A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Atua no transporte de substâncias (nutrientes, gases, hormônios e excretas), na defesa do organismo e controle da temperatura corpórea. Presente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Atua no transporte de substâncias (nutrientes, gases, hormônios e excretas), na defesa do organismo e controle da temperatura corpórea. Presente."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO Atua no transporte de substâncias (nutrientes, gases, hormônios e excretas), na defesa do organismo e controle da temperatura corpórea. Presente em anelídeos, moluscos, artrópodas, alguns equinodermas (reduzido), e cordados. Torna a distribuição de substâncias mais eficiente (possibilita maior crescimento dos animais).

3 CONSTITUIÇÃO Sangue: tecido que transporta as substâncias no organismo. Vasos: órgãos que conduzem o sangue pelo organismo. Coração: órgão que impulsiona o sangue através dos vasos.

4 TIPOS DE SISTEMAS CIRCULATÓRIOS Aberto (lacunar): o sangue circula parcialmente dentro de vasos e parcialmente em cavidades nos tecidos (hemoceles). Ex: artrópodas, moluscos e protocordados. Fechado: o sangue circula somente no interior de vasos. Ex: anelídeos, cefalópodas (moluscos) e vertebrados.

5 Sistema circulatório aberto e fechado

6 Peixes Fechada Simples (sangue passa uma vez pelo coração) Completa (sangue venoso não se mistura com sangue arterial) Coração com 2 cavidades (1A e 1V) – só circulação de sangue venoso CIRCULAÇÃO NOS VERTEBRADOS

7 Anfíbios e Répteis Fechada Dupla (sangue passa duas vezes pelo coração) Incompleta (sangue arterial se mistura com sangue venoso) Coração com 3 cavidades (2A e 1V)

8 * Nos répteis (tartarugas, cobras e lagartos) o ventrículo é parcialmente dividido (septo de Sabatier) Tartarugas, cobras e lagartos *Crocodilianos têm coração tetracavitário, mas com circulação incompleta (forame de Panizza) Crocodilianos

9 Aves e Mamíferos Fechada Dupla Completa Coração com 4 cavidades (2A e 2V) *Nesses animais a circulação completa favorece a homeotermia

10 VASOS SANGUÍNEOS Artérias: conduzem o sangue do coração para qualquer parte do corpo (saem do coração); pressão sanguínea elevada (alta resistência). Capilares: constituídos por uma única camada de células (endotélio); trocas de substâncias entre o sangue e os demais tecidos.

11 Veias: conduzem o sangue de qualquer parte do corpo para o coração (chegam ao coração); pressão sanguínea baixa (menor resistência e presença de válvulas para evitar o refluxo sanguíneo).

12

13 CORAÇÃO HUMANO Bombeia o sangue para as diversas partes do organismo. Possui dois átrios (cavidades por onde o sangue chega ao coração) e dois ventrículos (cavidades de onde o sangue sai do coração). Obs: lado direito - sangue venoso (rico em CO 2 ); lado esquerdo - sangue arterial (rico em O 2 ).

14 Válvulas cardíacas Tricúspide: entre átrio direito e ventrículo direito Bicúspide (mitral): entre átrio esquerdo e ventrículo esquerdo Semilunares (pulmonar e aorta): entre os ventrículos e as artérias

15 Movimentos cardíacos Sístole: contração (pressão de 120 mmHg) Diástole: relaxamento (pressão de 80 mmHg) * Ação do sist. nervoso autônomo: Simpático – frequência cardíaca Parassimpático – frequência cardíaca * Nódulo sinoatrial ou marcapasso (átrio direito) produz os estímulos nervosos para as pulsações do coração

16 Avaliação da pressão arterial Sistólica Diastólica Nível Normal Normal limítrofe Hipertensão leve Hipertensão moderada Acima de 179 Acima de 109 Hipertensão grave e severa Acima de 140 Menor que 90 Hipertensão Sistólica Isolada

17 CIRCULAÇÃO HUMANA O sangue venoso (diversas partes do corpo) chega ao átrio direito do coração através das veias cavas, passa para o ventrículo direito, e é enviado para os pulmões através das artérias pulmonares Após a hematose (pulmão), o sangue arterial chega ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares, passa para o ventrículo esquerdo, e é enviado para as demais partes do corpo através da artéria aorta

18

19 OBSERVAÇÕES A nutrição e a oxigenação do músculo cardíaco é realizada pelas artérias coronárias, quando obstruídas, provoca o infarto agudo do miocárdio Aterosclerose: obstrução de artérias em função da formação de placas de gordura ou tecido fibroso que se formam nas paredes desses vasos Arteriosclerose : endurecimento e espessamento das paredes das artérias ao longo do tempo (perda da elasticidade arterial)

20 aterosclerose angioplastia ponte de safena

21


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Atua no transporte de substâncias (nutrientes, gases, hormônios e excretas), na defesa do organismo e controle da temperatura corpórea. Presente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google