A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: HEBERTH MELO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: HEBERTH MELO"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: HEBERTH MELO
Literatura – Romantismo Brasileiro

2 - Início do romantismo na europa:
Alemanha - Goethe = "werther" (1774) Schiller = "Salteadores" (1781) Inglaterra - Walter Scott = "Ivanhoé“ - Lorde Byron = poeta ultra romântico (exagero romântico, a busca da morte, o suicídio).

3 - O romantismo! Está decidido, Charlotte, desejo morrer.(...) Quando leres esta carta, minha querida, a terra fria já estará cobrindo os restos rígidos deste infeliz, deste homem desassossegado que nos seus últimos momentos de vida não conhece doçura maior do que falar contigo."

4 - O romantismo europeu:
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é uma obra-prima da literatura mundial, marco inicial do romantismo e uma das primeiras obras de Johann Wolfgang von Goethe.

5 - Johann Wolfgang von Goethe

6 - Os salteadores( 1782 ) - Johann Christoph Friedrich von Schiller
Karl Moor, o herói-bandido-nobre, que tira dos ricos para dar aos pobres, é a encarnação do herói romântico. Em tudo é o oposto da existência restrita, acanhada e apertada do burguês e do cortesão. Livre, vigoroso, vive nas florestas da Boêmia, em estreita ligação com a natureza, expressão completa dos ideais rousseaunianos, é a projeção de todos os sonhos de liberdade schillerianos, inclusive os de liberdade política.

7 A viagem da família real

8 - A fuga! Em 19 de novembro, o general francês Junot penetrou com suas tropas em Portugal, avançando rapidamente para o sul, em direção a Lisboa. Três dias antes, uma frota britânica ancorava no Rio Tejo, colocando-se à disposição do príncipe D. João para trasladá-lo ao Brasil.

9 - Atropelos e erros! O que se seguiu foi um grotesco quadro de atropelo, confusão e desespero, agravado pelas notícias da célere aproximação dos franceses. Ao todo, mais de pessoas apinharam-se a bordo de 16 navios de guerra e 20 de transporte – todos portugueses. A frota britânica do almirante Sidney Smith dava-lhes cobertura.

10 - A viagem enfim! Foram embarcados os arquivos dos ministérios, móveis e pratarias, bem como uma enorme soma de dinheiro, equivalente à metade das moedas que circulavam em Portugal. Parte da guarnição militar de Lisboa também foi para bordo com seu armamento. Em suma: O ESTADO METROPOLITANO PORTUGUÊS TRANSFERIU-SE PARA SUA COLÔNIA BRASILEIRA! Essa completa subversão das regras do pacto colonial traria enormes benefícios para o Brasil.

11 - Fuga as pressas!

12 - D. João e Carlota:

13 Contexto Histórico Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.
Fundação da biblioteca nacional. Fundação da gráfica nacional. Fundação da tipografia régia. Fundação do Banco do Brasil. Fundação do jardim botânico. Abertura dos Portos as nações amigas.

14 - A chegada:

15 - Primeira sede:

16 - Nossa primeira biblioteca:

17 - Biblioteca nacional:

18 - Tipografia régia:

19 - Banco do Brasil:

20 - Jardim botânico do Rio de Janeiro:

21 - O jardim de D. João:

22 Dom João VI – O Gordo.

23 Proclamação da Independência do Brasil

24 - Independência ou morte!
A Independência do Brasil, ocorrida formalmente a 7 de setembro de 1822, marca a definitiva autonomia política e administrativa do Brasil em relação a Portugal.

25 - Hino da independência:
Já podeis, da Pátria filhos, Ver contente a mãe gentil; Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil. (Refrão) Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

26 - Dom Pedro I:

27 - Dom Pedro I – O Gozador. Carlota – A devassa.

28 Dom Pedro foi obrigado a criar o herói nacional e fundar escolas.

29 Revolução Francesa Revolução Burguesa Burguesia Romântica

30 - A revolução! Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França.

31 - Luís XVI e Maria Antonieta:

32 - A bastilha – França:

33 - Continuação: A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais na França e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"

34 - Da burguesia para os burgueses!
O Romantismo, que dominou durante a primeira metade do século XIX, é a arte "da burguesia, pela burguesia e para a burguesia", por isso tem relações com a Revolução Francesa e ao Liberalismo.

35 Suspiros poéticos de saudades – Gonçalves de Magalhães de 1836
Suspiros poéticos de saudades – Gonçalves de Magalhães de Revista Niterói – Paris / França.

36 - A maçã – Raul Seixas. Se esse amor ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor, vai se gastar Se eu te amo e tu me amas E um amor a dois profana O amor de todos os mortais Porque quem gosta de maçã Irá gostar de todas Porque todas são iguais Se eu te amo e tu me amas E outro vem quando tu chamas Como poderei te condenar Infinita tua beleza Como podes ficar presa Que nem santa no altar Quando eu te escolhi para morar junto de mim Eu quis ser tua alma, ter seu corpo, tudo enfim

37 - O amor proibido!

38 - Conclusão: Mas compreendi que além de dois existem mais
O amor só dura em liberdade O ciúme é só vaidade Sofro mas eu vou te libertar O que é que eu quero se eu te privo Do que eu mais venero Que é a beleza de deitar

39 - Maçã e amor!

