A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Ensino Fundamental, 8° Ano TEATRO - Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos

2 O texto teatral é o principal elemento dentro da apresentação cênica.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Texto Teatral O texto teatral é o principal elemento dentro da apresentação cênica. Ele é o norte, a “bússola”, que guia os atores e demais pessoas envolvidas na produção cênica para o desenvolvimento do espetáculo.

3 ARTE, 8º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O texto teatral representa uma história criada por um AUTOR, encenada por ATORES, contada para um PÚBLICO. Por ser basicamente narrado por meio de diálogos, é chamado de texto DRAMÁTICO. Através dos textos, todos os elementos que compõem uma peça teatral são determinados: lugar, tempo em que se passa as cenas ou a história, características das personagens, etc. Os autores ao pensarem, ou criarem, seus textos dramáticos fundamentam-se em teorias, que refletem todo um momento histórico de uma sociedade. Uma teoria dramática influencia diretamente no desenvolvimento dos diferentes gêneros teatrais.

4 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Imagem: Cebula / Teatro DuPage de Ópera, performace de O mendigo / Domínio público.

5 Não podemos confundir o TEXTO TEATRAL com o GÊNERO TEATRAL DRAMÁTICO.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. É elaborado a partir da criação do discurso direto, que é fiel à reprodução da fala das personagens. Não podemos confundir o TEXTO TEATRAL com o GÊNERO TEATRAL DRAMÁTICO. Na estrutura redacional do texto teatral, o autor coloca primeiro o nome da personagem, para só então escrever o que é dito por ela. Observações sobre como a personagem deve estar (lugar, estado de espírito, marcações, etc.) recebem o nome de RUBRICAS e devem ser escritas entre parênteses.

6 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Gênero Teatral O gênero teatral é uma forma específica de representação, ou apresentação, cênica.

7 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Os gêneros teatrais apresentam sempre uma certa polêmica ao serem definidos. De modo geral, essas classificações surgem a partir de generalizações, o que acaba gerando as polêmicas. Questões como a cultura, pontos de vista e determinados momentos históricos são importantes para as definições de gêneros teatrais. Novos gêneros teatrais surgem, fundindo-se ou influenciando os gêneros já existentes e os que estão por se desenvolver.

8 Os Gêneros Tragédia Comédia Sátira
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Os Gêneros Sabemos que o teatro ocidental surgiu na Grécia Antiga a partir dos ritos em honra ao deus Dionísio. No seu princípio, o teatro possuía três gêneros básicos: Tragédia Comédia Sátira

9 A Tragédia A tragédia é o gênero mais antigo e respeitado.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. A Tragédia A tragédia é o gênero mais antigo e respeitado. Na Grécia autores como Ésquilo, Sófocles e Eurípedes escreveram peças que possuíam uma função educacional moralizadora. Deuses e seres humanos, mostravam por meio de suas angústias e medos os dramas da vida humana. Imagem: Autor Desconhecido / Máscara de Dionísio, séc. 1-2 A.C. / Domínio público.

10 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. A Comédia O principal objetivo da Comédia é provocar o riso do público. A ridicularização dos costumes, cenas que mostram pessoas em situações cômicas e o exagero das atitudes pontuam esse gênero. A crítica social tem que existir, embora questões mais profundas praticamente não sejam realizadas. Imagem: Marsyas / Teatro máscara que representa o primeiro escravo da Comédia Nova, século 2 aC / National Archaeological Museum, Athens / GNU Free Documentation License.

11 A Sátira É a síntese da tragédia e da comédia.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. A Sátira É a síntese da tragédia e da comédia. Em uma sátira é muito comum se ridicularizar um fato social ou uma pessoa pública. Era muito comum pequenas sátiras serem encenadas nos intervalos de grandes tragédias. A palavra sátira vem de Sátiro, seres da mitologia grega, que acompanhavam o deus Dionísio e que tinham chifres e patas de bode. Imagem: Jastrow / Máscara de um Sátiro, Arte romana, século 2 / Capitoline Museums Palazzo Nuovo, first floor, Hall of the Faun / Domínio Público.

12 Outros Gêneros Auto, Drama, Farsa, Melodrama, Ópera, Mímica, Monólogo,
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Outros Gêneros Auto, Drama, Farsa, Melodrama, Ópera, Mímica, Monólogo, Musical, Revista, Stand-up comedy, Teatro infantil, Teatro invisível, Teatro de bonecos, Teatro de rua, Teatro de sombras, Vaudeville, Circo, Happening, Teatro Lambe-lambe.

13 O Auto O Auto surgiu a partir da tragédia e da sátira.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Auto O Auto surgiu a partir da tragédia e da sátira.  Os primeiros autos ocorreram durante a Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. A maior expressão desse gênero no séc. XVI foi Gil Vicente. A moral é o elemento mais importante dos enredos dos autos. Ariano Suassuna escreveu o “Auto da Compadecida”. Imagem: Gil Vicente / Auto de Inês Pereira / Domínio público.

