A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223 4º Bimestre Professora: Maria Christina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223 4º Bimestre Professora: Maria Christina."— Transcrição da apresentação:

1 OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223 4º Bimestre Professora: Maria Christina

2 A partir da década de 1970, os países asiáticos Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul, mais a cidade de Hong Kong (China) passaram a ser chamados de Tigres Asiáticos) Trata-se de um conjunto de países (com exceção de Hong kong) do Sudeste Asiático de industrialização recente; Seguiram os passos do Japão, criando um modelo de industrialização voltado fundamentalmente aos mercados externos. Destaca-se o comércio de produtos tradicionais e industrializados.

3 O termo TIGRE foi um apelido que receberam dos economistas da época, em razão de um crescimento econômico muito rápido, uma alusão à rapidez e ligeireza do tigre, animal que representa a força e a astúcia e foi tomado como símbolo para se referir a esses países. Com exceção de Hong Kong que pertence à China, os outros Tigres Asiáticos são países de pequena extensão territorial e que tiveram no setor industrial a alavanca do desenvolvimento econômico. O lema dos Tigres Asiáticos, a partir das décadas de , foi produzir para exportar e exportar para ganhar dinheiro.

4

5 Hoje, a tela de tablet só é produzida por empresas na Coreia do Sul, no Japão e na China Os Tigres Asiáticos, no setor industrial especializaram-se na produção de eletrônicos, inicialmente televisores, videocassetes, aparelhos de som, calculadoras, máquinas fotográficas e, mais recentemente, computadores, celulares, DVDs, entre outros. O modelo estratégico utilizado por esses países tinha como base a isenção fiscal para as transnacionais, atraindo grandes empresas para seus domínios. Os Tigres Asiáticos não tiveram medo de abrir seus mercados ao capital estrangeiro na segunda metade do século XX.

6 Essa política abriu oportunidade para que os EUA e o Japão aplicassem grandes somas de dinheiro nesses países, numa época de Guerra Fria em que o socialismo estava expandindo. O retorno dos investimentos era garantido, principalmente pelo fato de a mão de obra nesses países ser barata.

7 Comparado com a média dos países asiáticos, os tigres apresentam bons indicadores sociais, com uma qualidade de vida acima da média da grande maioria dos países, com índices baixíssimos de analfabetismo, elevado PIB e expectativa de vida satisfatória.

8 Cingapura: Hong Kong:

9 Taiwan: Coréia do Sul:

10

11 No início da década de 1990, outros países da Ásia, como Tailândia, Malásia e Indonésia passaram a seguir o mesmo modelo de crescimento dos tigres, ou seja, deram isenção de impostos para atrair investimentos externos, empregaram mão de obra barata e produziram para exportar. Esses países passaram a ser chamados de NOVOS TIGRES ASIÁTICOS.

12 Tailândia Indonésia

13 Malásia

14 Os governos realizaram grandes investimentos em educação, reduzindo bastante o analfabetismo; Investiram em universidades e centros de pesquisa para o desenvolvimento industrial; Criação de tecnologia de ponta, como a indústria da informática;

15 Industrialização conduzida por governos autoritários; Repressão às manifestações populares contrárias ao modelo aplicado; Imposição de longas jornadas de trabalho e baixos salários; O Estado define prioridades e direciona investimentos, controlando a economia.

16 Devido aos avanços tecnológicos e o encarecimento da mão-de-obra no Japão, os grandes grupos empresariais japoneses passaram a investir em fábricas nos países vizinhos; Produção de mercadorias projetadas no Japão, através dos joint ventures.

17 Desde o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos exercem uma influência decisiva sobre estes países, por meio de investimentos e do fortalecimento da parceria comercial; Apoiaram a reforma agrária na Coréia do Sul e em Taiwan.

18 Você sabia que existe um país no mundo que se resume a uma cidade? É o caso de Cingapura, localizada no sudeste do continente asiático. Trata-se de uma cidade Estado multicultural, pois nela vivem chineses, indianos, indonésios, europeus e árabes. Apresenta uma das maiores densidades demográficas do mundo, com cerca de 6100 pessoas por quilômetro quadrado. Suas leis são muito rígidas, sendo totalmente proibido pornografia, mascar chicletes em público e jogá-los no chão e pichar muros. Foi o primeiro país a realizar um Grande Prêmio de Fórmula 1 à noite. Existem mais de 25 mil empresas transnacionais instaladas no país, o que faz essa nação ter uma economia dinâmica, diversificada e competitiva.


Carregar ppt "OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223 4º Bimestre Professora: Maria Christina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google