A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guardiã Guardiã Operárias Operária Operária Operária(E), Zangão (D)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guardiã Guardiã Operárias Operária Operária Operária(E), Zangão (D)"— Transcrição da apresentação:

1 Meliponário Dendê Criação Racional da abelha Uruçu do Nordeste Apresentação da Espécie
Guardiã Guardiã Operárias Operária Operária Operária(E), Zangão (D) Potes de Alimento Rainha Fecundada Rainha Virgem

2 O Habitat Natural da Abelha Uruçu
A abelha uruçu habita regiões de Mata Atlântica do litoral Norte e Nordeste, Chapada Diamantina e Serras. Pesquisas já realizadas mostraram o relacionamento dessa espécie com a mata úmida, que apresenta as condições ideais para as abelhas construírem seus ninhos, além de encontrarem, em árvores de grande porte, espécies com floradas muito abundantes, que são seus principais recursos alimentares, bem como locais de morada e reprodução. Esta espécie, assim como outras pertencentes ao gênero dos meliponíneos, possuem uma preferência floral mais seletiva que as abelhas africanizadas, razão pela qual muitas delas encontram-se hoje em risco de extinção.

3 Classificação e Origem do Nome
Filo: Artrhopoda Classe: Insecta Ordem: Hymenoptera Família: Apidae Gênero: Melipona Espécie: Melipona scutellaris Autor da espécie e ano da descrição: Latreille, 1811 Origem do Nome: O termo Uruçu é de origem Tupi Guarani e significa "abelha grande". Tal nomenclatura está relacionada com diversas abelhas do mesmo gênero. Como exemplo, temos a uruçu amarela (Melípona rufiventris), a Uruçu Verdadeira ou do Nordeste (Melípona scutellaris latreille), dentre outras. A tendência, porém, é a de reservar o termo "URUÇU" para a abelha da zona da mata úmida do litoral baiano e nordestino. Por isso, para evitarmos confusões, é muito importante utilizarmos a nome científico da espécie (em latim) após o nome vulgar. Zangão Operária

4 Características da Espécie
Corpo robusto, cabeça escura (marrom e preto), vértice marrom-amarelado com pêlos abundantes amarelo-ruivos, freqüentemente com alguns mais claros, cor de ouro. O clípeo, estrutura da cabeça que liga as peças bucais, é levemente convexo e a face é relativamente estreita. Tórax preto no dorso, com pêlos densos amarelo-dourados e face ventral com fina penugem acinzentada. Abdômen quase preto no dorso, com uma orla cinzento-amarelada muito pálida sobre o bordo posterior dos cinco segmentos. O comprimento das operárias é de 10 a 12 milímetros. Abdômen escuro com 5 listas brancas.

5 Benefícios Proporcionados Por Esta Espécie de Abelha Sem Ferrão
Polinização dos vegetais, aumentando a produtividade das plantas cultivadas e a fertilidade das espécies que dependem da polinização cruzada. As abelhas indígenas são responsáveis pela preservação das nossas matas nativas, haja vista que atuam na reprodução de 40 a 90% dos vegetais que apresentam esse tipo de polinização. Os 10% restantes são polinizados pelo vento, água, morcegos, aves, borboletas, besouros e outros insetos; Produção de mel delicioso, possuidor de alta qualidade medicinal, rico em propriedades bactericidas, energéticas e antioxidantes; Ganho financeiro com a venda dos seus produtos Mel, Pólen in Natura e Enxames, além da geração de receita em empreendimentos turísticos voltados para o ecoturismo; Baixo custo de implantação do meliponário, bem como fácil manejo em razão da sua mansidão.

6 Requisitos Mínimos Necessários Para a Criação Racional da Abelha Uruçu
Para que a criação racional dessa espécie seja viável, alguns requisitos devem ser preenchidos, tais como: Fonte de alimento (Mata Nativa) abundante, distante no mínimo 500 e no máximo 1000 metros. O pasto meliponícola deve possuir plantas com diferentes épocas de floração, visando com isso o suprimento alimentar (néctar e pólen) o ano todo; O clima predominante deve ser quente e úmido, porém, com um manejo adaptado, podem ser criadas com sucesso em regiões de clima frio; Água limpa e corrente distante no mínimo 50 e no máximo 100 metros; Local sombreado; Ausência de Poluentes; Ausência de fortes correntes de vento; Conhecimentos técnicos de manejo e reprodução da espécie; Paciência, senso de observação, dedicação e respeito pelo meio ambiente.

7 Contatos e Informações
Acesse o nosso site: Fone: (71) OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "Guardiã Guardiã Operárias Operária Operária Operária(E), Zangão (D)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google