A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Sociedade e Território- 2011 Aula: P. Bourdieu Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Sociedade e Território- 2011 Aula: P. Bourdieu Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Sociedade e Território Aula: P. Bourdieu Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

2

3

4 MAPA DOS RISCO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO

5 ELIAS NO GUETTO GUETO COMUNITÁRIO HIPERGUETO Exlusão Exlusão Abandono Social Abandono Social Racismo Racismo Divisão Social do Trabalho Divisão Social do Trabalho Consciência de Classe Consciência de Classe

6 ELIAS NO GUETTO Des-Diferenciação e Informalização. Despacificação. Desertificação organizacional. Diabolização dos Negros Pobres.

7 PROCESSO COVILIZATÓRIO Diferenciação Social aumento da cadeia de interpendência Mudanças no estilo de vida repressão e privatização das funções corporais. Mudanças na estrutura do habitus racionalização e crescimento da distância social.

8 PROCESSO CIVILIZATÓRIO Transformação do modo de conhecimento regressão do conteúdo fantasmagórico.

9 P. BOURDIEU

10 HERANÇAS Durkheim: a possibilidade de uma ciência do mundo social. Marx: conflito de classes sociais. Weber: importância do sentido e da diferenciação social na ação. Elias: configuração social e habitus.

11 Superar as oposições clássicas da sociologia. subjetivismo X objetivismo representação X estrutura estrutura X prática PROPOSTA TEÓRICA

12 PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA A SOCIEDADE É ESTRUTURADA EM CLASSES. MAS NÃO UM CONJUNTO UNIFICADO. POIS SE DIFERENCIA EM PRINCÍPIOS E LÓGICAS DE ESTRUTURAÇÃO E DE AÇÃO. A UNIFICAÇÃO DA SOCIEDADE É REALIZADA PELA LUTA DE CLASSES.

13 a)Estruturalismo Genético. b)Estruturalismo Construtivista. PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

14 a) Estruturalismo Genético PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS OBJETIVAS ANÁLISE DOS INDIVÍDUOS E DE SUAS MOTIVAÇÕES (Crenças, Percepções, Interesses, etc)

15 a) Estruturalismo Genético... eu diria que tento elaborar um estruturalismo genético: a análise das estruturas objetivas nos diferentes campos é inseparável da análise da gênese nos indivíduos biológicos, das estruturas mentais que são em parte produto da incorporação das estruturas sociais e da análise da gênese destas estruturas sociais elas mesmas. (Choses Dites, p. 24) PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

16 b) Estruturalismo Construtivista PROPOSIÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA CONSTRUÇÃO DO MUNDO SOCIAL POR LÓGICAS OBJETIVAS CONSTRUÇÃO DO MUNDO PELA AÇÃO DOS INDIVÍDUOS NO MUNDO SOCIAL COM SUAS MOTIVAÇÕES.

17 PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA b) Estruturalismo Construtivista Por estruturalismo ou estruturalista eu quero dizer que existem no próprio mundo social e não somente no sistema simbólico, na linguagem, no mito, etc. estruturas objetivas independentes da consciência e da vontade dos agentes capazes de orientar e de constranger suas práticas e suas representações.

18 PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA Proposição Teórico-Metodológica b) Estruturalismo Construtivista Por construtivismo eu quero dizer que há uma gênese social simultânea dos esquemas de percepção, de pensamento e de ação (...) e das estruturas sociais. (Choses Dites, p. 24)

19 POSIÇÃO POSIÇÃO DISPOSIÇÃO TOMADA DE POSIÇÃO PROPRIEDADES DO INDIVÍDUO OU GRUPO PROPRIEDADES ESTRUTURAIS RELACIONAIS HABITUS AÇÃO OU PRÁTICA SOCIAL PROPOSIÇÃO TEÓRICA: síntese HABITUS x CAMPO DE AÇÃO


Carregar ppt "Disciplina: Sociedade e Território- 2011 Aula: P. Bourdieu Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google