40 Características: Subjetividade / Culto do Eu / Egoísmo / Egocentrismo / Individualismo / Pessoalidade / Possessividade. O romântico é o centro de todas as emoções.

41 - O eu vitorioso: A ideologia burguesa centra-se nas liberdades (expressão, iniciativa, concorrência) do novo homem e nas infinitas chances de auto-realização do indivíduo. O Romantismo, reflexo da nascente ordem social, centra-se na glorificação do particular, do singular, do íntimo, daquilo que diferencia uma pessoa de outra. O individualismo e o subjetivismo parecem ser faces distintas da mesma moeda, no caso o eu.

42 - Somente “eu”.

43 - Subjetividade: Já é tempo do meu coração não se comover porque aos outros já deixei de emocionar mas embora eu não possa ser amado que possa pelo menos amar.

44 - Meu bem querer: Meu bem querer É segredo, é sagrado
Está sacramentado Em meu coração Tem um que de pecado Acariciado pela emoção Meu bem querer, meu encanto To sofrendo tanto Amor E o que é o sofrer Para mim que estou Jurado pra morrer de amor

45 - A mulher é perfeita!

46 - Uma linda mulher! Linda, só você me fascina Te desejo muito além do prazer Vista meu futuro em teu corpo E me ama como eu amo você Vem fazer diferente O que mais ninguém faz Faz parte de mim Me inventa outra vez Vem conquistar meu mundo Dividir o que é seu Mil beijos de amor Em muitos lençóis Só eu e você Linda, conte a mim teu segredo Pro meu sonho diga quem é você Livre, nunca mais tenha medo Pois quem ama tudo pode vencer

47 - A mulher romântica: - A mulher no romantismo é exaltada, idealizada, colocada em um altar. A mulher romântica é perfeita e por isso chamada de: Linda, princesa, rainha, virgem, musa, anjo, donzela, meiga, santa, perfeita, bela, pura, senhora, deusa... Tudo para elevar a mulher ao estado de perfeição.

48 Mulher idealizada

49 - Mulher perfeição! Se de repente, bem que de repente você chegasse assim de surpresa, e viesse, me dissesse sem fazer suspense, aquilo que eu quero ouvir. Será que é sonhar ou pedir muito a vida, ter você é mais que uma história perdida, amor você é pra mim. Minha princesa, Rara beleza, Coisa mais bela, Meu doce real prazer.

50 - A mulher perfeita de hoje!

51 - Sentimentalismo: Os sentimentos tornam-se mais importantes do que a racionalidade. A existência só adquire sentido, se guiada e desenvolvida sob o seu domínio. Eles são sob medida da interioridade de cada pessoa, medida de todas as coisas. Negar-se à expressão sentimental significa ser insensível e estúpido.

52 - Exemplo: Como a sua imagem me persegue! Ela toma conta de toda a minha alma, quer esteja desperto, quer sonhando. Aqui, quando fecho os olhos, aqui, atrás de minha fronte, onde se concentra a visão interior, encontram-se os seus olhos negros. Exatamente nesse lugar! Não sei como exprimir-te isso melhor. Quando fecho os meus olhos, os dela estão lá; descansam diante de mim, como um mar, como um abismo, preenchendo todo o meu sentir.

53

54 - Fugacidade: A inconformidade do artista romântico com o "mundo cruel" leva-o a uma série de procedimentos de fuga. Já que a sociedade não quer escutá-lo ou não sabe compreendê-lo, já que ele está perdido numa realidade incômoda e brutal, já que sua sensibilidade não possui força para mudar o destino, resta-lhe apenas a tentativa de escapar.

55 - Imaginação e sonho!

56 - Álvares e o sonho! Vinte anos! derramei-os gota a gota Num abismo de dor e esquecimento... De fogosas visões nutri meu peito... Vinte anos!... não vivi um só momento!(...) Eu sonhei tanto amor, tantas venturas, Tantas noites de febre e d'esperança. Mas hoje o coração desbota, esfria, e do peito no túmulo descansa!

57 - Puro e irreal!

58 Evasão da Vida!

59 - Liberdade da forma - Religiosidade

60 - Uso das Figuras de Linguagem:
- Metáfora - Comparação - Aliteração - Personificação dos seres vivos - Hipérbole

61 Gerações Românticas: 1ª Geração Romântica – Nacionalista / Indianista / Mística / Identidade nacional. 2ª Geração Romântica – Morte / Ultra- Romântica / Byroniana / Mal do século / Spleen. 3ª Geração Romântica – Condoreira / Hugoana / Pacto Social / Libertária / Erótica e Sensual / Transição.

62 Nacionalismo Romântico

63 Et ideal spleen – Oscar shuwabe (1856)

64 A era do Condor - Liberdade

65 1ª Geração Romântica: Representantes: Gonçalves Dias
Gonçalves de Magalhães

66 2ª Geração do Romântica:
Representantes Álvares de Azevêdo Casimiro de Abreu Fagundes Varela

67 3ª Geração do Romântica - Representantes: Castro Alves Sousândrade

68 A seguir: Prosa Romântica e seus representantes Assistam as Charges!!!
Obrigado!!! Beijos!!! e Aplausos !!!


Carregar ppt "Professor: HEBERTH MELO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google