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Entrepreneurial Networks Redes Empresariais

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Apresentação em tema: "Entrepreneurial Networks Redes Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Entrepreneurial Networks Redes Empresariais
Redes Sociais On-Line E Off-Line IBICT/UFRJ, June 29, 2009 Caroline Haythornthwaite Graduate School of Library and Information Science University of Illinois at Urbana-Champaign Portuguese translation by Professora Gilda Olinto

2 IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Redes Sociais On-Line E Off-Line Estudos e aplicações em Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo This presentation was one of four seminars given in June and July 2009 at IBICT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (The Brazilian Institute for Information in Science and Technology), Rio de Janeiro, where Professor Caroline Haythornthwaite was a guest of the institute. Caroline extends her thanks for the invitation, visit and local support to Celia Ribeiro Zaher, Coordenadora de Ensino e Pesquisa, C&T da Informação, IBICT for arranging this visit. Professora Gilda Olinto for intellectually entertaining hours as we worked to translate my slides into Portuguese, as well as her full support of my needs while in Rio. Selma Santiago for administrative support before, during and after the seminars Ingrid and Marcia for helping make things easier in many ways ************************************************************************

3 IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Redes Sociais On-Line E Off-Line Estudos e aplicações em Aprendizagem, Conhecimento e Empreendedorismo 29 de junho de 2009 (segunda-feira): REDES SOCIAIS ON-LINE Abertura Celia Ribeiro Zaher - Coordenadora de Ensino e Pesquisa, C&T da Informação, IBICT Umberto Trigueiros - Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ICICT/FIO-CRUZ, Inesita Soares de Araújo,Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, FIO-CRUZ Palestrantes Caroline Haythornthwaite - University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA Gilda Olinto, IBICT Coordenadora de Mesa - Paula Maria Abrantes Cotta de Mello , Coordenadora do SIBI (Sistema de Bibliotecas e Informação)/UFRJ 02 de julho de 2009 (quinta-feira) : APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO E REDES SOCIAIS Jaqueline Leta, UFRJ Coordenador de Mesa - Aldo de Albuquerque Barreto, IBICT 07 de julho de 2009 (terça-feira): EMPREENDEDORISMO E REDES SOCIAIS João Aprigio Guerra de Almeida, Instituto Fernandes Figueira, FIO-CRUZ Coordenadora de Mesa - Ludmila Cavalcante, UFRJ 9 de julho de 2009 (quinta-feira): REDES SOCIAIS E ANÁLISE DE REDES SOCIAIS Regina Maria Marteleto, IBICT - ICICT/FIO-CRUZ Coordenador de Mesa - Nilton Bahlis dos Santos, FIO-CRUZ

4 Empreendedorismo sob a ótica de Rede
Explores the structures that are of importance in considering entrepreneurial opportunities and successes Why networks? Views of the isolated innovator and entrepreneur ignore the relationship of the individual to their embedding environment A social network view -- of actors, relations and network structures -- emphasizes How success depends on connections to others How interventions then have impacts on network structures Explora as estruturas que são importantes para as oportunidades e o sucesso empresarial Por que redes? Visões sobre o empreendedor isolado ignoram a relação do indivíduo com o seu ambiente Uma Perspectiva de rede – de atores relações e estruturas de rede – enfatiza: O quanto o sucesso depende das conexões com os outros Como as intervenções têm impactos nas estruturas de rede

5 Definindo empreendedorismo
Entrepreneurs Become aware of opportunities others do not Act on these opportunities Capitalize on them Commercial opportunities Financial and reputational benefit Social opportunities Provide benefit in improved living, work or other social conditions Benefits may be gained by the Individual, Organization, Community Concentrate today on the entrepreneurial position which could be occupied by an individual, group, organization, etc. Empreendedores Identificam oportunidades Agem diante das oportunidades Capitalizam as oportunidades Oportunidades comerciais Benefícios financeiros e relativos a reputação Oportunidades sociais Provêm benefícios para condições de vida, trabalho ou de outro tipo Ganham com os benefícios Indivíduos, organizações e a comunidade Atualmente concentração na posição de empreendedor Que pode ser ocupada por um indivíduo, um grupo, uma organização, etc.

