A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo HYDRUS-1D e Funções de Pedotransferência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo HYDRUS-1D e Funções de Pedotransferência"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo HYDRUS-1D e Funções de Pedotransferência

2 HYDRUS-1D modelo numérico para simulação unidimensional do fluxo de água, calor e múltiplos solutos em meios saturados ou não-saturados. permite considerar a absorção de água pelas raízes, o crescimento das raízes e o transporte de CO2. baseado na equação de Richards

3 TRATAMENTO MATEMÁTICO
Análise teórica: Caracterização do solo com as Equações de van Genuchten (1980); Para retenção de água: Para condutividade:

4 Funções de pedotransferência (PTFs)
Mas, por que estudar isso?? Propriedades e características de mais fácil obtenção Propriedade e características mais difíceis e onerosas

5 Funções de pedotransferência (Pedotransfer functions)
Termo introduzido por Bouma & van Lanen em 1987; Definição: “PTFs translate data we have into what we need”; Um conjunto básico de propriedades do solo para determinar outras.

6 OBTENÇÃO DOS DADOS Análise do solo: Coleta em campo.
Coleta amostra não-deformada Coleta amostra deformada

7 OBTENÇÃO DOS DADOS Análise do solo: Ensaios em Laboratório. Ks e θs
Textura

8 Tensiometria

9 Dados de entrada Físicos: densidade do solo, teor de argila, teor de carbono orgânico. Químicos: capacidade de troca catiônica e pH, estrutura do solo, distribuição do tamanho dos poros e geometria dos poros.

10 Dados de saída Condutividade hidráulica; Compactação do solo;
Avaliar a estabilidade da estrutura do solo sob a pastagem; Aspectos químicos: previsão da curva de adsorção/desorção de fosfato no solo; Agricultura: avaliar as condições do solo e prever o regime hidrológico e otimizar os regimes de nutriente.

11 Um exemplo de PTF Dados de 1323 solos nos EUA;
Equação de regressão: porosidade (n), porcentagem de areia (S) e partículas com tamanho de argila (C) com Ks: Rawls and Brakensiek (1989)

12 Leitura recomendada: PACHEPSKY, Y.; RAWLS, W.J. Development of Pedotransfer Functions in Soil Hydrology, Vol 30, (Developments in Soil Science), Elsevier Science, 542p, 2005. SHEIN, E.V.; ARKHANGEL’SKALA, T.A. Pedotransfer functions: state of the art, problems, and outlooks. Eurasian Soil Science, vol. 39, issue 10, pp , WÖSTEN, J.H.M.; PACHEPSKY, YA.A.; RAWLS, W.J. Pedotransfer functions: bridging the gap between available basic soil data and missing soil hydraulic characteristics. Journal of Hydrology, 251, pp ,

13 OBRIGADA!!


Carregar ppt "Modelo HYDRUS-1D e Funções de Pedotransferência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google