A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teatro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teatro."— Transcrição da apresentação:

1 Teatro

2 Origens O teatro é originário da Grécia Antiga.
Datado do século VI a.C. em decorrência às festividades anuais em homenagem a Dionísio, deus do vinho, da fertilidade e, mais tarde, do teatro. O primeiro ator de teatro foi Téspis de Icárias. Este grego colocou uma máscara ornada de cachos de uvas, foi em praça pública e anunciou: “Sou Dionísio!” A partir daí é que teve início a representação da realidade.

3

4 Dionísio, deus do vinho e da alegria

5 Téspis de Icárias

6 Significado Teatro em grego, θέατρον, Theaomai ou Théatron, tem como significado “olhar com atenção, perceber, contemplar”. Não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto.

7 Teatro no Brasil Surgiu no século XVI tendo como objetivo a propagação da fé religiosa cristã. Dentre poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que visava a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. A década de 1940 foi a mais produtiva com criação das companhias teatrais mais importantes do país: Os Comediantes, TBC, Teatro Oficina, Teatro de Arena, Teatro dos Setes, Companhia Celi-Autran-Carrero, entre outros.

8 Padre José de Anchieta

9 Origem do símbolo do teatro
No início desta apresentação, você viu duas máscaras. Elas são o símbolo do teatro. É uma alusão aos dois principais gêneros: a tragédia e a comédia. A primeira tratava de temas referentes à natureza humana, bem como o controle dos deuses sobre o destino dos homens, enquanto a última funcionava como um instrumento de crítica à política e sociedade atenienses. Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes, cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem.

10


Carregar ppt "Teatro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google