6 Perspectiva de rede Entrepreneurial success is predicated on the position of the actor in a network optimized for entrepreneurial practices Need access to Information about entrepreneurial opportunities Structures that optimize timely access to trusted information Structures with the financial, human and social capital to take advantage of opportunities Network features that inform the discussion include Actor role and positions Relations and ties Network structures Sucesso empresarial é predeterminado pela posição do ator na rede a qual é otimizada pelas práticas empresariais Necessidade de acesso a Informação sobre as oportunidades empresariais Estruturas que otimizam o acesso (em tempo) a informação confiável Estruturas com capital financeiro, humano e social para tirar vantagem das oportunidades Características de rede que são importantes para a discussão incluem Papéis e posições dos atores Relações e laços Estruturas de rede NETWORK PERSPECTIVE

7 Redes Sociais Actors Relations Ties Networks Atores Relações Laços
SOCIAL NETWORKS Actors Nodes in the network Interact and maintain relations with each other Relations Lines in the network Connect actors in specific kinds of interaction Ties Lines between actors Ties exist between actors who are connected by one or more relations Networks Whole configuration of ties and actors Atores Nós nas redes Interagem e mantêm relações Relações Ligações (linhas) nas redes Conectam atores em tipos específicos de interação Laços Linhas entre atores Laços existem entre atores que estão conectados por uma ou mais relações Redes Configuração geral de laços e atores

8 Redes Sociais Relations Ties Networks Relações Laços Redes
SOCIAL NETWORKS Relations Simple and complex Instrumental and emotional Ties Weak and Strong Close and far Offline and online Networks Sparse, fragile, temporary, dependent on critical nodes Robust, solid, enduring, based on many nodes, sustaining “social capital” Co-located and distributed Relações Simples e complexas Instrumentais e sentimentais Laços Fracos e Fortes Perto e longe Offline e online Redes Esparsas, frágeis, temporárias, dependendo de nós críticos Robustas, sólidas, duráveis, baseadas em muitos nós, sustentando o “capital social” Co-localizadas e distribuídas

9 Redes empresariais Social network structures reveal opportunities for
Competitive advantage Strategic initiative Social intervention Social networks show connections and disconnections between people, resources, information Providing a connected view of how business, social organizations, and communities function Highlight the structural opportunities for commercial or social intervention Redes sociais revelam oportunidades para Vantagem competitiva Iniciativa estratégica Intervenção social Redes sociais mostram conexões e desconexões entre pessoas, recursos, informação Fornecendo uma visão conectada sobre como os negócios, organizações sociais e comunidades funcionam Destacam as oportunidades estruturais para a intervenção comercial e social ENTREPRENEURIAL NETWORKS

10 Estruturas de rede e comportamento empresarial
How do social network structures affect opportunities to hear about, capitalize on, and promote the adoption of innovative practices? Connectedness Not the isolated inventor, innovator, entrepreneur But a networked individual, situated in a network rich in entrepreneurial resources (Ron Burt) Como as estruturas das redes sociais afetam o modo como as oportunidades são vistas, capitalizadas e levam à adoção de práticas inovadoras? Conectividade Não o inventor, o inovador, o empreendedor isolado Mas o indivíduo inserido numa rede rica em recursos empresariais (Ron Burt) NETWORKS STRUCTURES AND ENTREPRENEURIAL BEHAVIOR

11 Acesso, Timing, and Referências (Burt)
Access to others’ knowledge and opinions Filtering and consolidation of information Opinion on the likelihood of success of an opportunity Names of people to bring in on an opportunity Help in problem-solving Timing Advance information about an opportunity Referrals Of you to others, of others to you Shared History Shortened time to (re)form teams (‘intensional networks’, Nardi, Whittaker & Schwartz, 2000) Acesso ao conhecimento e às opiniões dos outros Filtrando e consolidando a informação Opiniões sobre as perspectivas de sucesso de uma oportunidade Nomes de pessoas para considerar numa oportunidade Obtendo ajuda na solução de problemas Timing Antecipar informação sobre uma oportunidade Referências De você para outros ou de outros para você Histórias comuns Tempo reduzido para (re)formar grupos (‘redes intencionais’, Nardi, Whittaker & Schawartz, 2000) ACCESS, TIMING, AND REFERRALS

