A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo sobre Rentabilidade de Setores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo sobre Rentabilidade de Setores"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo sobre Rentabilidade de Setores

2 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN METODOLOGIA DE APURAÇÃO
No último dia 10 de março, a AUSTIN elaborou o ranking de rentabilidade segregado em 28 setores. Foram avaliadas 672 empresas, com destaque para o setor Financeiro que contemplou 148 bancos. Os dados analisados correspondem ao Lucro Líquido das empresas acumulado no período de janeiro a setembro de 2007, conforme balanços publicados. Para o cálculo da rentabilidade do setor utilizamos como medida de localização central a MEDIANA devido sua robustez aos dados. Ou seja, a MEDIANA é menos sensível aos outliers (dados muito maiores ou muito menores). ÍNDICE DE RENTABILIDADE = Lucro Líquido sobre o Patrimônio Líquido OBS: É importante destacar que o índice é anualizado, portanto temos: Índice de rentabilidade anualizado = ((LL/9 * 12)) / PL

3 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
QUADRO GERAL

4 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
Base: Set/2007 – MEDIANA: LL sobre PL

5 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN DESTAQUES POSITIVOS
√ O setor de Concessão de Rodovias tem sido beneficiado tanto pela menor necessidade de realizar investimentos (nos empreendimentos já administrados) quanto pela aumento do volume de tráfego nas rodovias em decorrência da melhora da economia nacional; √ O setor de Bebidas e Fumo tem sido beneficiado pela recuperação do nível de emprego e renda na economia entre 2005 e Nesse sentido, vale destacar que o rendimento médio real caiu 22% no período √ Os setores de Siderurgia, Industrial e Serviços de Eletricidade, que ocupam a 3ª, 4ª e 5ª posições, respectivamente, têm sido beneficiados pelo vigor econômico fomentado principalmente pelo aumento do crédito que, por sua vez, tem estimulado a demanda por Bens de Consumo Duráveis (ex: veículos, eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, etc.) e Bens de Capital (ex: equipamentos para eletricidade).

6 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN DESTAQUES NEGATIVOS
√ Os setores de Revenda de Veículos e Máquinas agrícolas, Agricultura e Alimentício foram os que apresentaram os piores índices de rentabilidade. Esses setores tem sofrido o efeito negativo gerado pela forte valorização do Real que motivou a queda da competitividade externa e o aumento das importações. Nem mesmo o aumento dos preços das commodities agrícolas tem sido suficiente para suavizar o mal desempenho registrado em 2007. No caso de revenda de veículos, é importante destacar que o desempenho negativo decorreu especificamente pelas empresas que realizam vendas de máquinas agrícolas.

7 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
QUADRO SETOR FINANCEIRO

8 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
QUADRO SETOR FINANCEIRO

9 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
QUADRO SETOR FINANCEIRO

10 RENTABILIDADE SETORIAL AUSTIN
QUADRO SETOR FINANCEIRO

11 Ranking de Rentabilidade vs
Ranking de Rentabilidade vs. Taxa de Juro por Países Selecionados em 2006

12 Obrigado Erivelto Rodrigues


Carregar ppt "Estudo sobre Rentabilidade de Setores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google