A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos bíblicos sobre as Origens

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos bíblicos sobre as Origens"— Transcrição da apresentação:

1 Textos bíblicos sobre as Origens

2 Leituras da Bíblia: A leitura da Bíblia pode fazer-se em diversos níveis de profundidade, de que resultarão compreensões diversas: 1) o leitor desprevenido, ao ler os livros da Bíblia como quaisquer outros, pode achá-los interessantes, mas também poderá ficar chocado, acabando por pouco ou nada entender da leitura; 2) o leitor erudito, sobretudo o especialista em história e literatura antigas fará uma leitura de grande interesse científico, conseguindo situar o que leu no seu contexto histórico e cultural, mas não entra no significado intencional do texto bíblico; 3) só o leitor crente e esclarecido sabe ler os textos a partir da sua intenção originária e do seu significado religioso poderá compreendê-los com profundidade.

3 INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS BÍBLICOS

4 Géneros literários (na Bíblia)
Géneros literários (na Bíblia). São os diversos modos ou estilos utilizados pelos autores sagrados na transmissão da sua mensagem. Encontram-se também na literatura contemporânea. O conhecimento de cada género literário é fundamental para entender os diversos textos bíblicos. De forma simplificada, podemos dizer que, no Antigo Testamento se distinguem a poesia popular, a prosa oficial, a literatura narrativa, as orações, as profecias, a literatura sapiencial e o género apocalíptico; e no Novo Testamento, os Evangelhos, as Epístolas e o Apocalipse.

5 Interpretação: Para a correcta interpretação dos textos bíblicos é necessário respeitar algumas regras: estabelecer o texto “original” (crítica textual), ter em conta as particularidades linguísticas e o género literário (crítica literária) e conhecer os condicionalismos culturais e históricos da sua redacção (crítica histórica). De facto, é muito diferente interpretar um texto em prosa de outro em poesia, uma sentença sapiencial de uma profecia, uma epístola de uma narrativa histórica. E, mesmo no género histórico, ainda é necessário distinguir se se trata de história documental, épica, popular ou das origens.

6 Mito é um género narrativo carregado de imagens simbólicas
Mito é um género narrativo carregado de imagens simbólicas. Procura dar resposta à questão das origens (da humanidade, de um povo, etc.) a partir de uma leitura religiosa da vida. Não usa o rigor científico (não é um texto científico) mas pretende enquadrar o sentido das coisas a partir de Deus ou dos deuses.


Carregar ppt "Textos bíblicos sobre as Origens"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google