12 Relações e laços Instrumental relations Social support relations
Information Financial capital Social support relations Helps to sustain the effort while dealing with the stress of risk-taking Multiple exchanges between people increase Knowledge of others interests and talents Attention and commitment to the relationship (stronger tie) Frequency of contact, and thus timeliness of information Relações instrumentais Informação Capital financeiro Relações de apoio social Ajudam a sustentar o esforço em ocasiões de stress e de risco Múltiplas trocas entre pessoas aumentam Conhecimento dos interesses e talentos dos outros Atenção e compromisso com a relação (laços mais fortes) Frequência de contato e garantia da informação no tempo certo RELATIONS AND TIES

13 Fontes de informação a partir da rede
Business networks Suppliers, customers, competitors, distributors Professional networks Associations, organizations Educational institutions Business or Charity board memberships Personal Friends, family, colleagues Redes de negócios Fornecedores, clientes, competidores, distribuidores Redes profissionais Associações, organizações Instituições educacionais Comissões (negócios, beneficentes) Pessoais Amigos, família, colegas NETWORK SOURCES OF INFORMATION

14 Fluxo de recursos Research on social networks, communication, and information show how resource flow is: Facilitated when People are more similar Organizational or cultural practices and vocabularies are well established Inhibited when Reward structures give benefit to those who hoard resources, with strong ownership of resources Organizational constraints limit the time to explore new ideas Wide distribution - geographically, culturally, organizationally, or in the knowledge base Pesquisa sobre redes sociais, sobre comunicação e informação mostram que o fluxo de recursos É facilitado quando As pessoas são mais parecidas As práticas organizacionais e culturais, assim como os vocabulários estão bem estabelecidos É inibido quando Estruturas de recompensa dão vantagens àqueles que estocam e não compartilham recursos Restrições organizacionais limitam o tempo de explorar novas idéias Ampla distribuição – geográfica, cultural, organizacional e da base de conhecimento RESOURCE FLOW

15 Agindo diante das oportunidades
Awareness of an opportunity First stage in adoption of innovations (Rogers) Readiness at personal, organizational, community levels Attitudes to innovativeness, change, risk Education levels Capacity to recognize and ‘absorb’ new opportunities (Cohen & Levinthal) Slack resources such as time, people, money Identificação de uma oportunidade Fase inicial na adoção de inovações (Rogers) Prontidão para agir no nível pessoal, organizacional e comunitário Atitudes favoráveis à inovação, mudança e risco Níveis educacionais Capacidade de reconhecer e ‘absorver” novas oportunidades (Cohen & Levinthal) Poucos recursos, como tempo, pessoas, dinheiro ACTING ON OPPORTUNITIES

16 Diffusion and Adoption of Innovations Difusão e adoção de inovações
Personal adoption patterns Padrões pessoais de adoção

17 Difusão e adoção de inovações
Work by Everett Rogers Original work on agriculture (seed corn), later on birth control in India, later on adoption of technologies Studies from the 1950s to 1990s by Rogers Latest edition of Diffusion of Innovations in 1995 Definitions “An innovation is an idea, practice, or object that is perceived as new by an individual or other unit of adoption.” (Rogers, 1983, p. 11) “Diffusion is the process by which (1) an innovation (2) is communicated through certain channels (3) over time (4) among members of a social system.” (p. 10) Trabalho de Everett Rogers Estudos sobre inovações na agricultura, controle de natalidade, adoção de tecnologia Estudos entre 1950 e 1990 Última edição de Difusão de Inovações em 1995 Definições “Uma inovação é uma idéia, prática ou objeto que é percebido como novo por um indivíduo ou outra unidade de adoção” (Rogers, 1983, p. 11) “Difusão é o processo através do qual (1) uma inovação (2) é comunicada através de certos canais (3) ao longo do tempo (4) entre membros de um sistema social” (p.10) DIFFUSION AND ADOPTION OF INNOVATIONS

18 Estágios da Difusão Knowledge Persuasion Decision to Adopt
Awareness of the innovation Persuasion Information gathering and assessment Decision to Adopt Implementation Starting to work with the innovation Confirmation Verification that the innovation does what it was supposed to do Conhecimento Consciência da inovação Persuasão Juntando e avaliando informação Decisão sobre adoção Implementação Começando a trabalhar com a inovação Confirmação Verificação se a inovação está fazendo o que você espera que faça STAGES OF DIFFUSION.

