga dois dos principais aeroportos da região metropolitana de Nova Iorque, o John F. Kennedy e o LaGuardia. Staten Island - Staten Island, Condado de Richmond, localizada no extremo sudoeste de Nova Iorque, é o distrito mais isolado e menos habitado da cidade. É também o único distrito não conectado diretamente com a ilha de Manhattan, através de uma ponte ou de um túnel. Com poucos estabelecimentos industriais, Staten Island é uma região predominantemente residencial de baixa densidade, possuindo grandes áreas verdes e praias. Abriga também o Fresh Kills Landfill, anteriormente o maior aterro sanitário do mundo. A cidade atualmente está construíndo um dos maiores parques urbanos do país no seu lugar.

14

15 Finanças e comércio Nova Iorque sedia as maiores empresas de finanças dos Estados Unidos. Bancos, empresas de empréstimos, seguradoras e outras corporações financeiras em Nova Iorque empregam no total cerca de 500 mil pessoas. Ao contrário da indústria de manufatura na cidade, que está em declínio, o setor financeiro oferece um número crescente de postos de trabalho. Os bancos de Nova Iorque estão entre os maiores do mundo. A mais famosa instituição financeira de Nova Iorque é a New York Stock Exchange (Bolsa de valores de Nova Iorque), localizada na Wall Street, no centro financeiro da cidade. A New York Stock Exchange, ou simplesmente NYSE é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e possivelmente a mais influente do mundo. A NASDAQ e a American Stock Exchange (Bolsa de Valores Americana) também estão sediadas na cidade, ambas no centro financeiro.

16

17 Manufatura Nova Iorque é o terceiro maior centro industrial dos Estados Unidos, perdendo somente para Los Angeles e Chicago. Cerca de 17 mil fábricas estão instaladas na cidade, mais do que qualquer outra cidade americana, que empregam cerca de 450 mil trabalhadores. As mais importantes indústrias da cidade são a fabricação de roupas e a fabricação de material publicitário. A maior parte das fábricas que produzem roupas estão localizadas em Manhattan, ao sul da Times Square. Aproximadamente 120 mil pessoas trabalham nesta indústria. A cidade de Nova Iorque é a líder nacional na fabricação de material publicitário (imprensa), que incluem revistas e jornais. A indústria de fabricação de material publicitário americana emprega cerca de 93 mil pessoas, e cerca de um sexto desta indústria está sediada em Nova Iorque. Além da fabricação de roupas, tecidos e material publicitário, outra indústria forte na cidade é a da construção; cerca de 87 mil pessoas trabalham na construção de casas e prédios, anualmente.

18 Escolas O distrito escolar de escolas públicas da cidade é administrado pelo prefeito. Este indica um oficial especializado (chamado oficialmente de superintendente de educação pública), que examina o sistema educacional da cidade e então indica oito membros (de um total de 13) do Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque. Os outros cinco membros são escolhidos pelos presidentes de cada uma das cinco regiões da cidade, e precisam ser pais de estudantes estudando no sistema escolar público da cidade.

19 Bibliotecas As bibliotecas municipais de Nova Iorque são administradas por três órgãos públicos diferentes: A New York Public Library System é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Manhattan, Bronx e Staten Island. A Brooklyn Public Library é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Brooklyn, e a Queens Borough Public Library atende o distrito de Queens. No total, são aproximadamente 200 bibliotecas municipais. Além das bibliotecas municipais, Nova Iorque possui mais de mil bibliotecas que são administradas por escolas, universidades, faculdades e outras empresas privadas. Muitas destas bibliotecas são altamente especializadas. Um exemplo é a Biblioteca Dag Hammarskjöld, localizada na sede da ONU, especializada em livros que tratam primariamente sobre relações internacionais e paz mundial.

20

21 Transporte Nova Iorque e sua região metropolitana possui um sistema de transporte enorme e complicado. Nova-iorquinos fazem uso de uma gama variada de opções de transporte, locomovendo-se a pé, de bicicletas, carros, táxis, ônibus, metrô, ferries e helicópteros, todos meios de transporte populares na cidade. Em terra, Nova Iorque possui um sistema extensivo de transporte público e vias expresssas. Nova Iorque possui o espaço aéreo mais movimentado do mundo, com três aeroportos movimentados, e a maior frota de helicópteros do mundo. O transporte pela água é significativo, através de ferries, barcos turísticos e lanchas.

22

23 Transporte público Ao contrário de outras grandes cidades americanas onde carros são o método mais usado de transporte, e que possuem, em geral, péssimos sistemas de transporte público, a cidade de Nova Iorque possui um sistema extensivo, porém, complicado de transporte público. Cerca de cinco milhões de pessoas usam o sistema de transporte público da cidade diaramente. Este sistema é administrado pela New York City Transit Authority. O sistema de metrô de Nova Iorque possui 368 quilômetros de extensão e 468 estações. 1,4 bilhões de pessoas utilizam o metrô anualmente.

24

25 Aeroportos Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), localizado em Queens, opera vôos internacionais e domésticos, e é um hub da American Airlines , da Delta Airlines e da JetBlue Airways. Movimentando mais de 41 milhões de passageiros por ano, é o aeroporto mais movimentado da região metropolitana de Nova Iorque. John F. Kennedy é o aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, quanto ao número de passageiros internacionais movimentados. Aeroporto Internacional de Newark (EWR), localizado entre Elizabeth e Newark (em Nova Jérsei), opera tanto vôos internacionais como domésticos. É um hub da Continental Airlines. Movimenta aproximadamente 33 milhões de passageiros por ano. Aeroporto de LaGuardia (LGA), localizado em Queens, movimenta primariamente vôos domésticos e vôos vindo do Canadá. Hub/Focus city de American Airlines(e sua filial)American Eagle e Delta(e Delta Express) Opera cerca de 26 milhões de passageiros por ano.

26 Museus Nova Iorque possui muitos tipos de museus. O Metropolitan Museum of Art é o maior museu dos Estados Unidos, possuíndo mais de dois milhões de obras de arte, que representam culturas dos últimos cinco milênios. Mesmo ocupando quatro quateirões inteiros, o museu tem espaço suficiente para mostrar apenas uma pequena parcela de suas obras de arte por vez. O The Cloisters é uma secção do Metropolitan dedicado especialmente para a arte européia, da Idade Média, e é desenhado como se fosse um monastério medieval.

27

28 Esportes O esporte mais famoso em Nova Iorque é o beisebol, em contraste com outras grandes cidades americanas, onde o futebol americano possui a preferência. Nova Iorque possui duas equipes ligadas à Major League Baseball: o New York Yankees, membro da Liga Americana e maior vencedor da história da MLB, com 27 títulos, e o New York Mets, membro da Liga Nacional. As partidas entre essas duas equipes são chamadas de "Subway Series" (série do Metrô). Apenas uma vez na história Yankees e Mets se enfrentaram em uma Série Mundial. Foi no ano de 2000. A região metropolitana de Nova Iorque possui ainda três times de basquete (New York Knicks e o New Jersey Nets, que disputam a NBA, e o New York Liberty, time de basquete feminino); três times de hóquei sobre o gelo (New York Rangers, New York Islanders e o New Jersey Devils), dois times de futebol americano (New York Giants e o New York Jets), e um time de futebol (Red Bull New York).

29

30 NEW YORK THE END


Carregar ppt "NEW YORK NOVA IORQUE BERNARDO LATERÇA – 04 BRUNO PEDRA – 05"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google