14 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Drama A Farsa No Drama, o enredo se baseia nos conflitos sentimentais humanos. A tristeza geralmente é muito recorrente como tema. Pode ser visto como uma forma exagerada da tragédia. Cômica, menos exigente que a comédia. O seu principal objetivo é divertir o público.  Pode ser considerada uma modalidade burlesca, com personagens em constantes situações caricatas. Não se preocupa em questionar valores. 

15 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Melodrama A Mímica Esse gênero relaciona-se a produções que utilizam efeitos de fácil compreensão e envolvimento por parte do público: Fundos musicais melosos, ou tensos; Cenas apelativas; Muita emotividade nas cenas e sentimentalismo exagerado. Encenação na qual os atores representam por meio de gestos.  Toda a expressão se dá através de movimentos corporais, sem o uso da fala.

16 A Ópera É basicamente uma encenação que consiste em um drama musicado.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. A Ópera É basicamente uma encenação que consiste em um drama musicado. As falas das personagens são cantadas. Os cantores são acompanhados por uma orquestra sinfônica completa. O timbre de voz dos cantores e suas personagens recebem uma classificação. Imagem: Koko56 / Representação do faraó da ópera Aída / GNU Free Documentation License.

17 Os cantores masculinos classificam-se em:
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Os cantores masculinos classificam-se em: As cantoras femininas classificam-se em: Baixo. Contralto. Baixo-barítono (ou baixo-cantor). Mezzo-soprano. Soprano. Barítono. Tenor Contratenor.

18 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Musical No musical, há uma combinação de música, canções, dança, e diálogos falados.  A música é a principal forma de expressão da emoção das personagens. Atualmente é na Broadway onde se encenam grandes musicais. Cats, O Fantasma da Ópera e Glease são alguns exemplos. Imagem: Matias Galan / Fantásma da Ópera / GNU Free Documentation License.

19 A Revista O Stand-up Comedy
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. A Revista O Stand-up Comedy Marcadamente um gênero popular, principalmente até a década de sessenta do séc. XX. É uma mistura de números musicais, sensualidade com a presença de vedetes, uma comédia leve e críticas sociais e políticas. Uma expressão em língua inglesa utilizada para designar um espetáculo de humor feito por apenas um comediante. No Stand-up comedy o comediante/ator narra cenas do cotidiano, tornando-as engraçadas e cômicas.

20 O Teatro Infantil O Teatro do Invisível
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Teatro Infantil O Teatro do Invisível É um gênero voltado para o público infantil, de grande importância no processo de educação. Permite à criança desenvolver inúmeras habilidades: socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, gosto pela leitura entre muitos outros. O invisível aqui relaciona-se à uma representação de cenas do cotidiano, geralmente despercebidas por sua relação com o banal. O público é convidado a participar de forma ativa do enredo, interagindo de forma clara.

21 O Teatro de bonecos O Teatro de rua
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Teatro de bonecos O Teatro de rua Nesse gênero, os atores interpretam por meio de bonecos articulados. Muito utilizado para o público infantil. Muitas culturas apresentam diferentes formas de teatro de bonecos. Como sugere o nome, são encenações realizadas em locais públicos, como praças e vias movimentadas. Apesar de parecer ser um gênero moderno, desde a Idade Média grupos itinerantes executavam encenações em feiras e festivais de rua.

22 O Teatro de sombras O Circo
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Teatro de sombras O Circo É um gênero muito antigo, originário da China. Nele, os atores utilizam as sombras criadas por um ou mais feixes de luz que se projetam sobre silhuetas criadas para isso ou de movimento de mãos. É basicamente uma companhia itinerante que engloba a apresentação de vários artistas de diferentes especialidades. Palhaços, mágicos, contorcionistas, equilibristas, etc. O termo circo se relaciona ao palco onde são feitas as apresentações, circular. Historicamente, os circos tiveram sua origem em Roma.

23 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Vaudeville É basicamente uma forma de entreterimento de variedades, surgido nos Estados Unidos e Canadá em1880. Shows de horrores, de bizarrices, museus de curiosidades baratas, o burlesco. A cada noite eram apresentados uma série de números sem nenhum relacionamento direto entre eles. Imagem: O'Brien & Havel / Joseph Hart Vaudeville Co. direct / Weber & Fields Music Hall, New York City /Domínio público.

24 O Happening O Teatro Lambe-lambe
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Happening O Teatro Lambe-lambe Do inglês, acontecimento, é uma forma de apresentação cênica. Embora seja uma obra planejada, há muitos elementos de espontaneidade e improvisação. A surpresa é uma das principais características do happening e uma apresentação nunca se repete. É basicamente uma apresentação cênica que ocorre dentro de um espaço cênico reduzido. As peças teatrais apresentadas são de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa apresentação cênica se inspira nos antigos fotógrafos lambe-lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60.

25 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Enredo O Enredo é a sequência dos fatos, acontecimentos, que caracterizam a história, as situações que envolvem as personagens, suas ações, seus sentimentos e emoções. O enredo é composto essencialmente por quatro partes: 1. Apresentação; 3. Clímax; 2. Complicação; 4. Desfecho.