19 Difusão é um fenômeno de rede social
Information about the innovation Is received, assessed and verified through interpersonal channels Who you know affects What innovations you will hear about, attitudes toward their adoption, pressure to conform to group norms regarding adoption Innovators are not isolated They are embedded in networks that can promote and disseminate their ideas Early adopters Higher socio-economic status, more connected to others Informação sobre inovação é recebida, acessada e verificada através de canais interpessoais Quem você conhece afeta Sobre que inovação você vai saber, sobre atitudes tomadas na adoção, sobre as pressões para se adaptar a normas do grupo relativas à adoção Inovadores não estão isolados Eles estão inseridos em redes que podem promover e disseminar as suas idéias Os que adotam cedo a inovação Status socio-econômico mais alto, mais conectados DIFFUSION IS A SOCIAL NETWORK PHENOMENON

20 Estágio do conhecimento
Exposure to the innovation Awareness through mass media, friends, colleagues, observation Exposure depends on What you are exposed to Who you interact with Network Mass media is important in the knowledge stage Note: Knowledge obtained through mass media is too late for an entrepreneur Exposição à inovação Tomando consciência através da mídia, de amigos, colegas, observação Exposição depende dos seguintes aspectos A quê você se expõe Com quem você interage Redes Mídia é importante no estágio de aquisição de conhecimento Nota: conhecimento a partir da mídia é sempre muito tarde para um empreendedor Knowledge Stage

21 Estágio da persuasão Assessment of the idea of the innovation as you become persuaded to adopt Perceived characteristics of the innovation are important Complexity of the innovation Relative advantage over current ways of doing things Visibility and observability of the potential result Compatibility with previous ways of doing things Network Communication from close friends, trusted sources, and opinion leaders is important at this stage Avaliação da inovação à medida que você se convence a adotar Características percebidas da inovação são importantes para este estágio Complexidade da inovação Vantagens relativas em relação aos procedimentos correntes Resultados potenciais visíveis e observáveis Compatibilidade com procedimentos anteriores Redes Comunicação vinda de amigos íntimos, fontes confiáveis e líderes de opinião é importante neste estágio Persuasion Stage

22 Estágio da decisão Making the choice to accept may include
Financial commitment Implementation burden E.g., in changing computer systems Affected by ability to use in a trial format Try a free sample, use for a short time, or adopt one part at a time before fully adopting Decidir aceitar pode incluir Compromissos financeiros Fardos de implementação Ex: mudar o sistema computacional Que serão afetados pela habilidade no uso em um formato ainda experimental Amostras grátis, uso por período de teste, adoção de inovação por partes DECISION STAGE

23 Estágio da implementação
Installation and use of the innovation Can entail re-invention, i.e., adjustment of work processes or even in the way the innovation itself is used Differences between intended and actual use appear Unanticipated consequences appear, immediate or delayed, small or large scale, e.g., Suburban neighborhoods arising from the adoption of cars Cultural changes in attitudes Wireless world, always on Instalação e uso da inovação Pode levar a re-invenção, i.e, ajuste dos processos de trabalho ou no modo como a inovação é usada Diferença entre uso intencionado e uso real aparece Consequências não antecipadas aparecem em pequena ou grande escala, por ex: Bairros afastados surgindo com a adoção de carros Mudanças e atitudes culturais Mundo sem fios, todos sempre ligados IMPLEMENTATION STAGE

24 Estágio da confirmação
Decision to continue (or discontinue) use of the innovation after adoption and implementation Affected by visibility and observability of results Decision to keep using the innovation leads to its routinization Disappearance of the innovation as an innovation, fading into the background as the normal way of operating Decisão de continuar (ou descontinuar) o uso da inovação depois da adoção e implementação Afetada pela visibilidade e observação dos resultados Decisão de continuar usando a inovação leva à sua rotinização Desaparecimento da inovação como tal e passando a ser um modo normal de operar CONFIRMATION STAGE

25 Estruturas de rede para o Empreendedorismo
NETWORK STRUCTURES FOR ENTREPRENEURSHIP

26 O mundo *nao* é plano Distinct cliques of people can be found working on the same problems in the same way Resources can remain embedded in closed networks Vast social distances and obstacles can inhibit resource sharing Lack of preparation can prevent recognition of new opportunities Cliques diferentes de pessoas trabalhando no mesmo problema da mesma maneira Recursos podem permanecer enterrados em redes fechadas Vastas distâncias sociais e obstáculos podem inibir o compartilhamento de recursos Falta de preparo pode atrapalhar o reconhecimento de novas oportunidades THE WORLD IS *NOT* FLAT

