A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI"— Transcrição da apresentação:

1 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI

2 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - ORIGEM E PERÍODO QUE VIERAM PARA O RS -
O índio guarani habitou o litoral marítimo e o da Lagoa dos Patos, bem como, as margens dos grandes rios. Deve ter entrado no RS pelo ano 700 da nossa era, vindo talvez do Paraguai atual. É apontada como causa de suas contínuas migrações, a busca da terra “sem mal” (Ivy Marroy) que localizavam para o lado do mar.

3 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - GASTRONOMIA -
Além de produtos da agricultura: milho, feijão, mandioca, abóbora, batata doce, amendoim, urucu, alimentava-se de carne bovina, da caça, da pesca, e coleta de frutas: marmelo, figo, maçã, laranja, uva. As primeiras videiras foram cultivadas pelos indígenas. Coletava erva-mate e fazia bebidas fermentadas de milho, mandioca ou frutas silvestres (cauim).

4 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - FOLCLORE (DANÇA, MÚSICA, FESTAS) -
Música Missioneira - Sacra Européia. Faziam instrumentos musicais como a flauta, tambores e outros. Tinham escolas de música. Na época de milho verde, costumava realizar uma festa ritual, na qual sacrificava os prisioneiros mais valentes. Só nestas praticava a antropofagia, acreditando assimilar, com esta prática, as qualidades guerrreiras do sacrificado.

5 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - ARTESANATO -
O guarani é o índio da cerâmica abundante e de tamanho grande, feita pelas mulheres, que era utilizado na cozinha, na despensa e para enterrar os mortos (urnas funerárias).

6 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - ARTESANATO -
Faziam também cachimbos de barro. O meio em que viviam os tornou hábeis canoeiros. Armas e utensílios: arco, flecha (com ponta de madeira ou osso); conhecia também as boleadeiras. Empregava instrumentos de pedra lascada, de pedra polida, bem como facas de bambum (cestaria).

7 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - INDUMENTÁRIA -
Em geral, andava nú; no inverno, porém, cobria-se de peles à maneira de “poncho”. Conhecia rudimentos de tecelagem, fazenda vestimentas de fibra de uma certa urtiga, antes do perídio Reducional. Após vestiam-se com roupas feitas do algodão por eles cultivado.

8 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - INDUMENTÁRIA -
Costumava pintar e tatuar o corpo. Usava tintas das cores pretos e vermelho. Os adornos de penas eram abundantes. Era distintivo viril o uso do tembetá no lábio inferior.

9 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - RELIGIÃO -
Os índios acreditavam em Deus. Chamavam-no de Tupã, o criador de todas as coisas. Para eles, porém, Tupã era a divindade criadora dos trovões e relâmpagos, sendo temido. Acreditava em grande quantidade de espíritos benéficos e maléficos. O Pagé era o “médico-feiticeiro” que deveria impor-se pela sua arte, sendo depois temido e respeitado.

10 ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI - FICHA TÉCNICA -
Criação: Profª. Ms. Carmen Regina Dorneles Nogueira Eliane Jetzke; Carina; Vera; Priscila; Roberta. Apoio Técnico: Fernando Neves dos Santos


Carregar ppt "ETNIA INDÍGENA: ÍNDIO GUARANI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google