26 Em alguns textos teatrais essa primeira parte é dispensada.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. 1- Apresentação: é a parte introdutória do texto onde são mostradas as principais personagens e mostrados os fatos e circunstâncias mais relevantes da história, tais como o lugar e o momento nos quais a ação se desenvolverá.  Também, na apresentação, se cria o cenário e uma marcação de tempo para as personagens iniciarem suas ações. Em alguns textos teatrais essa primeira parte é dispensada. Em alguns enredos a história já começa com a ação. Imagem: Effie / O musical "Cats" em Roma Musical Theatre, em Varsóvia, 2007 / GNU Free Documentation License.

27 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. 2 – Complicação: é a parte do texto dramático na qual as ações e os conflitos se desenvolvem. Imagem:  Mario Nunes Vais / Eleonora Duse como Marguerite Gautier em A Dama das Camélias de Alexandre Dumas fils, 1904 circa / Domínio público.

28 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. 3 – Clímax: é o ponto de tensão no qual a ação atinge seu momento crítico, levando a um desfecho. Imagem:  Douglas Fairbanks Prod. - United Artists/ L. para R.: Leon Bary, Eugene Pallette, Douglas Fairbanks e George Siegmann em Os Três Mosqueteiros / Domínio público.

29 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. 4 – Desfecho: é a conclusão dos conflitos gerados pelas ações das personagens durante a história. Imagem: Enciclopédia Itaú Cultura Teatro / Atores Paulo Porto e Sônia Oitica Como Romeu e Julieta / Domínio público.

30 O Locutor seria o emissor inicial da mensagem.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Locutor seria o emissor inicial da mensagem. O Interlocutor seria o elemento que interage com o locutor, respondendo aos estímulos originados por ele. Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá! Blá, blá? Blá, blá, blá! Imagens: (a) e (b) Xzit / Personagens em estilo animê / Domínio público.

31 O Diálogo Locutor Interlocutor
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Diálogo O diálogo, no teatro, é a comunicação estabelecida entre dois ou mais personagens. É um dos principais elementos da construção textual dramática. O termo Diálogo vem do grego DIS (dois) + LOGOS (ideias). São necessários pelos menos dois elementos para um diálogo: Locutor Interlocutor

32 Um monólogo é uma longa fala emitida por uma única personagem.
ARTE, 8º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. O Monólogo Um monólogo é uma longa fala emitida por uma única personagem. O termo monólogo surgiu da junção dos radicais gregos MONOS (um) + LOGOS (palavra ou ideia). No Monólogo, uma personagem expõe seus pensamentos e emoções, sem dirigir-se a alguém, além dele mesmo.

33 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Imagem: Mattia Luigi Nappi / O ator Ascanio Celestini realizar um monólogo durante seu show / GNU Free Documentation License.

34 Monólogo exterior Monólogo interior
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Alguns gêneros teatrais, em especial, utilizam amplamente os monólogos: as óperas, o stand-up comedy, os musicais. Há dois tipos básicos de monólogos no teatro: Monólogo exterior Monólogo interior Esse tipo de monólogo se estabelece quando o ator conversa com alguém que não está no palco ou na plateia. Ex.: Conversando ao telefone. É um discurso que expõe o “mundo interior” do narrador. Basicamente é um discurso psicológico.

35 Referências e sugestões
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEATRO – Texto teatral: gênero, enredo, diálogos, monólogos. Referências e sugestões TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª. Edição, São Paulo-SP.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 4 Cebula / Teatro DuPage de Ópera, performace de O mendigo / Domínio público. 16/08/2012 9 Autor Desconhecido / Máscara de Dionísio, séc. 1-2 A.C. / Domínio público. 10 Marsyas / Teatro máscara que representa o primeiro escravo da Comédia Nova, século 2 aC / National Archaeological Museum, Athens / GNU Free Documentation License. 11 Jastrow / Máscara de um Sátiro, Arte romana, século 2 / Capitoline Museums Palazzo Nuovo, first floor, Hall of the Faun / Domínio Público. 13 Gil Vicente / Auto de Inês Pereira / Domínio público. 16 Koko56 / Representação do faraó da ópera Aída / GNU Free Documentation License. 18 Matias Galan / Fantásma da Ópera / GNU Free Documentation License. 23 O'Brien & Havel / Joseph Hart Vaudeville Co. direct / Weber & Fields Music Hall, New York City /Domínio público.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 26 Effie / O musical "Cats" em Roma Musical Theatre, em Varsóvia, 2007 / GNU Free Documentation License . 16/08/2012 27 Mario Nunes Vais / Eleonora Duse como Marguerite Gautier em A Dama das Camélias de Alexandre Dumas fils, 1904 circa / Domínio público. 28 Douglas Fairbanks Prod. - United Artists/ L. para R.: Leon Bary, Eugene Pallette, Douglas Fairbanks e George Siegmann em Os Três Mosqueteiros / Domínio público. 29 Enciclopédia Itaú Cultura Teatro / Atores Paulo Porto e Sônia Oitica Como Romeu e Julieta / Domínio público. 30a Xzit / Personagens em estilo animê / Domínio público. 30b 33 Mattia Luigi Nappi / O ator Ascanio Celestini realizar um monólogo durante seu show / GNU Free Documentation License.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google