27 O mundo é embolotado porque
Competitive reasons for secrecy Geographical reasons for isolation Cognitive limits to how much we can comprehend Disciplinary traditions separate spheres of knowledge Community, traditional, and reasons for separations of people by age, gender, income, occupation, heritage, type of work, etc. Razões competitivas para o segredo Razões geográficas para o isolamento Limites cognitivos para o que pode ser compreendido Tradições disciplinares separam esferas do conhecimento Razões ligadas às características da comunidade, à tradição, etc, para a separação de pessoas por idade, gênero, renda, ocupação, tipo de trabalho, etc. THE WORLD IS LUMPY BECAUSE…

28 Padrões existentes de conectividade e atenção
Family, friends, work, hobbies Organizations are connected by Common supplier, industry, location, asset use, customers Common organizational board members Supply chains connect Grower to manufacturer to customer Elementary schools to High school to University undergraduate and graduate programs Attention is focused on similar sets of organizations Família, amigos, trabalho, hobbies Organizações são conectadas por Fornecedor comum, indústria, localização, uso de ativos, fregueses Membros de comissões comuns A redes de fornecimento conectam O Produtor ao fabricante ao consumidor A escola elementar ao ensino médio à universidade; programas de graduação a de pós-graduação Atenção dada a conjuntos de organizações similares EXISITING PATTERNS OF CONNECTIVITY AND ATTENTION

29 Estrutura social da competição
“a maneira como estruturas sociais tornam a competição imperfeita criando oportunidades empresariais para alguns jogadores e não para outros” (Burt, 1992, p. 57) A seguir consideramos idéias de Ron Burt sobre como a competição e as oportunidades empreseriais se prendem a aspectos de rede. E também o seu conceito de “buracos estruturais” “the way in which social structures render competition imperfect by creating entrepreneurial opportunities for certain players and not for others” (Burt, 1992, p. 57) We turn now to Ron Burt’s work describing network aspects of competition and entrepreneurial opportunity and the all important idea of ‘structural holes’ SOCIAL STRUCTURE OF COMPETITION

30 Uma rede rica em benefícios informacionais
“A player with a network rich in information benefits has (1) contacts established in places where useful bits of information are likely to air, (2) providing a reliable flow of information to and from those places” (Burt, 1992, p. 63) (1) Increase size of network, but what matters is the number of non-redundant ties in the network (2) Knowing not what to trust, but who to trust Who has legitimate information Who can be trusted to reciprocate Who can be trusted with our time and energy “Um jogador com uma rede rica em benefícios informacionais tem (1) contatos estabelecidos em lugares onde informações úteis tendem a surgir, (2) contatos esses que provêem um fluxo confiável de informação de e para esses lugares” (Burt, 1992, p. 63) (1) Aumenta o tamanho da rede mas o que importa é o número de laços não-redundantes na rede (2) Conhecendo não o que confiar mas em quem confiar Quem tem informação legítima Quem terá comportamento de reciprocidade Em quem confiar para investir o nosso tempo e energia A NETWORK RICH IN INFORMATION BENEFITS

31 Benefícios de informação
Opportunities Awareness of new information Advance notification of strategic information Information filtered for your interests, from people you trust People Knowledge about who is suitable to be brought into an opportunity Recommendations of others, from those you trust Recommendation of you to new people, new opportunities Oportunidades Consciência da nova informação Notificação sobre informação estratégica Informação filtrada e ajustada aos seus interesses e vindo de pessoas em quem você confia Pessoas Conhecimento sobre quem deve ser chamado para a oportunidade Recomendações de outros em quem você confia Recomendações de você para novas pessoas, novas oportunidades INFORMATION BENEFITS

32 Buracos estruturais Separação entre contatos não-redundandes
Não redundância Falta de conexão entre os seus contatos Falta de contatos indiretos, ex, dos seus contatos com um outro conjunto de pessoas The separation between non-redundant contacts Non-redundancy of contacts Lack of direct connection between your contacts Lack of indirect connection, e.g., from your contacts to another common set of people STRUCTURAL HOLES Non-Redundant Redundant

