A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO
BIOCOMBUSTÍVEL “O SONHO VERDE” PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO

2 BIOCOMBUSTÍVEL Qualquer combustível de origem biológica, não fóssil.
Mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açúcar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, milho, lixo orgânico, entre outros tipos.

3 COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO

4 PRODUZIR COMBUSTÍVEIS A PARTIR DE PLANTAS PODE AJUDAR O PLANETA?
Sim, a redução de gases do efeito estufa pode chegar a menos: 22% - Etanol do Milho – Estados Unidos. 56% - Etanol da Cana-de-açúcar – Brasil. 68% - Biodiesel – Óleo de canola – Alemanha. 91% - Etanol da celulose – Algas – em estudo nos Estados Unidos, Japão e Oriente Médio.

5 BIODIESEL NO BRASIL PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO

6 O QUE É BIODIESEL? alternativa aos combustíveis derivado do petróleo;
pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor diesel; fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona, etc); emite menos poluentes que o diesel.

7 VANTAGENS DO BIODIESEL
utiliza recursos renováveis em relação aos combustíveis derivados do petróleo (não renovável); menos poluente que a gasolina, diesel e querosene; diminui o efeito estufa – aquecimento global; aumento da geração de trabalho e renda; diminui a evasão rural; co-produtos usados na indústria de cosméticos, ração, adubos e fertilizantes.

8 EFEITO ESTUFA O biodiesel permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é liberado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor.

9 CO2 na atmosfera

10 HISTÓRIA E BIODIESEL Durante a Exposição Mundial de Paris, em 1900, um motor diesel foi apresentado ao público funcionando com óleo de amendoim. Os primeiros motores tipo diesel eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe.

11 BIODIESEL BRASIL O Brasil apresenta grandes vantagens para produção de biocombustíveis, pois apresenta geografia favorável, situa-se em uma região tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas médias anuais. Associada a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, torna-se o país com maior potencial para produção de energia renovável.

12 ASPECTOS ECONÔMICOS Para aumentar sua competitividade, os custos de produção do biodiesel podem ser minimizados através da venda dos co-produtos gerados durante o processo de transesterificação, tais como a glicerina, adubo e ração protéica vegetal.

13 MATÉRIA PRIMA - VEGETAL
Algumas fontes para extração de óleo vegetal que podem ser utilizadas: baga de mamona, polpa do dendê, amêndoa do coco de dendê, amêndoa do coco de babaçu, semente de girassol, amêndoa do coco da praia, caroço de algodão, grão de amendoim, semente de canola, semente de maracujá, polpa de abacate, caroço de oiticica, semente de linhaça, semente de tomate e de nabo forrajeiro.

14 MATÉRIA PRIMA - ANIMAL Entre as gorduras animais, destacam-se o sebo bovino, os óleos de peixes, o óleo de mocotó, a banha de porco, entre outros, são exemplos de gordura animal com potencial para produção de biodiesel. Os óleos e gorduras residuais de frituras revelam um potencial de oferta no país superior a 30 mil toneladas por ano.

15 MATÉRIA PRIMA - ANIMAL

16 PROCESSO DE PRODUÇÃO A molécula de óleo vegetal é formada por três ésteres ligados a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO.

17 FONTES RESIDUAIS Algumas possíveis fontes dos óleos e gorduras residuais são: lanchonetes e cozinhas industriais, indústrias onde ocorre a fritura de produtos alimentícios, os esgotos municipais onde a nata sobrenadante é rica em matéria graxa, águas residuais de processos de indústrias alimentícias.

18

19 CIDADES DO PARANÁ Tibagi – Soja. Em fase de implantação:
Marialva – Girassol, Soja, Algodão, Gordura Animal. Santa Helena – Soja, Girassol. Londrina – Óleo de cozinha, Algas. Andirá – Soja, Girassol, Mamona, Algodão. Céu Azul – Soja. São Mateus do Sul – Soja e outras... Em fase de implantação: Araucária. Campo Largo. Cambira. Ponta Grossa. Curitiba. Tuneiras do Oeste. Rolândia (reabertura)

20 BIODIESEL – REGIÃO SUL

21 LADO SOCIAL DO BIODIESEL
O grande mercado energético brasileiro e mundial poderá dar sustentação a um imenso programa de geração de emprego e renda a partir da produção do biodiesel. A produção de oleaginosas em lavouras familiares faz com que o biodiesel seja uma alternativa importante para a erradicação da miséria no país.

22 BIODIESEL - FOME

23 JANEIRO/2008 Obrigatório a mistura de 2% de biodiesel ao diesel (1 bilhão Litros/ano) – Sigla B2. Em 2013 passa a ser 5% (2,4 bilhões L/ano) – Sigla B5.

24 BIODIESEL

25 BIBLIOGRAFIA Biocombustível. Disponível em acesso 12/04/2008. Biodiesel. Disponível em acesso 12/04/2008. National Geographic, Combustíveis do futuro. Ed. Abril. Outubro 2007.


Carregar ppt "PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google