33 Clusters Strong ties Laços fortes
Probability of information being transmitted to you increases with the strength of the tie Strength increases with similarity, frequency of contact, emotional closeness Probability of receiving network benefits from a cluster has two components Probability that a contact will transmit information to you Probability that information will be transmitted to the contact (Burt, 1992, p. 72) Laços fortes Probabilidade de uma informação ser transferida a você aumenta com a força do contato Força aumenta com a similaridade, a frequência e a proximidade emocional do contato A probabilidade de receber benefícios de rede de um cluster tem dois componentes A probabilidade de que o contato transmita informação para você A probabilidade de que a informação seja transmitida para o contato (Burt, 1992, p. 72) CLUSTERS

34 Buracos estruturais Weak ties What is important Laços fracos
Have access to different information than available in our cluster What is important Is the structural hole that is bridged, not the strength of the tie Laços fracos Têm acesso a informação que é diferente daquela disponível no seu cluster O que é importante aqui O buraco que é preenchido com uma ponte, não a força dos laços STRUCTURAL HOLES

35 Tertius Gaudens: O terceiro que leva vantagem
Strategic placement between unconnected others Mediating between (1) similar interests or (2) conflicting demands Control Managing tension Controlling information flow Managing competing interests Roles Entrepreneur Intermediators Arbitrators, Negotiators Colocação estratégica entre desconectados Mediando entre (1) interesses semelhantes ou (2) demandas conflitantes Controle Administrando da tensão Controlando fluxo da informação Administrando interesses competitivos Papeis Empreendedor Intermediador Árbitros, Negociadores TERTIUS GAUDENS: THE THIRD WHO BENEFITS

36 Posição de Tercius e informação
“Information is the substance” of the tertius role Control of the amount, timing and accuracy of information flow to the two clusters is brokered through the tertius position Advantage comes from the action of control, but also the identification of the opportunity for intervention Larger network can put you in touch with positions where such advantage may be implemented Motivation Managing tension is “not to everyone’s taste” “Informaçao é a substância” do papel de tercius Controle do quanto de tempo e precisão da informação flui entre dois clusters é brokered através da posição de tercius Vantagens vêm da ação de controle, mas também da identificação da oportunidade de intervenção Rede maior pode colocar você em contato com posições em que tal vantagem pode ser implementada Motivação Administrar tensão “não é para o gosto que qualquer um” TERTIUS POSITION AND INFORMATION

37 Resumo sobre buracos estruturais
Networks are structured in ways that provide opportunities for entrepreneurial behavior. Features include Having a network rich in information benefits Bridging across unconnected others Entrepreneurs occupying an intermediary position, but also must also act on the opportunity the position brings Individuals are likely to have built up an entrepreneurial network over their life or work histories Entrepreneurial opportunities can be built Redes são estruturadas de um modo que podem prover oportunidades para o comportamento empreendedor. Características incluem Participar de rede rica em benefícios informacionais Fazer a ponte entre desconectados Ocupando uma posição intermediária mas também agindo nesta posição Indivíduos tendem a construir uma rede de empreendedorismo ao longo da sua história de trabalho Oportunidades de empreendimentos podem ser construídas SUMMARY OF STRUCTURAL HOLES

38 Entrepreneurial Teacher Leaders Professores líderes empreendedores

39 Pesquisa sobre liderança empreendedora: Professores de ciência
Work is in planning stage, with first round of data collection in Fall 2009 Program provide new techniques and content for science education Summer 2009: 16 Physics and 16 Chemistry teachers Separate courses in each area, plus discussion of what makes an entrepreneurial leader Follow-up Educational evaluation and social network data collections Project will continue for three years Trabalho ainda em planejamento, com primeira fase de coleta de dados prevista para o segundo semestre de 2009 O programa provê novas técnicas e conteúdo para educação em ciência 16 professores de física e 16 professores de química Cursos separados em cada área, mais discussão sobre como se forma um líder empreendedor Follow-up Avaliação educacional e coleta de dados sobre rede social O estudo vai durar três anos Research on entrepreneurial leadership: Science Teachers

40 Explorando as redes de professores
What positions in the network do teachers occupy before, soon after, and long after they take the summer course? How do we encourage the development of entrepreneurial leadership in these teachers? What structures facilitate and/or inhibit these practice? What actor attributes, and what network configurations, support good entrepreneurial leadership outcomes? What relations comprise an entrepreneurial exchange for science education? How are leaders, supporters and adopters tied in a network? Que posições na rede são ocupadas pelos professores antes, logo após e muito depois que fazem o curso? Como encorajar o desenvolvimento de liderança empreendedora nos professores? Que estruturas facilitam e/ou inibem essa práticas? Que atributos dos atores e que configuração de rede dão suporte a bons resultados de liderança de empreendedores? Que relações estão envolvidas numa troca empreendedora para educação em ciência? Como os líderes, pessoal de apoio e os que adotam inovação são ligados numa rede? Exploring teacher networks

41 Pesquisa sobre redes de professores
Questionnaire explores how information about science and science teaching flows to and from teachers Plus more in-depth interviews with participants in the summer programs Ask each teacher to consider the 5 to 8 people they communicate with most often about their area of science and science teaching Considering these people (1) Please name the 5 people you learn from most frequently about who do you learn from about science and science teaching (2) … those you believe learn from you about science and science teaching Describing briefly what is learned Questionário explora como a informação sobre ciência e ensino de ciência flui de e para professores Além de entrevistas in-depth com participantes dos programas de verão Peça a cada professor para considerar 5 ou 8 pessoas com quem se comunicam mais frequentemente sobre a sua área de “ensino de ciência”. Considerando essas pessoais (1) Dê o nome de 5 pessoas com quem você aprende com mais frequência, com quem aprende sobre ciência e ensino de ciência (2) ...aqueles que você acha que aprendem de você sobre ciência e ensino da ciência Descrevendo rapidamente o que aprendemos Research on teacher networks

42 Expectations Acompanhando o desenvolvimento da rede ao longo do tempo
Tracking network development over time Qualitative exploration of the types of relations that support network development Design recommendations for online networking Examine how entrepreneurial behavior and leadership behaviors overlap Acompanhando o desenvolvimento da rede ao longo do tempo Trabalho exploratório, qualitativo sobre os tipos de relações que dão apoio ao desenvolvimento da rede Recomendações sobre o design de redes online Estudar como o comportamento empresarial e o comportamento de liderança se relacionam Expectations

43 Resumo: Redes de empreendimentos
Entrepreneurial success is Based in networks, not just individual attributes A process, not just a result The world is not flat, but neither is it immutable Entrepreneurial opportunities can be built as well as found Important factors are Non-redundant contacts in places where information is available Bridges that span structural holes Conditions for successful entrepreneurship are built over time, and likely over an entrepreneur's career or lifespan Sucesso de empreendimentos é: Baseado em atributos de redes, não apenas atributos individuais Um processo,não só um resultado O mundo não é plano, mas também não é imutável Oportunidades de empreendimentos podem ser construídas ou achadas Fatores importantes são: Lugares de contato não redundantes Pontes Condições para um empreendedorismo bem sucedido são construídas ao longo do tempo, e ao longo da carreira durante a sua vida SUMMARY: ENTREPRENEURIAL NETWORKS

44 References Burt, R. (1992). The social structure of competition. In N. Nohria & R. G. Eccles (Eds.), Networks and Organizations: Structure, Form and Action (pp ). Boston, MA: Harvard Business School Press. Hoang, H. & Antoncic, B. (2002). Network-based research in entrepreneurship: A critical review. Journal of Business Venturing, 18, Hoppe, B. & Reinelt, C. (draft Jan. 19, 2009). Social network analysis and the evaluation of leadership networks. Draft submitted to Leadership Quarterly. Retrieved May 21, 2009 from Nardi, B. A., Whittaker, S. & Schwarz, H. (2000). It’s not what you know, it’s who you know: Work in the information age. First Monday, 5(5). Available online at: firstmonday. dk/issues/issue5_5/nardi/ Re teacher networks, see Parsad, B., Frechtling, J., May, D. & Shapiro, N. (2007). Networking Among VIP K–16 Participants. Paper prepared for the MSP Evaluation Summit II, October 4–5, 2006, Minneapolis, MN. Haythornthwaite, C. (2009). Entrepreneurial Leadership and Networks in Education, Working Paper, University of Illinois at Urbana Champaign. <online in the UIUC ‘IDEALS’ institutional repository>


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